Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

“Temos um Clube com todos os traços de modernidade”

"(...)
Haja sempre memória, afecto e gratidão... notável folha de serviço que permitiu alavancar o nome do Benfica.
Na actualidade, todos sabemos que o presente tem um peso esmagador sobre o passado, algo que se prefigura muitas vezes injusto. Eu, ainda garoto, andava a pé e não me importava de esperar uma eternidade só para ver passar o autocarro do Benfica. Na margem sul, onde nasci e cresci, guardo no lado mais gentil da minha memória a figura do Costa Pereira dentro do autocarro para minha alegria e comoção. Nessa altura e nos anos subsequentes o José Águas, o Coluna, o Germano, o Santana, o Cavém, o Neto… preencheram o meu imaginário de adolescente.
E o que dizer de Eusébio, o meu companheiro de sempre? Veio garantir o direito da imortalidade mercê de um génio sem igual, colocando Portugal no mapa, até no efectivo. Portugal e o nosso Benfica, que hoje desfruta de invejável estatuto de Clube mítico à escala planetária, tem muito da assinatura com golos protagonizados pelo melhor jogador português de todos os tempos. Eusébio que, passe a imodéstia, me tratava por irmão branco.
Nesta sala estão Ângelo, Artur Santos, José Augusto, Fernando Cruz e Mário João, fantásticos companheiros que participaram em fantásticas epopeias e que se encontram ligados à geração mais ganhadora da centenária história do nosso Benfica. Mesmo não sendo Campeões Europeus, deixem-me que faça alusão ao Torres e ao Jaime Graça pela dedicatória e pelo que deram nessa fase de reconhecida grandeza. Digo aqui que o Ângelo, o Artur Santos, o José Augusto, o Cruz e o Mário João não são apenas do Benfica, são o Benfica! É assim que eu, sem reservas, sempre classifiquei, classifico e classificarei aqueles que, em virtude de uma notável folha de serviço, tanto contribuíram para alavancar o Benfica ao estatuto invejável que qualquer pessoa sensata constata sem renitência ou oposição.
Hoje, para nossa felicidade, temos um Clube com todos os traços de modernidade. Sentimos orgulho incontido na nova Luz, no complexo do Seixal, no ritmo de crescimento impetuoso que não reconhece limites e que jamais subtrai a ambição. Também títulos, muitos títulos. Em meu nome, dos meus companheiros aqui presentes e em memória do que já não estão entre nós, peço: haja sempre memória, haja sempre afeto, haja sempre gratidão."

1 comentário:

  1. Ora aqui está NOVAMENTE o António José SIMÕES da Costa , cujo comportamento parece ter voltado á normalidade . Esperemos todos que a sua estabilidade psíquica reencontrada , venha para ficar. Assim como ele muito "deve" ao Benfica...também o Benfica lhe "deve" imenso . A sua qualidade como futebolista coloca-o nos DEZ MELHORES JOGADORES DE SEMPRE , sem dever favores a ninguém. Posso gabar-me de o ter visto jogar imensas vezes.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!