Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Mestre

"Há pessoas que, perante o médico, esperam sorrisos, palmadinhas nas costas e palavras doces. Eu, com o meu pragmatismo, valorizo apenas a competência, mesmo quando esta se apresenta besuntada por alguma antipatia. Tal é válido também para os treinadores de Futebol.
O cidadão Jorge Jesus parece tratar-se de uma figura pouco consensual nalguns meios. Acusado de vaidade, de arrogância, e de alguma teimosia, Jesus deixa atrás de si um rasto de opiniões desfavoráveis - que não encontra correspondência na forma (brilhante) como as suas equipas normalmente jogam.
Para analisar o seu trabalho, talvez eu leve a vantagem de conhecer mal a pessoa. Ao contrário de muitos outros escribas e comentadores, posso assim cingir-me àquilo que vejo em campo, e ignorar eventuais estados de alma gerados por uma palavra a mais, ou a menos, que Jesus me tenha dito, ou deixado de dizer.
E os factos não deixam espaço para quaisquer dúvidas. O Futebol benfiquista de hoje, e o de há quatro anos atrás, são realidades incomparáveis. A valorização em série de jogadores é algo sem paralelo na história centenária do Benfica, e se lhe juntarmos as sucessivas presenças na Champions League, percebemos o quão valioso tem sido o trabalho do actual técnico, quer numa perspectiva desportiva, quer na vertente financeira - tão importante para a sustentabilidade do Clube.
Com ele no banco, o Benfica ganhou um Campeonato Nacional, perdeu outro para o melhor FC Porto de todos os tempos, e um terceiro para as arbitragens. À quarta época, com uma equipa despida de Javi Garcia e Witsel, depois de Luisão, e por fim também de Aimar e Carlos Martins, seguimos firmes na liderança. Melhor era difícil. Ou mesmo impossível.
Independentemente o seu ar mais ou menos jubiloso, ou de uma ou outra declaração pouco feliz, gosto muito de o ver no Benfica. Sei que não podemos ter Mourinho ou Fábio Capello no seu lugar. E temo, aima de tudo, que outro entendimento o faça um dia aparecer à nossa frente, mas vestido de outra cor."

Luís Fialho, in O Benfica

5 comentários:

  1. Só se perdeu um campeonato (dos últimos dois) para as arbitragens? Se calhar esse "clube rival" nesse campeonato, no fim, era como no início! O Benfica nesses dois campeonatos pos-se a jeito, mas o empurrão já tinha sido dado há muito! Não topou?

    ResponderEliminar
  2. Jorge Jesus é um bom treinador,no entanto borra completamente a pintura quando abre a boca.

    Tem claramente a sua quota parte de mérito nas vitórias e valorização dos jogadores,mas convenhamos que em 2009(quando J.J. chegou ao Benfica) o Benfica deu enorme salto qualitativo com a chegada de 12 jogadores,de onde se destacaram JavI,Saviola e Ramirez.

    Daí para cá passou a contar com jogadores como Bruno César,Nolito,Gaitan,Sálvio,Artur,Matic,Melgarejo,Lima,Rodrigo entre outros.

    Por isso é perfeitamente normal que a fasquia seja mais elevada que "antigamente".

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo com o LF como já é costume. Opinião mais uma vez cheia de bom senso e verdadeira.

    Para mim, estou a borrifar-me completamente para a maneira como JJ fala para os jornalistas ou jornais. Como dizia o outro, "Estou a cagar-me!". Não é para isso que ele é pago.

    Ele é pago para treinar a equipa e o que me preocupa mais é como ele dirige e lidera os seus jogadores e a equipa. E pelo que vemos, ao contrário de alguns ignorantes e imbecis que gostam de dar opinião por tudo e por nada - mais por nada! - dirige-os mais do que bem. Por isso, repito mais uma vez, espero dentro de pouco tempo ver o seu contrato prolongado por mais 2 ou 3 anos.

    ResponderEliminar
  4. Espero jj continue mais 2 or 3 anos benfica.

    ResponderEliminar
  5. Olha se não vai para o ano para o teu clube, oh Anónimo!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!