Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Onde páram os milhões?

"O assunto raramente é discutido, mas o facto é que a temporada de 2018/19 marca o início da vigência dos novos contratos televisivos. De um bolo global que não atingia os 100 milhões de euros, os emblemas da 1ª Liga dão um salto para perto dos 200 milhões de euros e têm a garantia de esse fluxo financeiro durar pelo menos uma década. Pela tabela vigente, um clube considerado pequeno passa de 2,2 milhões de euros anuais para 3,6 milhões pela cedência dos seus direitos televisivos no campeonato. Um aumento de dois terços num capítulo vital para o suporte orçamental, enquanto Sp. Braga e V. Guimarães, por exemplo, dobraram, grosso modo, os encaixes.
Tive o prazer de moderar, em representação de Record, um debate entre Pedro Proença e o seu homólogo espanhol, Javier Tebas. O líder de La Liga sublinhou a importância de assegurar uma maior competitividade no campeonato português como pilar para a valorização do produto televisivo. Todavia, o fenómeno da aproximação do Sp. Braga aos grandes criou um fosso preocupante. Só uma vez, em 22 campeonatos a 3 pontos por vitória, a diferença entre o 4.º e o 5.º tinha atingido a dezena de pontos. Em 2017/18, o Sp. Braga ficou 24 pontos acima do Rio Ave!
É impossível esquecer, ainda, que os quatro grandes só perderam pontos em casa, contra rivais de fora desse 'Big 4', à 32ª jornada, quando o Tondela triunfou na Luz. Pelas prestações de Benfica, FC Porto e Sp. Braga, contra V. Guimarães, Chaves e Nacional, o cenário não está para mudar tão cedo. Mas, então, onde foi parar a tal chuva de milhões do bodo aos pobres? Como me dizia um dirigente, "é simples, a maioria recebe mais 1,4 milhões e os grandes auferem mais... 20 milhões". E depois ainda há quem diga que a 1ª Liga é nivelada por baixo."

5 comentários:

  1. Os milhões têm servido para pagar dívidas antigas. Ainda falta muito para poderem ser usados para investimento.

    ResponderEliminar
  2. Daqui a cem anos ainda andamos a pagar dívidas antigas. O V Azevedo tem as costas largas. Serve de desculpa para tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também serves de desculpa aos anos para existirem cretinos no mundo e, no entanto, cá estás.

      V. Azevedo para além de investimentos na actualidade no Seixal e Oeiras.

      Eliminar
    2. Eu falei no geral. Todos os clubes usaram para pagar dívidas.

      O Benfica pelo menos desde o João Santos que andou sempre a gerir as dívidas. Todos os clubes contrairam dívidas à segurança social e fisco em determinado momento. Até em Espanha. Depois foram feitos uns contratos miseráveis de direitos de tv porque a maioria dos clubes estava com a corda no pescoço.

      O Benfica não tinha uma situação boa e ainda levou com um ladrão. Alguns já se esqueceram dos dias negros que vivemos enquanto benfiquistas. E também se esquecem do que foi investido em infraestruturas e para acabar com a hegemonia dos corruptos. Há quem tenha memória e acima de tudo defenda o clube e não os seus ódios de estimação.

      Eliminar
    3. Belíssimo comentário. Obrigado.


      Miguel

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!