Últimas indefectivações

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Os adeptos que a Sport TV não viu (ou... não quis ver, ou... não a deixaram mostrar)

"O principal problema do futebol português é o medo. E quem vai ao Dragão sem medo merece tudo! Carrega, Benfica!

Eles têm saudades dos quinhentinhos
1. Durante anos, numa estratégia de envolvimento e ocupação de lugares, alimentada pela corrupção e aliada à fraca condição de quem se vencia para continuar nos lugares que concediam o estatuto da aparência de poder, tentaram anestesiar o Benfica.
E com a arrogância de quem se julga superior, só porque somava títulos dessa forma (corrupta, viciada e viciosa), pensou estar perante uma onda de vitórias eterna, porque infinita era a subserviência dos protagonistas, a quem uns bilhetinhos ou uns cartões de um qualquer órgão que fava entrada nos jogos serviam para dar continuidade a essa supremacia.
Mas, quanto mais longe iam ficando os tempos dos quinhentinhos mais difícil era manter a supremacia da estrutura, que de máquina tinha apenas a fama, porque o proveito, esse, era repartido entre quem ganhava os títulos e quem recebia... para que eles os ganhassem.

O canto do museu que - qual canto do cisne - virou maldição
2. Mas tudo tem um fim, mesmo que esse fim - um verdadeiro canto do cisne - mereça honras de museu, que passou a ser o umbigo de uma geração gasta, que não percebe que a sua perpetuação no poder, com regras transparentes, apenas serve para destruir, de forma acelerada, o poder que tiveram.

Não querem entender - e, para mim, tanto melhor - que, quem conviveu com as malhas e com a lama da corrupção, não sobrevive onde os títulos não se compram!
Como não se apercebem, hoje, da ineficácia, quer das ameaças, quer das pseudo graças do passado, mesmo que veiculadas por plataformas digitais. Porque, se antes essas mesmas ameaças ou graças produziam efeito junto dos que eles conseguiam comprar com os tais bilhetinhos (dessem eles entrada em jogos, em cabarés ou fizessem aumentar a conta bancária de alguns eleitos), hoje não passam de piadas de velhos, de que os novos se riem, porque não podem chorar.

Ou, então, pior: riem-se porque, se não se riem, desaparecem pelo cano de esgoto das purgas de fim de regime.
Como, aliás, a História - para os que conseguem ler outras coisas que não seja rótulos de garrafas de champanhe ao som de música disco e luzes psicadélicas - nos ensina!
Mas, ainda assim, achando que são eles que continuam a ditar as regras, estão convencidos de que vão voltar a mandar, conseguindo meter medo a alguma gente.
Aos deles, pouco me importa!
Aos nossos, nunca!
Foi esse despertar, de novo, da força do Benfica que quiseram impedir, manietar, condicionar, adia, calar! O que sabem, agora, ser impossível. Porque a nossa força é muito maior do que a inveja deles.

A TV que não vê
3. No domingo, na cidade do Porto, repetimos a onda vermelha, prova dessa crença renascida, que traz, de novo, com ela, a grandeza do Benfica.
Pois - diremos nós - o normal seria que essa mesma imagem de presença e de força dos adeptos do líder do campeonato fosse exibida na televisão onde passava o jogo, como, aliás, acontece normalmente. Ser, seria... mas não foi!
Incansáveis no apoio à equipa, ao longo de todo o jogo, esses adeptos não tiveram a possibilidade de serem vistos por quem acompanha o jogo pela televisão, porque a Sport TV não mostrou uma única imagem dessa zona do Estádio.
Eu sei que sou suspeito e que me bati para que os jogos do Benfica não passassem lá. Pois durante os 3 anos em que isso aconteceu... fomos campeões, tricampeões nacionais.
Por isso, não podemos nem devemos calar o que (não) vimos neste jogo e que ultrapassa o aceitável.
Já não falo das 18 - sim, 18 -repetições do golo deles e das 5 - sim, apenas 5 - repetições do nosso golo (foi essa a contabilidade a que cheguei).
Mas, como se isso não bastasse, qual a explicação para não terem exibido qualquer imagem dos adeptos? De todos os que lá foram e viram o que viram, mas também dos que lá foram e não puderam entrar (e a quem daqui envio um abraço especial com a certeza que Benfica e Liga farão tudo para que sejam indemnizados por quem teve a responsabilidade de não os ter deixado entrar, primeiro porque levavam cachecóis do Benfica e, depois, porque... não lhes apeteceu).
São estas atitudes - as de impedir adeptos do Benfica de verem jogos como cidadão livres e de fazer de conta que os que puderam entrar não existiram - que abalam a credibilidade do futebol.
E não comentadores ligados a clubes no pleno exercício da sua liberdade de expressão, consagrada legal e constitucionalmente.
E nem sequer se poderá dizer que foi efeito do minuto 92 e do quão atordoados ficaram os pequenos (os que jogavam, os que assistiam e que já cantavam vitória e os que, devendo ser imparciais, ficaram com uma enorme má disposição com o nosso golo).
Ou será que não os deixaram emitir as tais imagens, ameaçando-os se o fizessem?
Ou porque quiseram, ou porque não os deixaram, será sempre uma má imagem profissional que deixam.
Porque ou são tendenciosos ou são cobardes. E desses não queremos, num jornalismo que se quer independente e verdadeiro.
Estão no seu direito ao não suportarem as nossas vitórias. Mas, enquanto lá estiverem ou enquanto não forem convidados para Directores de Comunicação do clube... tenham lá vergonha.
Porque a festa que os adeptos do Benfica fizeram, dentro do Estádio, desde o minuto inicial, e, depois, à saída, deveria merecer honras de prime time.
Mas, para estes arautos da liberdade de imprensa, isso não existiu... Ou, melhor... existiu e foi exibido nas televisões estrangeiras, mas não na Sport TV.
Estão a ver porque defendi o que defendi? Só espero que do novo enquadramento não resulte o regresso do velho sistema!
Percebido?

Os 'andrades' que viram 'canelas'
4. Para não nos comerem por parvos, e para que se diga o que se tem que dizer, bem podem fazer matinas (tão católicos que eles são) de petardos, junto do hotel da equipa, colocar tarjas insultuosas durante o jogo ou cuspir para os nossos jogadores.
Ou brindarem-nos, a cada chegada à Invicta, com mimos como «ides sofrer como cães» e com juras de «ódio eterno»... tipo canelas.
Na verdade... não têm vergonha. Nem quem os deixa passear esse ódio, como bem percebem os clubes da zona, com adeptos tão portistas quanto eles.
Só que há métodos e métodos. E quando os exemplos e os incentivos vêm de cima... só a FPF poderá resolver o assunto. Com coragem (e não como a avestruz).
A não ser que prefiram, neste como em outros casos onde as macaquices abundem, a técnica Sport TV. Não mostrando, pode ser que o povo julgue que não existem.
No fundo, serão duas faces da mesma moeda? Ainda acredito que não.

Um empate aos 92
5. Quanto ao jogo, um empate nunca é uma vitória. Por isso, humildade infinita e alma à Benfica para continuar a olhar para a frente! Sem ter medo de nada, porque - recordo sempre Ricardo Costa, ex-Presidente do Conselho Disciplinar da Liga - o principal problema do futebol português é o medo. E, neste mundo de agressividade e de ódio com que nos mimoseiam, ter medo é o princípio do fim.
E quem vai ao Dragão, sem medo, merece tudo. Carrega, Benfica!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

PS: Mais significativo do que não terem mostrado os adeptos do Benfica, foi não terem mostrado uma  única repetição, de uma jogada com o Cervi, ainda na 1.ª parte, dentro da área dos Corruptos... Depois de 'horas' tentando encontrar algum penalty dentro da área do Benfica (tentativa frustrada, diga-se...), o lance com o Cervi foi 'esquecido'!!!! E o problema maior, é que esta manipulação é feita em todas as jornadas...

7 comentários:

  1. Forca caro Rui Gomes da Silva,que nunca lhe falte forcas para desmascarar essa podridao desse clube regional... que tenta por todos os meios que o tempo dos anos 1980/1990 voltem novamente...mas ja nao o conseguem porque os mandantes que o faziam ja estao em vias de extincao...

    ResponderEliminar
  2. Rui Gomes da Silva, é o único comentador afecto ao BENFICA que não tem medo de dizer a verdade e mostra que os tem no sitio.
    Baptista

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está a pena solta de um adepto que já não mais está preso. E adeptos destes fazem muita falta ao nosso Glorioso. Viva o Benfica! E que a voz não lhe doa. Saudações gloriosas.

    ResponderEliminar
  4. A censura das imagens dos adeptos é apenas mais visível. A censura das jogadas apesar de não ser tão evidente não deixa de ser real. Também é reprovável a escolha de alguns lances em vez de outros para análise da arbitragem. O objectivo é só um. Manipular a informação e com isso a nossas percepção da realidade.

    ResponderEliminar
  5. Excelente!

    Aliando a Defesa do Benfica a 1 sentido de humor inigualável - "só a FPF poderá resolver o assunto. Com coragem (e não como a avestruz)" AH AH AH
    FranciscoB

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!