Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Sabe quem é? Picado com alfinetes - Valadas

"Marcou três golos ao Sporting e fez do Benfica campeão; Esse famoso 'hat trick' só se deu por promessa falhada

1. Não sendo avançado-centro mas extremo-esquerdo, a sua história faz-se de 162 golos em 263 jogos oficiais - e de um ainda mais: foi dele o primeiro do Benfica em campeonatos nacionais. Marcou-o ao Vitória de Setúbal: havia seis minutos do jogo na primeira jornada da edição de 1934/35 (que ainda se chamava Campeonato da I Liga e o FC Porto venceu) - e só estava no Benfica porque o Sporting falara na promessa que lhe fizera.

2. Tendo nascido nas Minas de São Domingos a 15 de Fevereiro de 1912, começou a jogar futebol no Luso Sporting Clube de Beja. Aos 19 anos apareceu à aventura em Lisboa, a oferecer-se ao Sporting, o clube do seu coração. Bastou um treino para que Artur John, que Oliveira Duarte fora buscar ao Benfica (em versão pré-histórica do que Bruno de Carvalho haveria de fazer com Jorge Jesus) se encantasse com ele.

3. Para ficar como seu jogador, ao Sporting pedira um «emprego de futuro». Como tardaram a arranja-lho, arrumou a trouxa e, desencantado, apanhou a camioneta que  levou à terra. Por lá esteve largos meses sem jogar, sentiu saudades, foi matá-las para o Sport Lisboa e Beja.

4. Ribeiro dos Reis desafiou-o para o Benfica, acordou-se que lhe davam 750 escudos por mês «para melhor tratar da alimentação e da saúde» - e era o tempo em que a Casa Imperium servia, no seu restaurante «cheio de glamour», almoços completos a 15 escudos e jantares a 18.

5. Ao Benfica exigiu o que já exigira ao Sporting: «emprego de futuro». Arranjaram-no como funcionário do Governo Civil de Lisboa. O seu primeiro jogo oficial, com Vítor Gonçalves (o pai do Vasco Gonçalves do PREC) a treinador foi a 14 de Outubro de 1934, na abertura do Campeonato de Lisboa contra o Sporting. O Benfica venceu por 3-2 - não marcou nenhum golo, o primeiro golo ao Sporting marcou-o na segunda volta, depois de ter falhado grande penalidade e, por isso, perdeu o Benfica o jogo por 2-1 e o Campeonato de Lisboa para os sportinguistas.

6. Semana após semana refinou-se-lhe no campo a imagem que de si se vincou: alto e possante, com pé esquerdo notável e remate fortíssimo, capaz de arrancadas que deixavam adversários com desconcerto e adeptos em frenesins. Também jogava de coração doce: uma vez, vendo João Azevedo, o guarda-redes do Sporting, defender-lhe, de forma espantosa, um remate, bateu-lhe palmas - e logo correu a cumprimentá-lo num abraço.

7. Na tarde de 26 de Abril de 1936 o guarda-redes do Sporting poderia ter sido Dyson - mas não foi. Também poderia ter sido Jaguaré (o exótico brasileiro que espantava Lisboa por ir para a baliza de luvas nas mãos) - e não foi. Szabo apostou, com surpresa, no Azevedo - para um jogo que poderia fazer do Benfica campeão (ou não)...

8. Nesse jogo do título de 35/36, o Benfica ganhou por 3-1 - e, assim, graças do seu hat-trick ficou virtual campeão, para o Sporting foi o fim da esperança, irremediável.

9. Antes dos três golos ao Sporting passara por tarde tempestuosa em Coimbra - dele diria o Albino: «Era um calmeirão, mas tinha muito medo dos choques, encolhia-se todo, sobretudo ao apanhar os doutores da Académica, eu não, era um trinca-espinhas, mas ia-me a eles» - e ao ouvi-lo, ele retorquiu-lhe: «Pois, aquilo de jogar no Campo de Santa Cruz era sempre como se subíssemos ao inferno...»

10. Das «odisseias» em Coimbra mais revelou: «Quando íamos jogar a Santa Cruz, nem íamos à cabina. Saímos equipados do autocarro e, no intervalo, ficávamos no campo. A cabina ficava no alto das bancadas, a gente tinha de passar pelo meio dos tipos e o mínimo que nos faziam era espetarem-nos alfinetes». Dessa vez, em que o Benfica venceu por 6-2 - ele marcou quatro golos, foi o seu primeiro poker.

11. A propósito da Académica ainda contou: «Uma vez, nas Amoreiras, o Tibério foi-me aos pés, ficou magoado, durante tempo recebi cartas e postais de Coimbra, com ameaças: 'O teu acto será vingado' e coisas assim...» Isto foi já a caminho de levar o SLB ao terceiro título consecutivo no Campeonato da Liga - e, quando, em meados de 1944 se despediu tinha no palmarés 6 Campeonatos, 3 Taças, 1 Campeonato de Portugal, 1 Campeonato de Lisboa."

António Simões, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!