Últimas indefectivações

sábado, 26 de outubro de 2019

Os 5 melhores momentos que vivi no Estádio da Luz

"Já apanhei poucos jogos da década de 90 mas poucos não foram os momentos que tenho vivido no Estádio da Luz, e não só, desde o ano 2000. Numa altura que tem faltado emoção e grandes vitórias ao Sport Lisboa e Benfica, numa altura em que as bancadas passam a maioria dos jogos em sofrimento pela monotonia de um futebol cada vez menos apaixonante, decidi relembrar-me de grandes momentos que já passei nas bancadas a apoiar o Sport Lisboa e Benfica.
Este é um top momentos no Estádio da Luz vividos de forma muito pessoal e com uma pequena excepção à Luz. Um top 5 que poderia muito bem estar distribuído por um top 10, 15 ou 20.

1. Meia Final, Taça da Liga no Dragão – Este jogo é a excepção nesta lista. Não se passa no Estádio da Luz mas sim no Estádio do Dragão. A 27 de Abril de 2014 o Sport Lisboa e Benfica deslocou-se ao Estádio do Futebol Clube do Porto para disputar um lugar na final da Taça da Liga. Fomos poucos para as bancadas pois era um jogo menor no contexto que o clube vivia. O Sport Lisboa e Benfica iria ali voltar em algumas semanas para o campeonato e Jorge Jesus levava uma equipa secundária para a disputa do jogo. Um clássico menor que mais complicado se tornou com a expulsão de Steven Vitória ao minuto 32. E aí começou a história deste jogo. Parecíamos uma pequena aldeia de gauleses a resistir ao poderio do Império Romano. Conseguimos aguentar o nulo, ir a penaltis e eliminar o Futebol Clube do Porto. Um jogo menor que se transformou numa luta incrível e em festejos sem igual. Jorge Jesus no meio de todos nós a vibrar com aquele pequeno enorme feito. E um cântico que ficou para a memória “Voltaremos voltaremos, voltaremos outra vez, voltaremos ao Dragão, festejar o trinta e três”. Uma noite memorável.

2. Benfica 1 – 0 Sporting, Golo do Luisão – A 14 de Maio de 2005 o Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu o Sporting Clube de Portugal naquele que foi o jogo do título após um jejum de 11 anos. Aos 83 minutos um livre longo do Petit colocou a bola pelo ar na área leonina e aí, numa imagem mítica que ficou para a história, Luisão bate Ricardo nas alturas e com a bola na rede catapulta o Sport Lisboa e Benfica para o título de campeão nacional. Uma festa inesquecível. Desde esse momento até ao apito final e nas horas que se seguiram foi uma brutal festa entre todos os benfiquistas. Os corredores da Luz ainda hoje vibram com a emoção desse momento.

3. Benfica vs Porto, Eusébios – A 23 de Janeiro de 2014 o Sport Lisboa e Benfica recebia o Futebol Clube do Porto debaixo de um tremendo luto. Uma semana de homenagens ao falecido Pantera Negra, uma semana de comoção nacional pela partida de Eusébio. Após tributos nas ruas, no Estádio da Luz e em pleno cemitério, o SL Benfica recebeu e venceu o FC Porto. Foi uma vitória do e para o Eusébio. A união naquele estádio em torno daquele nome é inesquecível. Penso que nunca nas bancadas senti os jogadores tão… transcendentes. O SL Benfica dos 11 Eusébios.

4. Benfica 1-0 Porto – A 20 de Dezembro de 2009 o Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu o Futebol Clube do Porto. Foi um jogo já recheado de uma renovada paixão à volta dos jogos do SL Benfica. O primeiro ano de Jorge Jesus, o primeiro ano deste novo ciclo e o primeiro ano do término da hegemonia azul e branca. Uma noite que nunca mais me esqueci. Chovia a potes, o granizo batia no relvado e nas nossas caras e nós de pé ali atrás da baliza sem nos recolhermos, a vivermos aquele temporal, aquele golo do Saviola e aquele vitória com todos os jogadores. A emoção de um vitória com todo o esforço e sofrimento que aquele rival e temporal nos submetiam.

5. Benfica-Porto, Golo de André Gomes – A 16 de Abril de 2014 o Sport Lisboa e Benfica recebia o Futebol Clube do Porto para disputar um lugar na final da Taça de Portugal. Depois de uma derrota por 1-0 no Estádio do Dragão o SL Benfica chegou ao minuto 80 a vencer por 2-1 mas em desvantagem na eliminatória. É aí que se dá o furacão de emoção nas bancadas da Luz. O André Gomes recebe a bola no bico da área, de costas para a baliza domina de peito, passa a bola por cima do Fernando e finaliza sem hipóteses para o guardião portista. 3-1, festa por toda a Luz e eu só me lembro de estar a correr ao som de gritos de “GOLO” pelos corredores do estádio."

1 comentário:

  1. No 3-1 do golo do André Gomes jogámos 60 minutos (expulsão do Siqueira aos 28 minutos) com menos 1 jogador e o árbitro era o rolha proença!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!