Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

O que descemos até aqui chegar

"No mesmo dia, e de ontem, Benfica e Sporting foram notícia pelo que aconteceu... nos tribunais. Uma espécie de dérbi da vergonha. É o espelho de uma profunda crise de valores que mancha o futebol português, em que os mandados de busca e de detenção entraram na jargão futebolístico como outrora se começou a falar em fora de jogo ou marcação homem a homem.
Que me lembre, nunca o desporto-rei em Portugal desceu tão baixo como agora. Talvez porque o sistema judicial agora aperta mais a malha do que há umas décadas ou porque a informação (e a desinformação) é produzida com uma cadência inédita. Quer isto dizer que os comportamentos dos agentes são hoje piores do que no passado?! Não. A diferença está na percepção da realidade e no escrutínio.
A isto acresce outro mal: um campeonato nivelado por baixo, falta de qualidade dos executantes, bancadas geralmente despidas, muitos jogos que roçam o deprimente. Culpa do sistema que permite desigualdades de receitas e um exagerado número de clubes que faz dispersar em vez de concentrar uma pequena parte da riqueza (a que sobra dos grandes), daí resultando uma teia de cumplicidades, mais por necessidade do que por estratégia, uma espécie de corrida na lama em que vence aquele que tem maior instinto de sobrevivência.
O futebol português está doente. Muitos falam de curas mas ninguém veste a farda de médico e prescreve o medicamento. Nem a Liga, nem Federação e muito menos o Estado, cujos governos, de forma sucessiva, não perceberam que o futebol deixou de ser uma prática desportiva e se transformou numa indústria de entretenimento. E, como tal, devia ser encarada como uma actividade económica com as inerentes alterações a todos os níveis: legislativo, regulador, financeiro e comunicacional."

Fernando Urbano, in A Bola

1 comentário:

  1. Com Fernando Gomes a presidir a FPF e Pedro Proença agarrado ao "tacho" da Liga...é de esperar o quê ? Ouviste falar no "nandinho das faturas" nas escutas do Apito Dourado" ? Era o F.Gomes , que "pagava" os serviços fornecidos pela "fruta e café com leite". Condenações , ZERO , creando-se um precedente perigoso . Quato a P.Proença , a parte o compadrio interessado , que qualidades tinha e tem para Presidir aos destinos da Liga ? ZERO . Na Assembleia , os Políticos , de todos os quadrantes , são COBARDES, porque o Futebol não é bom para poder ser reeleito . Do Governo nem vale a pena falar . Nota-se o mesmo comportamento da Justiça para com os autores de ROUBOS ás pessoas , através de desfalques feitos nos Bancos . Estamos em Portugal...e mesmo com a Presidência de Marcelo Rebelo de Sousa , nada muda. É pena porque são sempre os mesmos que são roubados .

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!