Últimas indefectivações

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Se é adepto incondicional de Mourinho e Jorge Jesus não leia este texto

"A queda do Special One e a procura de um novo Adrien em Alvalade.
José Mourinho é e será sempre um dos melhores treinadores de sempre. Fez evoluir o treino primeiro em Portugal e depois por onde passou, espremeu os jogadores até ao limite da sua qualidade, motivou-os até ao ponto em que cada um deles passou a acreditar que era o melhor do mundo, dominou por completo os mind games, influenciou antes e durante todos os jogos.
Levou o FC Porto a dominar a Europa, o Chelsea a um primeiro título ao fim de 50 anos, o Inter a uma Champions que lhe fugia há 45, conseguindo o primeiro treble de sempre em Itália, e o Real Madrid ao triunfo na liga espanhola perante o melhor Barça de sempre. O Special One foi um revolucionário e terá um capítulo com muitas páginas na história do jogo. Aconteça o que acontecer. 
Só que nem todas elas serão assim tão positivas. Os últimos anos, intervalados com um novo título pelo Chelsea, não têm sido brilhantes e são muitas as insinuações de que terá perdido o toque de Midas.
O que Mourinho tinha de inovador ainda há cinco ou seis anos hoje parece obsoleto. Será?
O futebol europeu evoluiu com novas ideias.
Pep Guardiola, apesar de ter o seu Barcelona como sua Némesis, e a goleada sofrida perante o Real Madrid ainda entalada na garganta, procura reinventar-se a cada encontro, acrescentando novas formas de sair da pressão e de criá-la após a perda, bem como de controlo das partidas em posse. 
Jurgen Klopp encheu o coração de um Liverpool já de si muito emotivo com ondas de pressão e contra-pressão a um ritmo metaleiro. Antonio Conte reinventou a arte de contra-atacar na squadra azzurra, e conseguiu fazer subir de patamar um Chelsea em crise de identidade, já com alguns triunfos importantes, embora intercalados com uma ou outra escorregadela. Arsène Wenger joga sim um campeonato à parte, sempre à espera de que todos ao mesmo tempo se distraiam e não apareça nenhum Leicester pelo caminho para poder festejar um troféu que lhe foge há demasiados anos. 
Olha-se para o rico Manchester United – quantos milhões foram gastos nestes últimos anos (muitos por outros que não Mourinho, claro, mas também pelo português)? – e é talvez o candidato menos entusiasmante e o que terá mais depressa perdido a sua quota parte de favoritismo neste arranque de temporada. É verdade que City, Chelsea e Liverpool já tiveram igualmente momentos menos bons, mas parecem mais perto da consolidação, se é que isso é possível num campeonato com tantos candidatos a chefe.
Se na segunda saída do Chelsea, José Mourinho ainda pôde queixar-se da forma de alguns jogadores, como Ivanovic e sobretudo Hazard, a verdade é que desta vez apanhou a renovação já a meio depois de ter sido quase toda implementada por Van Gaal e coube-lhe a si pensar mais nas peças de puzzle que faltavam para fazer a equipa retomar o sucesso.
Mou já o admitiu: não ganhando nada pelo Manchester United dificilmente irá manter o estatuto de Special One
Do melhor treinador do mundo espera-se que torne um grupo com uma boa matéria-prima na equipa mais forte em competição.
Se o arranque foi razoável, as derrotas no dérbi, depois em Feyenoord e em Watford fizeram disparar os alarmes.
A humilhação em Stamford Bridge, com erros infantis e muito pouco usuais em equipas trabalhadas pelo português, tornaram esses alarmes bem sonoros, e com luzes de emergência intermitentes.
Claro que seis ou cinco pontos podem ser recuperados em dois jogos, mas já são cinco e seis pontos para vários candidatos. É muito cedo, mas o português não tem muito tempo a perder e há muito ainda a acrescentar aos red devils.
Em Portugal, o Sporting salvou-se na última jogada de uma derrota frente a um dos últimos, o Tondela. A equipa de Petit, que continua a colocar problemas aos leões, foi atrevida em vários momentos do jogo e soube depois ser solidária levando um ponto para casa. Elias, o sucessor de Adrien, foi substituído ao intervalo. A equipa de Jesus tem apenas um triunfo nos últimos quatro encontros nas várias competições (por 1-0, em Famalicão) e confirmou a tendência: sempre que jogou depois de um encontro da Liga dos Campeões (Real Madrid, Legia e Dortmund) não venceu. 
Percebe-se a influência que Adrien tem nos leões, e sobretudo que aquele esquema ainda mais despovoado no miolo face à saída de João Mário precisa de um jogador que esteja sempre perto da bola a todo o instante. O médio agora lesionado consegue fazê-lo, Elias é outro tipo de jogador. Também há que sublinhar que Dost não é Slimani, é menos agressivo na abordagem defensiva do jogo, além de ser menos móvel nas movimentações ofensivas. Ou seja, é normal que uma equipa sem Adrien, João Mário e Slimani tenha bem menos controlo das partidas.
É aqui que encontro aquela que para mim é uma abordagem muito própria de Jorge Jesus, mas que por enquanto não tem funcionado. Em vez de o treinador ter de encontrar um novo Adrien, como disse após a partida com o Tondela, não faria mais sentido ser a equipa a ir à procura de Elias? Ou de outro qualquer. Não faz mais sentido mudar um pouco a maneira de jogar precisamente porque há um jogador tão influente de fora (e que somada a sua influência à dos que saíram poderá já ser influência a mais a colmatar) e tentar enquadrar melhor quem chega de novo, para benefício de toda a equipa? 
No que diz respeito ao pós-Europa, a verdade é que se olha para o Benfica, que até teve uma viagem longa, e as coisas têm funcionado. E mesmo o FC Porto, que falhou após Roma e Copenhaga, já resolve melhor essa mudança de chip. Jesus ainda não encontrou a solução.
A esta altura, não há nada que não a tenha, obviamente. É apenas o assinalar do momento. O leão está a expor algumas das suas fragilidades.
Uma palavra ainda para a agonia do europeu Arouca, novo lanterna-vermelha, que estará a pagar precisamente por um início de temporada precoce e o acumular de maus resultados, o último com a atenuante de ter sido no Dragão. No entanto, com um treinador competente como é Lito Vidigal e com um grupo que já mostrou qualidade, acredita-se que o caminho poderá estar perto de ser encontrado.
Uma última para a calendarização da época em Portugal. Já está tudo marcado há algum tempo, mas choca este calendário com duas paragens de duas semanas (Selecção e Taça de Portugal), separadas por duas jornadas. Ainda agora chegámos de uma e já iremos para outra depois do clássico de 6 de Novembro, no Dragão. Chama-se a isto anticlímax."

1 comentário:

  1. Como assim...? o "leão" apresenta fragilidades porque vendeu 2 jogadores e tem um aleijado ? O que dizer do Benfica que teve SEIS jogadores "no estaleiro" e muda de equipa quase todas as semanas, e ainda por cima é conduzido por um não treinador...Que sorte tem o Benfica. O Mais Futebol NUNCA conseguiu esconder a sua veia VERDE, e como neste momento não têm nenhuma notîcia sensacionalista para publicar, contra o Benfica, agora dão em conselheiros do j.jesus. A DOR DE CORNO é uma coisa terrîvel.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!