Últimas indefectivações

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Mudanças no emblema

"Quando em 1908 o Sport Lisboa se uniu ao Grupo Sport Benfica, o emblema criado resultou de uma fusão de ambos os emblemas. Desde então o emblema do Benfica sofreu três actualizações.
A primeira foi em 1930 onde o emblema ganhou cor. Antes só tinha o vermelho em metade do brasão. Nessa altura a águia, a roda de bicicleta, a bola de futebol, a fita onde estão as letras “S.L.B:” e as divisas “E Pluribus Unum” deixaram de estar a preto e branco, e passaram a estar com as cores que conhecemos hoje.
A segunda actualização foi em 1999. Só houve uma mudança estrutural no emblema nesse ano. A águia deixou de estar a agarrar as divisas “E Pluribus Unum” para estar a agarrar a roda de bicicleta. Tirando isso, todo o emblema levou uma actualização, com cores mais vivas e a águia ligeiramente maior.
A última actualização foi em 2008, quando se acrescentaram três estrelas ao logo. Uma por cada dez campeonatos vencidos. Para mim esta foi a pior actualização. Ao ter as três estrelas, o emblema do Benfica ganha alguma altura e isso faz com que o emblema em si (sem as três estrelas) fique mais pequeno. Isto foi visível, por exemplo, no lançamento da International Champions Cup. No background estava uma parede com todos os emblemas. Ora, cada emblema tem que estar do mesmo tamanho. O do Benfica se contarmos com as estrelas, estava do mesmo tamanho que os outros todos. Mas para as estrelas são secundárias, como tal o nosso emblema parecia mais pequeno que os outros. 
Em 2010-2011 e em 2011-2012 houve um emblema para celebrar os 50 anos da vitória na Taça dos Campeões Europeus.
Luís Filipe Vieira na sua última entrevista à TVI anunciou ao público algo que já tinha sido falado durante o verão: o Benfica está a estudar uma mudança de emblema. A boa notícia é que também anunciou que qualquer mudança só irá acontecer com a aprovação dos sócios.
As motivações da mudança do emblema parecem estar ligadas com marketing. Nesta altura ainda ninguém sabe se as mudanças vão ser radicais (p.e. Juventus) ou mais estéticas (p.e.) Atlético de Madrid. Até sabermos ao certo o nível de mudanças que irá haver não há muito que se possa discutir. 
Eu não sou daquelas pessoas saudosistas que não gosta de mudanças. Mas a mudar alguma coisa que seja para melhor. Um emblema deve contar uma história. O nosso conta uma. O emblema até 1999 contava uma melhor. A águia estava a segurar as divisas para as elevar mais alto. E isso perdeu-se em 1999. Não foi uma boa mudança. Tal como não foi a de 2008. Por isso é esperar para ver o que vem daí. Estou céptico, mas ainda assim com alguma expectativa. Nos últimos anos tem existido algumas mudanças em logos de clubes internacionais. O logo da Juventus hoje é completamente atroz. Não conta história nenhuma. Não há nenhuma relação com o passado. Já os logos do Manchester City e do Chelsea, foram um regresso a emblemas do passado depois de más invenções nos anos 80-90.
É esperar para ver."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!