Últimas indefectivações

domingo, 3 de dezembro de 2017

As ligas fecahdas

"Dois clubes de futebol norte-americanos, o Kingston Stockade FC da National Premier League (NPSL) e o Miami FC da Divisão 2, apresentaram uma acção contra a FIFA, a CONCACAF e a Federação dos EUA junto do Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne para exigir que esta última adopte um sistema de promoção e descida em todas as divisões no futebol norte-americano.
Ao contrário do que se passa em todo o mundo, excepto na Austrália e nos EUA, as ligas são fechadas, ou seja, não existe um sistema de promoção ou despromoção entre divisões baseado no mérito desportivo. Nos EUA os clubes têm o direito de participar em determinada divisão mediante o cumprimento de obrigações financeiras, i.e., pagando.
Alegam os clubes que a FIFA exige aos seus membros que implementem sistemas de promoção e despromoção entre divisões e que, portanto, a Federação dos EUA está em incumprimento dessa regra. Além disso, alegam que as ligas fechadas não permitem que o futebol norte-americano seja tão competitivo quanto pode ser uma vez que afasta das ligas de topo equipas que podem ter todo o mérito desportivo para as disputarem. Argumentam ainda que o aumento da competitividade, através da implementação de um sistema baseado na meritocracia, também aumentaria a qualidade das equipas e jogadores e permitiria o desenvolvimento dos mesmos em benefício da Selecção Nacional.
Resta saber se a acção arbitral chegará ao fim ou se, antes disso, a Federação dos EUA optará por mudar a organização das suas competições internas, em consonância com o resto do mundo."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!