Últimas indefectivações

domingo, 29 de maio de 2022

Os 5 melhores reforços de verão da história do SL Benfica


"Acrescentarias Algum Nome À Lista?

Amores de verão: Quem nunca? Está a chegar aquela altura do ano em que as hormonas dos mais jovens ficam descontroladas e nas férias escolares o calor convida a praia, noites quentes e copos pelo meio.
Estes três fatores podem levar ao envolvimento íntimo de duas pessoas onde muitas vezes é a primeira vez que se cruzam na vida. Na maior parte dos casos todo esse desejo desmedido fica por ali. Mas se a coisa corre bem, o destino passa a juntá-las para a vida como num conto de fadas.
No futebol passa-se praticamente mesmo quando se fecha o pano de uma época e começa-se a abrir outro, justamente quando o verão bate à porta.
E é nesta altura que os clubes começam a preparar as suas equipas para mais uma temporada, observando este e aquele jogador até haver um que corresponda às exigências e que seja contratado em definitivo.
O amor à primeira vista entre jogador e clube pode proporcionar-se mas só o tempo dirá se foi uma boa escolha, isto sempre dependendo do rendimento individual do atleta.
O SL Benfica começa a partir de agora a preparar o seu plantel para 2022/2023 já com o novo treinador em funções, Roger Schmidt, e cabe ao treinador alemão e à estrutura encarnada definirem os alvos para este verão poderem contar com uma equipa forte, capaz de lutar ombro a ombro com FC Porto e Sporting CP na luta pelo título de campeão nacional, situação que não aconteceu esta temporada.
Petar Musa e Mihailo Ristic são, para já, os novos reforços do clube lisboeta e prometem lutar pela titularidade com os seus companheiros de posição. Rui Costa já sabe que não quer cometer alguns erros do passado em contratações falhadas e quer ter no clube que preside jogadores que sejam garantia de sucesso imediato.
Claro que as boas exibições individuais podem não chegar para a conquista de títulos mas ter boa qualidade no plantel ajuda e de que maneira a que esse objetivo se concretize.
O SL Benfica, ao longo dos seus 118 anos de história, teve muitos jogadores que foram contratados no defeso e provaram logo de início que foram excelentes aquisições. Alguns deles ficaram mesmo imortalizados e são hoje símbolos do clube encarnado.
Houve outros que só renderam alguns anos depois e outros que não conseguiram mesmo impor-se, abandonando o clube sem honra nem glória. Na lista abaixo, apresento aquelas que considero as cinco contratações de verão mais marcantes da história mais recente do SL Benfica.

1. Luisão (2003-2018)
Chegou, viu e venceu. Eis a bela história de amor entre Luisão e o SL Benfica que começou em namoro e acabou em casamento.
Este defesa-central brasileiro que os encarnados contrataram ao Cruzeiro EC no verão de 2003 estreou-se a marcar logo no primeiro encontro que realizou e nem nos melhores sonhos Luisão podia imaginar ter um início tão bom de uma aventura que se prolongou até 2018.
Assim que agarrou a titularidade nos primeiros jogos nunca mais a largou e passou a ser o patrão da defesa. Luisão era um central de grande estatura física e difícil de bater nos lances divididos mas não era muito rápido, sentido dificuldades de marcação quando apanhava pela frente avançados mais rápidos.
Um dos pontos altos da carreira ao serviço das águias foi o golo que apontou ao Sporting CP em 2005, decisivo na conquista do campeonato nacional. Os dedos de duas mãos não chegam para contar os companheiros que o eterno capitão teve no centro da defesa, muito menos o número de títulos que conquistou ao serviço dos encarnados, num total de 20.
Foram 15 anos a jogar ao mais alto nível e sempre com grande profissionalismo, o que fez dele um exemplo para todos os jovens da formação que ambicionavam chegar à equipa principal. A ligação de Luisão com o SL Benfica é tão forte que continua a fazer parte da família benfiquista, agora como diretor técnico e performance do Futebol Profissional.

2. João Vieira Pinto (1992-2000)
O “menino de ouro”, como ficou conhecido na Luz, foi contratado ao Boavista FC no verão de 1992 e começava nesse ano a desenhar uma das páginas mais bonitas da história do SL Benfica.
João Pinto chegou com o estatuto de ser o único bi-campeão do mundo de sub-20 e rapidamente encantou os adeptos com pormenores técnicos deliciosos, vencendo na época de estreia uma Taça de Portugal.
Mas o seu ponto alto no emblema encarnado aconteceu na temporada 1993/1994, onde foi campeão nacional e marcou 18 golos, três deles naquele que é considerado pelo próprio como o seu melhor jogo da carreira, os 3-6 em Alvalade.
João Pinto foi o melhor jogador do SL Benfica durante muitos anos, chegando mesmo a levar a equipa ao colo em várias ocasiões.
Saiu em 2000 da maneira que se sabe mas durante as oito épocas de águia ao peito foi um ídolo para os adeptos, que ainda hoje não acreditam como foi possível Vale e Azevedo ter dispensado um jogador com tamanha qualidade, situação que o Sporting CP aproveitou da melhor maneira, tendo contratado de borla um dos símbolos do seu eterno rival.

3. Simão Sabrosa (2001-2007)
Simão foi contratado em Julho de 2001 ao FC Barcelona e teve o dedo de Luís Filipe Vieira, recém-chegado à presidência do SL Benfica. Estava em marcha a construção de uma grande equipa para o início do novo século e o extremo formado no Sporting CP era o nome mais sonante que chegava ao Estádio da Luz.
Ganhou de imediato a admiração dos adeptos com grandes exibições e grandes golos, o que levou o seu coração a mudar para vermelho e branco, e por isso passou a ser uma persona non grata em Alvalade. Simão foi capitão do SL Benfica e de águia ao peito realizou 230 jogos e marcou 94 golos.
Conquistou um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Atualmente, faz parte da estrutura encarnada ocupando o cargo de diretor para as Relações Internacionais.

4. Michel Preud’homme (1994-1999)
Terminado o Mundial de 1994 que se realizou nos Estados Unidos e onde Preud’homme foi considerado o melhor guarda-redes do torneio, o SL Benfica não perdeu tempo e contratou o belga que na altura tinha 35 anos.
E desde cedo se percebeu que estávamos na presença de um “monstro” entre os postes, com grandes exibições e defesas para mais tarde recordar. E assim foi durante os cinco anos em permaneceu na Luz. No entanto, os plantéis onde esteve nem sempre foram os melhores e não foi de estranhar que nesse período, a Taça de Portugal tenha sido o único troféu conquistado com a camisola das águias.
Apanhou uma das fases mais conturbadas da história do SL Benfica mas nem por isso se deixou ir abaixo, revelando sempre uma grande maturidade prórpia da idade, sendo uma voz de comando na equipa encarnada.
Mesmo com apenas um título na bagagem, Preud’homme foi um dos melhores futebolistas de sempre a atuar em Portugal e será sempre um ídolo entre os benfiquistas, mesmo para aqueles que não o viram jogar.

5. Nuno Gomes (1997-2000 / 2002-2011)
A história da primeira passagem de Nuno Gomes pelo SL Benfica resume-se a uma palavra: golos. O avançado português contratado ao Boavista FC com apenas 21 anos já tinha dado nas vistas no clube axadrezado e rumou à Luz para ser o principal artilheiro da equipa ao lado de João Pinto, eles que formaram uma dupla de ataque bastante interessante.
Nuno Gomes era um avançado muito móvel e com bom sentido de oportunidade, que marcou 22 golos na temporada de estreia pelos encarnados e na seguinte fez balançar as redes por 34 ocasiões.
Na última época de águia ao peito antes de rumar a Itália para representar a ACF Fiorentina, acrescentou mais 20 golos na sua conta pessoal, já para não falar do seu bom desempenho com a camisola da seleção portuguesa no Euro-2000.
Voltou à Luz em 2002 e continuou a marcar durante nove anos, até alcançar um total de 166 golos nas duas passagens pelo emblema de Lisboa, onde conquistou sete títulos. "

8 comentários:

  1. Nuno Gomes deve ter sido o ponta-de-lança do SLB que mais jogos jogou sem conseguir ser o melhor marcador do Campeonato, foi dos maiores fracassos como jogador no clube!

    ResponderEliminar
  2. Nuno Gomes? o Benfica realmente baixou muito o grau de exigencia.~
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  3. Pablo Aimar, Oscar Cardozo, Karel Poborsky, entre outros, não dizem nada ao autor da publicação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o poborsky não veio no mercado de verão convém também ler os títulos.

      Eliminar
  4. jv pinto e nuno gomes foram os herois do pior momento de sempre do nosso clube. Feitos pela propaganda do boavista eram muito fraquinhos. Sobretudo o nuno gomes, durante todos os anos nunca cabeceou uma bola vinda do seu guarda-redes mas fingia que ia sempre tentar. Um pavor mas os jornaleiros sempre a dizer bem para mim foi um dos melhores defesas do fc penaltis.

    ResponderEliminar
  5. jv pinto foi devolvido pelo atlético mesmo depois de terem pago várias prestações e recusou-se a ir para a corunha pq lá seria suplente, este jogador depois dos 21 anos não jogou nada (até aos 21 anos foi uma mais valia)

    ResponderEliminar
  6. o jv pinto levou o benfica ao colo para lado nenhum.

    ResponderEliminar
  7. se a idiotice pagasse imposto em portugal éramos o pais mais rico do mundo.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!