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terça-feira, 22 de maio de 2018

As lideranças e a ética

"O comportamento do líder e a forma como se relaciona com a sua equipa e com os "stakeholders" será seguramente replicado por todos e melhorará a imagem de marca de toda e qualquer organização.

Na direcção dos negócios, o papel das lideranças é essencial para a criação e consolidação dum ambiente societário onde impere a ética(1).
Como sabemos, há vários instrumentos legais e institucionais que visam prever e estatuir as relações laborais nas organizações empresariais.
Naturalmente, a existência do diálogo social através da existência do instrumento de negociação colectiva, conforme o previsto no artigo 2.º do Código do Trabalho(2), potencia o trabalho digno e boas condições de trabalho. Tal é, igualmente, promovido pelo regulamento interno de empresa(3), conforme o previsto no artigo 99.º do Código acima referido. Mais recentemente com a publicação da Lei n.º 73/2017, de 16 de Agosto(4), em que o legislador pretendeu reforçar o ordenamento jurídico no que à prevenção da prática de assédio diz respeito, a defesa intransigente dos direitos humanos ficou novamente plasmada na lei laboral.
No entanto, sabemos que independentemente da existência de normas jurídicas e de regras institucionais, a prevaricação e a proliferação no meio laboral de condutas impróprias advém por vezes da ausência de referências éticas e deontológicas por parte das lideranças.
Assim, numa empresa, o líder deverá ser, numa linha contínua no tempo e no espaço, um referente no que diz respeito ao respeito pelos direitos de personalidade e pelos princípios e valores que norteiam a vida da organização.
Mas, de um líder espera-se mais e essa expectativa germina em primeira instância nas características que imprime à respectiva conduta e na forma como gere, quer interna quer externamente, a aplicação das normas e dos costumes que fazem parte da identidade da organização que lidera.
O comportamento do líder e a forma como se relaciona com a sua equipa e com os "stakeholders" será seguramente replicado por todos e melhorará a imagem de marca de toda e qualquer organização.
Aquilo que se pede ao líder é que seja leal, justo, equitativo, urbano, use e abuse da probidade e seja ambicioso ao querer que a sua organização se torne aquela de que todos quererão fazer parte! 

(1)é·ti·ca. (latim ethica, -ae, do grego ethikê, feminino de ethikós, -ê, -ón, do grego éthos, -ous, costume, hábito) substantivo feminino. 1. [Filosofia] Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral.
2. Conjunto de regras de conduta de um indivíduo ou de um grupo. "ética", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
https://www.priberam.pt/dlpo/%C3%A9tica
(2)Artigo 2.º - Instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho:
1. Os instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho podem ser negociais ou não negociais.
2. Os instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho negociais são a convenção coletiva, o acordo de adesão e a decisão arbitral em processo de arbitragem voluntária.
(3)Artigo 99.º - Regulamento interno de empresa:
1. O empregador pode elaborar regulamento interno de empresa sobreorganização e disciplina do trabalho.
(4)https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/108001409/details"

Teresa Damásio, in Jornal de Negócios

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