Últimas indefectivações

domingo, 21 de dezembro de 2014

Vitória, num contexto complicado...

Benfica 1 - 0 Gil Vicente

Começo por dizer que este Gil Vicente, é praticamente o mesmo que na época passada, entrou para os descontos na Luz, a ganhar!!! O Tugão premeia quase sempre os especialistas em autocarros, por isso temos o Arouca, o Boavista, o Setúbal, a Académica e o Penafiel com mais pontos que o Gil... mas em jogo jogado, este Gil Vicente é melhor que qualquer das outras equipas que referi. 
Em relação ao Benfica, fizemos hoje o 3.º jogo em 8 dias, sendo que os dois primeiros jogos foram bastante competitivos. E tivemos menos de 72 horas para preparar este jogo. A somar a tudo isto, ainda temos as lesões: Fejsa, Amorim, Eliseu (o Sìlvio já foi convocado mais ainda não jogou), Luisão, Salvio... e hoje ainda tivemos dois castigados: Almeida e Enzo. No 11 titular, tivemos 3 titulares do ano passado: Maxi, Gaitán e Lima!!! Jogámos com 6 jogadores 'novos', contratados esta época: Júlio César, César, Benito, Samaris, Talisca e Jonas!!! E ainda o Jardel, que o ano passado foi um suplente utilizado, e o Ola John que andou emprestado...!!! Do banco 'saltaram' mais 3 jogadores contratados esta época: Bebé, Derley e Cristante.

Jogámos mal?! Podíamos ter jogado melhor?! Deveríamos ter goleado?! Poderíamos ter tido uma tarde tranquila?! Sim a tudo. Mas a vida nunca é assim tão simples. A equipa mostrou atitude, os automatismos falharam em várias ocasiões, mas garantimos os 3 pontos, merecidamente...
Quem não liga aos pormenores, foi para este jogo a pensar que iríamos golear... e por isso agora estará chateado, mas este jogo, no actual cenário, nunca seria fácil.
Agora, uma coisa é o Benfica jogar mal e ganhar, outra coisa é o Gil ter jogado melhor que o Benfica, ou ter merecido outro resultado. Mesmo jogando abaixo do nosso potencial, a grande maioria das oportunidades foram nossas; o Júlio César fez 1 defesa difícil, o Adriano pelo menos 4...; o Gil podia ter marcado num remate, de aba alta, nós tivemos 3 ou 4 remates perto dos postes...!!!
O problema destas analises são as expectativas antes do jogo, se o Benfica não massacrar, salta-se logo para a conclusão, que a equipa mais fraca merecia outro resultado...!!!
O Júlio César voltou a ser decisivo, com 1 excelente intervenção, e com outras participações onde inspira enorme confiança... e os colegas sentem!!! O César voltou a jogar muito bem (depois das dificuldades com o Braga), aquela recuperação no início da 2.ª parte, foi muito boa, aproveitando a velocidade que tem nas pernas... o Luisão já não teria pernas para aquela correria!!! O Benito fez um dos melhores jogos no Benfica, no 1.º tempo arriscou mesmo no ataque com sucesso... Apesar do amarelo prematuro, o Samaris não se intimidou e fez um jogo regular, sem o Enzo, acabou por arriscar um pouco mais ofensivamente. O Talisca, foi o principal distribuidor de jogo ofensivo do Benfica, com dois grandes remates, que mereciam golo, e uma assistência ao Jonas que também merecia golo, mas defensivamente continua a não me convencer, naquela posição... com o decorrer do jogo foi perdendo fulgor. O Ola John, esteve um pouco menos activo do que contra ao Braga, mas acabou por ter sido decisivo no golo. O Jonas apesar do golo na Taça, parece que está a entrar numa fase de muito desperdício. O Lima, o Gaitán, o Maxi e o Jardel foram utilizados a 100% nestes 3 jogos, se os defesas podem disfarçar o cansaço, os desequilibradores têm mais dificuldade... com a lesão do Salvio, o Nico vai ainda ser mais sobrecarregado, é preciso gerir com cuidado a 'saúde' do Gaitán!!!

Nas substituições acho que o Cristante devia ter sido o primeiro a entrar. Além do cansaço do Talisca, o Benfica precisava de competência no passe. Nos vários contra-ataques que tivemos na 2.ª parte, em várias ocasiões a decisão do passe de ruptura foi quase sempre errada, além da consistência defensiva, teria sido importante a qualidade de passe do Italiano mais cedo...
O golo do Benfica é precedido de fora-de-jogo. Algo raríssimo, diga-se... Acaba por ser normal, semana após semana assistir aos Corruptos, e os Lagartos a marcarem golos em fora-de-jogo, mas quando é o Benfica, é o fim-do-mundo!!!
A arbitragem no geral foi péssima. O 1.º ataque perigoso do Gil é uma falta descarada sobre o Samaris não assinalada, e depois ainda me pareceu existir um fora-de-jogo também não assinalado. O critério das faltas foi absurdo durante todo o jogo (na 1.ª parte pelo menos distribuiu o mal pelas aldeias!!!), mas na 2.ª parte depois do Capela se ter apercebido do erro no golo do Benfica, passou o 2.º tempo todo a 'arranjar' faltas junto da área do Benfica. Aliás a tal defesa complicada do Júlio César foi numa dessas faltas que não existiu!!! A expulsão do Diogo Viana devia ter sido vermelho directo, assim como o Jander devia ter visto o 2.º amarelo, antes de ser substituído!!!

O Jesus é acusado muitas vezes de dizer o que não deve... por exemplo antes do jogo com o Braga, esteve mal a puxar o assunto da arbitragem do jogo do Campeonato (apesar de ser verdade...), mas hoje na entrevista exclusiva que deu à BTV (no estúdio, não na flash-interview) esteve muito bem, quando reforçou que aquilo que falta no Campeonato, apesar da vantagem de 6 pontos, será muito difícil... faltam 20 finais!!!

PS: Boa sorte ao Paulo Gonçalves no Dakar.

3 comentários:

  1. Concordo em absoluto. Para ganharmos as 20 finais que faltam (e não 21) temos de ir "ao mercado" em janeiro porque mesmo que os lesionados recuperem, fisicamente não estarão (nem poderão estar) aptos a 100%. Espero que a notícia sobre o Enzo seja verdadeira, mas que ele saia só no fim da época. 25 Milhões (mais 5 por objectivos) por um jogador de 29 anos é óptimo para o Benfica e para o Enzo será o contrato de fim de carreira, mas ele que não esqueça que foi graças ao Benfica e ao Jesus que o trabalhou, que ele se tornou conhecido e cobiçado. SEMPRE COM O BENFICA, Boas Festas a todos.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez o MAIOR foi roubado, todos os jogos é o mesmo, sempre a sermos gamados! Mas mesmo assim estamos na frente! Viva o Glorioso!!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!