Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

As pombas e as serpentes. Outra vez...

"Rui Vitória deve meditar no mote de Fernando Santos para a final do Europeu: «Simples como as pombas, prudentes como as serpentes...»

Regressa amanhã a Liga dos Campeões, com o Benfica a receber o Borussia Dortmund, estando o duelo entre o FC Porto e a Juventus, no que toca a equipas portuguesas. Águias e dragões, que protagonizam um emocionante mano a mano pela conquista da I Liga, vêem-se assim obrigados a diversificar a atenção, cientes da importância económica e reputacional da Champions. É muito difícil actuar em pleno no mercado internacional se não houver jogadores em exposição nas maiores montras. Há um ano, graças ao desempenho extraordinário de Portugal no Campeonato da Europa, houve jogadores que viram, por essa via, a cotação a subir em flecha. Mas em temporadas normais, a Liga dos Campeões é o palco de eleição e um objectivo que qualquer clube deve levar muito a sério.
É isso que vai acontecer com Benfica e FC Porto, com os encarnados a terem, poucos dias depois de medirem forças com os amarelos de Dortmund, uma difícil deslocação a Braga, e os dragões, depois de serem anfitriões da vechia signora, a visitarem os axadrezados, grandes rivais da Invicta.
Não é difícil dizer que nem Benfica bem FC Porto são favoritos nas eliminatórias que lhes couberam em sorte. O Borussia Dortmund, que tem estado a atravessar um mau momento de forma, é a segunda melhor equipa da Alemanha, possui uma enorme experiência internacional (foi finalista da Champions em 2013) e conta com um plantel valiossíssimo, capaz de grandes proezas, especialmente no conta-ataque. Virá a Lisboa por certo lembrado das dificuldades que o Benfica, há um ano, colocou ao Bayern de Munique, ou seja, sem entrar em aventuras atacantes e com os olhos postos na partida da segunda mão, onde contará com o apoio do muro amarelo no Iduna Parque.
O jogo da Luz vai constituir um bom teste à maturidade da equipa do Benfica, que deve ser audaz e ao mesmo tempo pragmática, quiça indo buscar inspiração à frase que Fernando Santos leu no Evangelho e adoptou como mote para a final do Campeonato da Europa: «Simples como as pombas e prudentes como as serpentes».
PS - Continua impressionante a capacidade goleadora do Mónaco de Leonardo Jardim na Liga gaulesa, que lidera: 75 golos marcados em 25 jogos (o PSG marcou 50)!

ÁS
André Carrillo
Finalmente, um jogo ao nível do que de melhor pode e sabe fazer. Não foi fácil, para o peruano, a mudança de lado na Segunda Circular. Não só porque pagou o preço de uma paragem prolongada, mas sobretudo porque em cima dele caiu o peso da rivalidade entre leões e águias, o que se tornou quase insuportável...
(...)

Do sonho ao pesadelo
O Leicester arrisca-se a seguir o caminho do Manchester City, campeão de Inglaterra em 1936/37 e relegado à segunda divisão na temporada seguinte; ou do Fluminense que venceu o Brasileirão em 2012 e desceu de escalão em 2013; ou ainda do Nuremberga, que conquistou a Bundesliga em 1967/68 e foi parar à II Divisão na época seguinte. Ontem, em casa de outro dos aflitos, o Swansea, os 'foxes' somaram a quinta derrota consecutiva e estão apenas a um ponto da linha de água, onde se encontra o Hull City de Marco Silva. Dramático!

'Batalha de Gales' entra na história do râguebi
Quem viu o País de Gales - Inglaterra disputado no último sábado, em Cardiff, a contar para o Torneio das Seis Nações, acabou o jogo extenuado. Foi uma batalha épica, ganha pelos ingleses, que contabilizaram o 16.º triunfo consecutivo, sem misericórdia, sem tréguas, sem perdão. Parabéns a todos. Fantástico!"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!