Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Velhos tiques

"A Liga é contra a liberdade de expressão. A frase, nua e crua, pode parecer excessiva. Talvez seja, mas todos os que não gostam de mordaças estarão assombrados com a decisão que saiu da última AG: o «aumento de forma muito clara das sanções» a agentes e comentadores ligados «directa ou indirectamente» a clubes e «que ponham em causa a imagem do futebol».
Isto é: goste-se mais ou menos de algo, saiba-se mais ou menos sobre os bastidores ou tenha-se opinião mais ou menos favorável sobre um tema, a Liga já decidiu: se puser em causa a «boa (?) imagem», haverá punição severa.
Vamos lá ver... Além de ser completamente inconstitucional, desde quando é que associações privadas têm autoridade para sancionar acções de pessoas que não são suas associadas? Como dizia ontem um amigo, «isto é o mesmo que a minha associação de condomínio querer multar as pessoas da rua de cima por dizerem que o meu prédio é feio».
Que a Liga fale de «agentes desportivos» é uma coisa; agora, os «indirectamente ligados a um clube» são quem? Infelizmente, há coisas feias no futebol. Continuam a existir e tão cedo não serão arredadas. Veja-se os escândalos na FIFA, ou os casos das apostas, do tráfico de jogadores, dos fundos, etc, etc. São situações tristes, feias, sujas e que mancham o futebol, quer a Liga queira, quer não; quer goste, quer não. E, naturalmente, continuará a ser obrigação de todos os que gostam deste desporto denunciá-las, falar delas, comentá-las até à exaustão. Para que os que mandam no futebol (federações, ligas, clubes) possam, esses sim, fazer uso do seu poder para modificarem a má imagem. Tapar o sol com uma peneira, amordaçar ou atirar o lixo para debaixo do tapete, fingindo que tudo é belo e radiante, nada resolverá... E se se sentirem ofendidos com opiniões têm um bom remédio e este é constitucional: recorrer aos tribunais em defesa do seu bom nome ou honra. Tudo o resto são tiques com mais de 40 anos que ninguém deseja ver de volta."

João Pimpim, in A Bola

1 comentário:

  1. "Além de ser completamente inconstitucional, desde quando é que associações privadas têm autoridade para sancionar acções de pessoas que não são suas associadas?" - Quem vai ser sancionado é o Clube q tiver indivíduos a coagir ou a lançar atoardas ó meco...
    FranciscoB

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!