Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de março de 2017

Vem aí a UEFA das vacas magras

"Salvo milagre - e por milagre entenda-se o FC Porto atingir, esta época as meias finais da Champions - a próxima edição da Liga portuguesa (2017/18) dará direito a um lugar directo na Liga dos Campeões de 2018/19 e a um outro a terceira pré-eliminatória. A crónica de um desastre anunciado que venho a escrever há muito (e tantos foram os e-mails que recebi a chamarem-ame ave agoirenta e outras coisas bem piores...) está prestes a concretizar-se, tornando ainda mais dramática a luta especialmente entre os três grandes do nosso futebol.
E como chegámos a esta praticamente irreversível sétima colocação no ranking da UEFA, não só atrás dos big five mas também a seguir à Rússia? Olhando para a tabela dos clubes, referente ao período relevante para esta matéria, as últimas cinco épocas, vemos que o Benfica é quem deu mais pontos e está em nono lugar, seguido, em 13.º, pelo FC Porto. Muito longe estão o SC Braga, em 53.º, e o Sporting, que surge logo a seguir, 54,º lugar. Depois, para se encontrar outro clube português é preciso escorregar até à 113.ª posição, onde se encontra o... Estoril Praia. Vitória de Guimarães e Marítimo (128.º e 129.º) são os portugueses que se seguem...
Perante este cenário, com a certeza de que apenas um dos nossos clubes acede aos milhões, enquanto outro ainda terá de batalhar duas rondas até lá chegar (e o terceiro passa a ir direitinho à Liga Europa), a carga dramática da I Liga vai aumentar exponencialmente. O (ou os, no pior dos casos) que ficar de fora deixará de ter condições para manter o orçamento com que vive. E depois, como será? Aproximam-se tempos difíceis."

José Manuel Delgado, in A Bola

1 comentário:

  1. Com a ajuda da armada verde, comandada pelo génio, esta-se à espera do quê?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!