Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O papel dos empresários

"1. Nenhum jogador, nem mesmo Messi, vale 80 milhões de euros, muito menos Martial, um miúdo de 19 anos que o Manchester United do atarantado Van Gaal comprou ao Mónaco de Leonardo Jardim para jogar como ponta-de-lança. Os valores a que o mercado chegou neste verão são deveras alucinantes, para não dizer escandalosos, e os responsáveis são os intermediários, mais eruditamente ditos gestores de carreiras, acolitados pelos vários comissionistas que nestas ocasiões nunca faltam. Sem o seu poder de especulação, as cotações nunca teriam atingido estas exorbitâncias. Por isso é que os intermediários estão ricos, tão ricos que nada me espantaria se qualquer dia algum deles fosse incluído no top da Forbes. Pelo contrário, surpreende-me, isso sim, que nenhum clube tivesse aproveitado esta onda inflacionária para levar Gaitán por apenas 35 milhões, ele por quem - segundo a imprensa - choveram propostas de toda a Europa durante 5 meses!
2. Se há um futebolista por quem hipoteticamente aceitaria que tivesse sido paga uma mão cheia de milhões, no caso de ter podido imaginar o percurso que viria a fazer e a dedicação que viria a demonstrar a um só emblema, esse futebolista é Francesco Totti. O capitão da Roma,que completa 39 anos de hoje a 19 dias, vai na sua 24.ª época na SérieA sempre com a camisola giallorossa e está pronto a renovar o contrato. É a última bandeira italiana de um futebol cada vez mais volúvel e mercantil. Totti está no clube desde 1989, é o segundo melhor marcador de sempre da Liga, apenas superado pelo lendário Sílvio Piola nos anos '30 e '40. Para já, tem duas metas a alcançar: 300 golos oficiais no campeonato (tem 299) e chegar ao registo de 100 jogos em provas da UEFA (vai nos 95). Entretanto, com a Roma exibe já dois recordes absolutos: o de presenças em campo (745) e o de golos marcados, os já referidos 299. A frescura física e a resistência não são as mesmas, mas o treinador, Rudi Garcia, já decidiu que só o utilizará nas partidas mais importantes."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

PS: Acrescento um pormenor em relação aos empresários: os ditos estão milionários, e a grande maioria dos Clubes vai-se endividando cada vez mais... sendo que as instituições, nacionais e internacionais, nada fazem para alterar o formato do mercado.
Em relação ao Gaitán, aconselho o cronista, perguntar aos colegas jornalistas da Bola ou dos outros, quais foram as fontes de tantas capas, garantindo a venda do Nico!!!

1 comentário:

  1. Há muitos milionários que de um dia para o outro ficam na penúria tal é o balão que têm ;)

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!