Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Lixívia 6

Tabela Anti-Lixívia
Corruptos...... 18 (0) = 18
Sporting ..... 18 (+2) = 16
Benfica.......... 13 (0) = 13

Uma semana sem 'grandes' Casos, mas com excelentes exemplos de como o Tugão está inquinado até ao tutano:
- basta comprar o Rio Ave - Benfica, com o Rio Ave - Corruptos: nesta jornada, aos 34 minutos, já 3 jogadores Vilacondenses estavam Amarelados! Não coloco em causa a justiça das decisões, mas quando o Benfica visitou Vila do Conde, os Amarelos aos da casa 'custaram' muito em sair... logo nos primeiros minutos, o Rafa, foi varrido pela raiz, quando se isolava, e o cartão ficou no bolso... O mesmo jogador do Rio Ave que foi expulso esta semana, quando defrontou o Benfica, teve 3 a 4 entradas no mínimo para Amarelo, e acabou a partida, com 1 Amarelo... Esta semana o Danilo (Corruptos) depois de muito refilar, e à 7.ª falta (!!!) lá levou um Amarelo, quando faltavam poucos minutos para acabar o jogo...!!! Isto é recorrente...

No Bessa, o Boavista acabou com 2 Amarelos, ambos nos minutos finais... Isto depois de muita porrada, muitas simulações, muitas perdas de tempo...
Isto, além das questões 'disciplinares' tem uma enorme influência na forma como os jogos decorrem: a agressividade com que os nossos adversários jogam contra o Benfica é 'total', sem qualquer temor das consequências... Com outros, têm que 'gerir' as entradas, porque senão acabam o jogo mais cedo...

Outra forma manhosa de 'gerir' o jogo, são as faltas e faltinhas a meio-campo! Após a boa entrada do Benfica no Bessa, a partir dos 15 minutos, tivemos uma série de faltas contra o Benfica, que 'empurraram' claramente o Benfica para trás... Mais uma vez, não está em causa o critério da intensidade dos contactos exclusivamente neste jogo... Basta comparar dois lances:
- no 1.º golo do Boavista, poucos segundos antes, existe uma falta descarada sobre o Rúben Dias, quando o Rúben ao cabecear uma bola é agarrado pelo braço... Soares Dias deu lançamento lateral para o Boavista, a seguir, deu golo!!!
- no 2.º golo do Boavista, a falta que é assinalada contra o Benfica não existe: é o jogador do Boavista que tenta usar o corpo para não deixar o Augusto jogar a bola de cabeça, e depois é o mesmo jogador do Boavista que tenta afastar o Augusto com o braço... e quando não 'resultou', deixou-se cair!!!

Antes disso, já o Fábio Espinho, um dos artistas do mergulho, tinha 'agredido' o Filipe Augusto (40 minutos) com uma entrada de pitõns... é verdade que não acertou em cheio, mas acertou de raspão!!! Até os famosos 'juízes' do Nojo, defenderam o Vermelho Directo...!!! Soares Dias nada marcou...!!!

No golo do Jonas, no início da jogada parece que o Luisão faz falta na recuperação de bola: é uma daquelas jogadas de 'intensidade' e isso explica o VAR não ter actuado... mas pareceu-me falta!


No Alvalixo, Manuel Oliveira, voltou a andar disciplinarmente 'perdido' como é habitual... Destaco mais uma pisadela, do Alan Ruiz: é o terceiro jogo consecutivo, com o Argentino a 'ferrar' os pitõns nos adversários, e os árbitros nem marcam falta!!!

Em Vila do Conde, como já referi anteriormente, não houve Casos, mas Jorge Sousa, que habitualmente retarda os Amarelos, desta vez não perdoou nada (ao Rio Ave)...
Também 'gostei' de ver o Amarelo ao Marcelo: o cartão é justo, mas a jogada é um daqueles contra-ataques muito perigosos, onde os Corruptos recuperaram a bola, em falta (descarada)!!! Se o Marcelo não fizesse falta, a probabilidade de ser golo era enorme... Este tipo de 'recuperações' (em 'aparente' falta...) ao Benfica, são expressamente proibidas... Não são penalty's, mas decidem jogos... e ajudam a inclinar partidas!!!

Duas notas:
- No Paços-Setúbal o VAR 'decidiu' não decidir!!!
Na repetição a bola 'parece' entrar na baliza do Paços... mas, o ângulo pode levar o espectador ao erro: o facto de se 'ver' relva entre a linha e a bola, quando esta bate no relvado, não quer dizer que a bola está totalmente dentro da baliza... Muito provavelmente os VAR's tiveram uma 'formação' sobre este 'problema', mas os espectadores não tem toda a informação necessária!!!
A única forma de não ter este 'problema' de perspectiva, é 'obrigar' a PorkosTV a ter duas câmaras em cima da linha de fundo, como acontece nos jogos transmitidos na BTV...!!!
- A nomeação dos VAR's também começa a dar 'polémica'! Os lagartos nos últimos 3 jogos, tiveram sempre o Tiago Martins como VAR!!! Como o Lagarto Tiago Martins foi o árbitro principal noutro jogo do Sporting, em seis jornadas, o Tiago Martins foi nomeado para quatro jogos do seu Clube...!!!
Como o VAR está instalado na Cidade do Futebol em Oeiras, por razões logísticas, é normal os VAR's serem quase sempre árbitros de Lisboa e arredores...
Em tese, eu não tenho nada contra os VAR's serem um grupo restrito: se o grupo de VAR's for muito 'pequeno' a probabilidade do critério ser consistente, é maior...
O problema é que não existe 'regras'! Ao contrário do que acontece com os árbitros principais, onde existe uma 'catrefada' de regulamentos, obrigando a 'rodar' praticamente todos os árbitros, por todos os Cubes... para os VAR's esses regulamentos não existem...
Como tudo isto é uma 'experiência', existem duas possibilidades: aprovar regulamentos que obriguem os VAR's a 'rodar' por todos; ou criem um grupo restrito (4 ou 5 VAR's), como acontece com videoárbitros noutras modalidades (na NFL por exemplo...), e metam os 'mesmos' em todos os jogos.


Anexos:
Benfica
1.ª-Braga(c), V(3-1), Xistra (Verissímo), Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
2.ª-Chaves(f), V(0-1), Sousa (Tiago Martins), Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
3.ª-Belenenses(c), V(5-0), Rui Costa (Vasco Santos), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), E(1-1), Hugo Miguel (Veríssimo), Prejudicados, Impossível contabilizar
5.ª-Portimonense(c), V(2-1), Gonçalo Martins (Veríssimo), Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
6.ª-Boavista(f), D(2-1), Soares Dias (Esteves), Beneficiado, Prejudicados, Impossível contabilizar

Sporting
1.ª-Aves(f), V(0-2), Tiago Martins (Pinheiro), Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(1-0), Paixão (Hugo Miguel), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(f), V(0-5), Hugo Miguel (Sousa), Nada a assinalar
4.ª-Estoril(c), V(2-1), Godinho (Tiago Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Feirense(f), V(2-3), Soares Dias (Tiago Martins), Nada a assinalar
6.ª-Tondela(c), V(2-0), Manuel Oliveira (Tiago Martins), Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Hugo Miguel (Luís Ferreira), Nada a assinalar
2.ª-Tondela(f), V(0-1), Veríssimo (Malheiro), Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Manuel Oliveira (Tiago Martins), Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Braga(f), V(0-1), Xistra (Esteves), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Chaves(c), V(3-0), Rui Oliveira (Hugo Miguel), Nada a assinalar
6.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Sousa (Godinho), Nada a assinalar

Jornadas anteriores:
Épocas anteriores:
2016-2017
2015-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!