Últimas indefectivações

sábado, 1 de agosto de 2020

Rumo à 30.ª

"Não perderei uma oportunidade, sempre que assunto surgir, de reiterar que a Taça de Portugal de futebol foi estreada na época 1921/22. Chamou-se Campeonato de Portugal e, em 1938/39, viu a sua designação alterada para Taça de Portugal.
Não é uma questão de opinião ou mesmo de interpretação do que se manteve na competição, apesar do nome diferente nessa temporada e daí em diante. O troféu é o mesmo, as placas dos vencedores continuarem a ser colocadas no troféu original, os moldes de disputa da prova são semelhantes, e a imprensa de então, para lá de passada uma década, continuava a apresentar o palmarés da Taça de Portugal desde o seu início, em 1921/22.
Basta, como argumento irrefutável para demonstrar que a Taça de Portugal se trata do Campeonato de Portugal com designação diferente, utilizar o que a própria Federação Portuguesa de Futebol escreveu no relatório da temporada 1938/39: 'Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentos da Federação, os Campeonatos da Liga e de Portugal, passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal'.
Perante isto, por vezes, é alegado que o vencedor da Taça de Portugal, quando se chamava ainda Campeonato de Portugal, era apelidado, pela imprensa, de campeão de Portugal. O que não deixa de ser verdadeiro. Mas tal não significa que fosse o campeão nacional, pois um campeão nacional, como é evidente, só o é ao vencer um campeonato nacional, e esse só em 1934/35 começou a ser disputado.
Nada impediria, por exemplo, de proclamar o Benfica como o campeão da Supertaça 2019. Assim como nada impediu o jornal do Sporting, em 1964, de declarar, na primeira página, 'somos campeão da Europa na Taça das Taças'. Campeões há muitos, da vida e do que se quiser, mas campeão nacional só o é quem vence um campeonato nacional."

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!