Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Assim se pacifica o futebol português

"Numa semana onde os grandes ganharam, não houve contestação a Bruno Paixão, João Capela e Hugo Miguel. Nem a Vítor Pereira...


Jornada com vitórias dos grandes, mais sofrida a do Sporting, dentro da normalidade a do FC Porto e com nota artística, a do Benfica. Ou seja, como os grandes ganharam não houve nem contestação nem polémica e ninguém falou de Bruno Paixão, João Capela ou Hugo Miguel, muito menos se ouviram os tambores da campanha histérica contra Vítor Pereira. E será bom, desde já, que as vozes mudas, sub-reptícias e anónimas que fazem campanha pela fragilização do presidente da Comissão de Arbitragem sejam desmascaradas. Haverá eleições daqui a um ano para os vários órgãos da FPF e as movimentações já se fazem sentir, umas mais recomendáveis que outras, mas todas com o mesmo sentido: prioridade é abater Vítor Pereira; e, de caminho, se for possível derrubar Fernando Gomes (e será que alguém se preocupa com o facto de estarmos perante alguém que está a realizar um percurso de excelência, dentro e fora de portas?), melhor ainda.

Feita esta nota, tendo em vista a volatilidade da polémica relativa à arbitragem, conjuntural, maioritariamente rasteira e inevitavelmente oportunista, devemos abrir espaço para a semana europeia que amanhã abre portas com o Benfica-Astana. Portugal precisa de pontos UEFA, os desafios do futuro próximo são exigentes e há que lutar com todas as forças para manter os 2+1 na Champions de que actualmente dispomos. Na ronda desta semana, é evidente que o Benfica é favorito (pena é que não tivesse alterado a ordem dos jogos porque actuar em Astana a 25 de Novembro é um congelador anunciado) e o FC Porto vai ter em Kiev a primeira prova de fogo da temporada. Ali se saberá, perante um adversário que tem subido de produção nos últimos dois anos, qual o estado de prontidão da equipa de Lopetegui. Na Liga Europa há um duelo de qualidade em Alvalade entre Sporting e Lokomotiv de Moscovo (curiosidade, José Couceiro já treinou as duas equipas), o SC Braga, ferido pela escorregadela no Estoril vai à República Checa a casa do Liberec, justificar uma candidatura à passagem à fase seguinte da prova e o Belenenses, convalescente da goleada na Luz (Ventura, deixa lá, eu sofri lá oito e o enorme Jorge Martins levou com sete nas Antas...) irá jogar sem nada a perder em Poznan (bonita cidade e excelente estádio). Aos cinco magníficos pedem-se pontos UEFA!.

Aqui se coloca a questão do tempo e do espaço...
«A Académica fez hoje, de longe, o melhor jogo da época. Fomos uma equipa personalizada e forte na organização ofensiva.»
José Viterbo, treinador da Académica
Ao fim de quatro jogos a Académica ainda não pontuou, marcou um golo e sofreu dez. José Viterbo, herói da recuperação na temporada passada, mesmo assim, consegue encontrar razões de esperança no futuro. Precisa de tempo e de espaço para provar a sua tese. E aqui nasce o problema: até que ponto o que mostrou ser capaz de fazer no passado influencia o (seu) futuro?

(...)
Um fim de semana da 'bella Itália'
Uma final do US Open entre as italianas Flavia Pennetta e Roberta Vinci (vitória de Pennetta, fantástico ponto final numa carreira de prestígio) e um triunfo de Aru na Vuelta, marcaram um fim de semana de sonho do desporto italiano, que tem ainda a 'squadra azzura' no Europeu de de basquetebol...

CR5
Longa a seca de Cristiano Ronaldo e ainda na última edição da 'Quinta da Bola', na Bola TV, tive a oportunidade de manifestar a minha preocupação pela alergia do prodígio madeirense ao fundo das redes contrárias. Seria uma questão física? Haveria algum problema psicológico? Ou Madrid já não seduzia CR7? Boas perguntas, todas e cada uma delas respondidas em Barcelona pelo 'sete' merengue. Cinco golos ao Espanhol acabaram com a crise, o 'ketchup' não queria sair do frasco mas acabou a inundar o prato. Com cantavam os Supertramp, 'crisis what crisis'?"

José Manuel Delgado, in A Bola

3 comentários:

  1. Sobre a integração dos jovens na equipa principal do SLB,merece também destaque o "Grande capitão" Luisão.
    Ele tem sido um PAI dentro do campo para os jovens que serão estrelas no futuro: V.Andrade; G. Guedes, N.Semedo, mesmo o Talisca, N. Santos e muitos mais que serão lançados por Rui Vitória!.
    Um verdadeiro "PAI".
    Pena que quando Luisão chegou não tivesse assim um PAI dentro do campo...e a sua ambientação tivesse demorado mais.
    Mas vai ficar na História do Glorioso SLB....!!!

    ResponderEliminar
  2. Sobre a integração dos jovens na equipa principal do SLB,merece também destaque o "Grande capitão" Luisão.
    Ele tem sido um PAI dentro do campo para os jovens que serão estrelas no futuro: V.Andrade; G. Guedes, N.Semedo, mesmo o Talisca, N. Santos e muitos mais que serão lançados por Rui Vitória!.
    Um verdadeiro "PAI".
    Pena que quando Luisão chegou não tivesse assim um PAI dentro do campo...e a sua ambientação tivesse demorado mais.
    Mas vai ficar na História do Glorioso SLB....!!!

    ResponderEliminar
  3. ....falando de árbitros......O NUNO ALMEIDA JÁ FEZ O TRABALHO EM AVEIRO......FAZER COM QUE O BENFICA ESTRE NO ANTRO CORRUPTO COM MENOS PONTOS QUE OS CORRUPTOS.....

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!