Últimas indefectivações

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Vermelhão: Líderes...

Benfica 3 - 1 Braga


Não foi uma exibição perfeita, o resultado até foi lisonjeiro, o 3-0 era exagerado, mas a vitória foi justa. O Braga teve oportunidades, o Júlio foi decisivo, mas o Benfica foi quem criou mais perigo, durante os 90 minutos...
Cometemos alguns erros infantis, principalmente na 1.ª parte: Lisandro e Fejsa... passes errados em zonas proibidas e idas à queima parvas, foras de tempo... mas felizmente, o bola não entrou na baliza do Imperador!!!
O regresso do Mitroglou foi decisivo... mas mesmo assim ainda falta o Jonas, o Jiménez, o Rafa, o Danilo, o Samaris e o Jardel!!!! Aliás, quando as bancadas começaram a desesperar pelas substituições, foi notório que as opções que estavam no banco, eram 'curtas'!!!!
Com os meus parceiros de bancada, antecipei que o único jogador que podia acrescentar alguma coisa ao jogo do Benfica era o Carrillo... e acertei!!! Não só por aquilo que o Carrillo trouxe ao jogo, mas também por ter permitido o regresso à sua posição do Pizzi... que cresceu enormidades na Direita!!! Aqueles primeiros momentos da 2.ª parte foram complicados, porque o 1-0 era curto, e o Benfica não estava a conseguir ter a bola... e atacar, com a entrada do Carrillo tudo mudou...
O jogo com mais trabalho do Júlio César, e esteve sempre bem... inclusive nas saídas... algo que não vinha a fazer! Não sei o que se passa com os pontapés de baliza do Imperador, parece que não quer chutar com força, para evitar uma lesão muscular...!!! Mas a bola tem que chegar mais longe...!!!
O Lisandro teve uma 1.ª parte desastrosa, a defender, com várias entradas à queima, suícidas... e depois na 1.ª fase de construção com vários passes errados... melhorou muito na 2.ª parte.
O Lindelof continua a cumprir na Esquerda, mas nota-se que não está à vontade...
O Semedo ofensivo da última época, está de volta... defensivamente, ainda vai cometendo alguns erros, principalmente nas disputas corpo a corpo... precisa de algumas lições de matreirice!!!
O Grimaldo é neste momento o melhor defesa esquerdo em Portugal, e muito sinceramente não me recordo do Benfica ter nas últimas décadas, um jogador tão bom, naquela posição (para mim, já é melhor do que alguma vez foi o Coentrão no Benfica)!!! Hoje, por exemplo, esteve sempre bem a defender..  e se cometeu alguns erros, foi na parte final, no processo ofensivo, já com a fadiga a atrapalhar a decisão!
Fejsa, voltou a varrer todo aquele meio-campo... praticamente sozinho na pressão e recuperação de bola! Nos últimos jogos tem arriscado alguns passes longos de belo efeito, com bastante sucesso... Hoje, cometeu dois erros de passe... mas a ele, perdoou-lhe!!!
O Horta ofensivamente continua a dar boas indicações, ou variando o flanco, ou entrando nos 'bicos' da área com a bola controlada... mas defensivamente continua a dar pouco à equipa... E hoje, o adversário jogou somente com dois médios-centro (ao contrário do habitual trio), mas mesmo assim tivemos muitos problemas...
O Salvio fez um dos piores jogos da época, muita luta, mas pouco discernimento... Sendo que o Toto contra adversários muito pressionantes, tem sempre muitas dificuldades, porque não tem a capacidade de fazer passes médios ou longos... decide quase sempre pelo jogada individual, e acaba por perder muitas bolas.
O Pizzi fez um dos melhores jogos da época: hoje, razoável na Esquerda, mas quando passou para a Direita 'explodiu'!!!
O Guedes voltou a não marcar, voltou a correr muito, voltou a decidir mal em várias ocasiões! Arrisco, afirmando que o Guedes nunca será o menino bonito do 3.º anel...!
O Mitrglou regressou e marcou... simples!
Excelente entrada do Carrillo... deu capacidade de posse de bola à equipa, mudou de flanco, fintou... é verdade que tem pouca intensidade defensiva, mas neste momento acredito que o Rui Vitória está a pensar na dupla Pizzi/Carrillo para Chaves!!!
O puto Zé estreou-se na Catedral e esteve quase a marcar... a Luz vinha 'abaixo'!!!
O outro regressado da noite foi o André Almeida, mesmo 'mascarado' regressou... desta vez para o meio-campo... e arrisco: para Nápoles, o André poderá ser opção para a Lateral Direita!!!
O golo do Braga marcado no final, com o Benfica em descompressão, não é novidade... o ano passado, aconteceu várias vezes (Benfica-Arouca por exemplo...), pontualmente não tem influência, mas é sempre um bom princípio manter a concentração até ao fim...

O 2.º golo do Benfica, vai dar polémica. Não vi programas televisivos esta noite, mas se os próprios adeptos do Benfica na Luz, estavam com dúvidas!!!!
Não existe qualquer irregularidade, não existe fora-de-jogo. Existe um corte defeituoso feito pelo jogador do Braga, que colocou a bola no Pizzi, ponto final!
Se o Mitrolgou tivesse tentado um passe para o Pizzi, a história seria diferente, mas assim, é clarinho.. Golo limpo!
Já agora, inacreditável penalty não assinalado sobre o Pizzi...

Quem diria, depois de tantas lesões, exibições cinzentas, pessimismos (eu, por exemplo...), o Benfica é líder à 5.ª jornada!!! Como afirmou o nosso treinador, ninguém é Campeão à 5.ª jornada, e ninguém perde o Campeonato à 5.ª jornada...
Vamos ter Champions, Selecções e Taça de Portugal nas próximas semanas, tudo com algumas jornadas pelo meio... Independentemente do nome dos adversários, temos que levar todos os jogos a sério... e com o regresso de alguns dos lesionados (espero ter o Jonas em Chaves...), até podemos aspirar a ter jogos 'sossegados'!!!!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Injusto o Guedes nunca ser o menino bonito do 3º Anel, mas se isso faz com que queira evoluir em vez de ser o novo Nélson Oliveira, para mim tudo bem. Tal como Pizzi aparece na jogada do 1º e do 3º golo (não me recordo se não está envolvido na do 2º).

    Lisandro foi igual a si próprio. Grimaldo se ficar mais de dois anos será surpreendente. O problema de se jogar com Lisandro e Semedo do mesmo lado da defesa é que aquele lado fica com um total de zero neurónios.

    Carrillo começa a mostrar cada vez mais que o lugar do Sálvio é no banco. Horta é um monstro.

    E ainda falta espaço para Jonas e Rafa. =D

    ResponderEliminar
  3. Pizzi do lado esquerdo é medíocre. Do lado direito é um dos melhores do Benfica. Carrillo ou Cervi, ou Guedes do lado esquerdo. E Jardel faz falta naquela defesa.

    ResponderEliminar
  4. O Guedes tem jogado bem. Se as bolas começarem a entrar, começa a ganhar confiança e vai ser um caso sério...
    Quanto ao segundo golo, não há dúvida nenhuma que é legal. E nem sequer interessa se é um corte, ou um ressalto, que isola o Pizzi. É que a bola é passada (pelo Mitroglou) para trás e a lei é clara. Passo a transcrever, a partir da Wikipedia:
    Em jogadas de linhas de fundo ou quando a bola é tocada para trás, não há fora-dejogo.
    Por isso não entendo as dúvidas dos comentadores (inclusive benfiquistas) sobre este lance.

    ResponderEliminar
  5. Salvio acusou algum desgaste porque vinha a ser dos melhores. É sem dúvida o melhor extremo. E ontem não esteve mal.

    Pizzi continua a não me convencer. E na esquerda muito menos.

    O Guedes ainda está a crescer. Tem forçado muito as jogadas. Mas a qualidade está lá. Só será um Nélson Oliveira se tiver os problemas físicos dele. Tal como o Salvio consegue fazer o inesperado e sair do meio de vários jogadores.

    Carrillo pensa muito bem o jogo e tem entrado bem. Falta a capacidade física.

    Para mim mais que criticar defesas acho que o comportamento global tem de mudar. Cometem demasiados erros não forçados na construção de jogo sem necessidade. O que tem de mudar é por isso a mentalidade da equipa pq até o Fejsa o fez. Acho que a equipa tem de estar mais concentrada e arriscar menos lá atrás, principalmente quando estamos a ganhar. Ontem como noutros jogos até parece que entram meio a dormir e por acaso não sofremos primeiro.

    ResponderEliminar
  6. Caro Abidos,

    Discordo em vários pontos deste post:
    i) o resultado não foi lisonjeiro para o Benfica. Foi lisonjeiro para o braguilha. O marafona tirou-nos vários golos, e entre o Guedes e o Mitroglou ficaram mais dois ou três por marcar (escandalosos).
    ii) O braguilha teve oportunidades e o nosso imperador só foi decisivo no lance do p. santos. Decisivo poderia ter sido o corno do árbitro por não ter assinalado o penalti escandaloso sobre o Pizzi.
    iii) Aliás, se os comentadores televisivos só discutiram o lance do segundo golo foi porque mais uma vez o debate foi condicionado. O lance mais grave é o do penalti. Sem dúvidas.
    iv) O Pizzi joga bem à direita e à esquerda. E essa é uma característica que ainda o engrandece como jogador. Quando passou para a direita beneficiou de outras liberdades. E "parecia" que estava a jogar melhor. É preciso ver quem está do outro lado.
    v) O Salvio é neste momento o jogador mais desequilibrador do Benfica. E ainda não regressou aos níveis de confiança antigos. Mas o treinador, e quanto a mim bem, pede-lhe que arrisque o 1 contra 1. Que é um dos seus pontos fortes, e onde já tantas vezes partiu defesas inteiras. Se ainda perde muitas bolas, também recupera algumas. E não esquecer a sua veia finalizadora. Não fosse marafona e tinha molhado a sopa.
    vi) O Horta está a melhorar a sua competência defensiva. Todos nos lembramos das perdas de bolas suicidas do bulo Sanches. É preciso calma. Tem categoria para jogar na primeira equipa. À vontade.

    Concordo com a análise do Guedes. Mas ainda lhe dou o benefício da dúvida. A verdade é que o treinador tem mantido a aposta. Vamos aguardar mais uns jogos.
    Quanto ao Carrilo está-se mesmo a fazer à titularidade. Não sei quem é que vai encostar, porque tanto o Pizzi como o Salvio estão a jogar muito bem. Mas o Carrilo vai valer ouro. Não tenho dúvidas.
    Uma referência à organização defensiva: É um sector que precisa muito de estabilidade e jogadores a jogarem nas suas posições. Temos que melhorar!

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!