Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Conversa do Tetra !!!

"Imagens marcantes e recordações
Luís Filipe Vieira: "O pai do Tetra são os jogadores. Quero dar um abraço ao Salvio, ao Jonas e ao Luisão. Tenho saudades vossas. Qualquer um deles marcou uma passagem importante no Benfica. O Luisão tem 20 títulos, o Salvio tem 14, o Jonas tem nove ou 10. Marcaram toda a Família Benfiquista e sabem o quanto me marcaram a mim. Conversámos sempre muito ao longo destes anos de forma transparente e amiga, mas com grande grau de exigência. O que posso dizer é que tenho saudades. Estas imagens marcam e deixam recordações. Temos de olhar para a frente, mas sabem que estão na história do Benfica. Já estavam pelo Tri e estão também pelo Tetra. Só não foi possível chegar ao Penta, mas vamos trabalhar para lá chegar um dia. O Salvio disse uma verdade: somos uma Família. Foi com estes, será com outros, mas com grau de exigência."

O inédito e histórico Tetra
Luisão: "Para nós foi um prazer imenso ficar na história do Clube. Ganhar um [Campeonato] não é fácil, imaginem conquistar quatro… Fiquei completamente arrepiado e emocionado com estas imagens. Os momentos que vivemos, a amizade… Tudo isso fica gravado na nossa memória. Foi tudo espectacular!"
Jonas: "Vendo as imagens é difícil não nos emocionarmos. Foram momentos únicos que vivemos juntos e a nossa amizade e companheirismo foram muito importantes para estas conquistas. Fico feliz também pelos prémios individuais."

A família Benfica
Salvio: "Na verdade, como disse o Luisão, fiquei arrepiado ao ver as imagens destes títulos que vencemos juntos, por tudo o que passámos juntos, tudo o que ultrapassamos. É emocionante e tenho muitas saudades de todos. São momentos que tenho na memória e é uma emoção enorme ter vivido tudo isto no Benfica, e ter partilhado o balneário com Jonas e Luisão. Para além de companheiros [de equipa], são meus amigos. Sempre tivemos uma grande família no Benfica. Estou feliz por ter conquistado estes títulos com eles."

A relação próxima com Luís Filipe Vieira
Luisão: "O Presidente pode não aceitar a designação de 'pai do Tetra', mas ele é o companheiro do Tetra. Digo isto do fundo do coração. Se eu conquistei o que conquistei, devo muito a ele que, ao longo dos 15 anos, sempre me mostrou onde eu poderia chegar. Para mim falar do Presidente em relação ao grupo é mostrar que ele é o primeiro – quando as coisas não correm tão bem – a acreditar. O Benfica tem uma cobrança muito forte e, quando as coisas correm mal dentro do campo, a pressão em cima dos jogadores acontece, e o Presidente está sempre ali. Nós tivemos um resultado negativo e o Presidente chamou-me e disse 'tu tens de conseguir colocar essas palavras [compromisso, humildade, determinação, sempre ambiciosos] dentro do balneário porque nós vamos conseguir chegar ao Tetra'. E era um momento em que os adeptos já não acreditavam… Graças a Deus deu certo. De certeza que, mais lá para a frente, vai voltar a acontecer o Tetra."
Luís Filipe Vieira: "Os jogadores são profissionais, mas são também pessoas. E acho que uma das coisas muito importantes no Benfica é a relação que se cria. No caso do Jonas, na despedida dele, há coisas que nos ficam na cabeça, que nos deixam com saudades, nostalgia no momento da partida. Mas ele sabe que vai estar sempre perto de nós. Há coisas que se passam dentro do Benfica que nos marcam para sempre."

Salvio, Luisão e Jonas aos olhos do Presidente
Luís Filipe Vieira: "É uma das mais-valias que o Benfica tem hoje. Esta relação humana que nós conseguimos ter, havendo respeito. Estou imensamente grato pela felicidade que me fizeram viver ao longo destes anos todos. Não sou muito expansivo, mas sabem pelo meu olhar e pelo meu sorriso. Obrigado por tudo o que me deram, a mim e ao Benfica."
"Em relação ao Salvio, nestes anos todos que tenho de Benfica, ele foi de certeza o jogador mais azarado que passou por cá. Mas nunca se dava por vencido [Salvio emociona-se ao ouvir estas palavras...]. Ele, além de ter interiorizado todo o benfiquismo, foi sempre capaz de reagir aos infortúnios. Felizmente, conseguiu sempre vencer os problemas, não está perdido para nada, pelo contrário, tem uma força e determinação muito grandes, conseguiu fazer levantar o Estádio muitas vezes com a sua garra e entusiasmo. Toda a gente pensava ‘o Salvio não vai ser o mesmo’ e ele continuou sempre a ser o mesmo, com um riso contagiante e uma alegria… Não tenhas dúvidas de que tinha muitas saudades tuas, marcaste-me."
"Quem está aqui no Benfica, e eles sabem melhor do que eu, quando começa uma época, quer sempre ser campeão. Mas também temos de pensar que temos sempre adversários pela frente. Há uma determinação e ambição muito grandes de querer ganhar sempre. De certeza que neste ano não fugimos à regra. Vamos entrar a todo o gás para conquistar este título. Trabalhamos arduamente para voltarmos a ser campeões. Essa é a garantia que podemos dar a todos os Benfiquistas. É para isso que trabalhamos todo o ano, para chegarmos ao final e sermos todos felizes."
"Qualquer destes três homens marcaram o Benfica e marcaram-me a mim. O Luisão, costumo dizer, que foi e é o meu companheiro de viagem. É aquele que sabe o que era o Benfica do passado e o que é hoje. O Salvio começou por um empréstimo e depois com uma aquisição, onde fui criticado por todos. Foi uma aquisição como homem e como jogador. O Jonas apareceu sem querer. E eu só pensava, passado um ano, ‘como é que foi possível ele vir para aqui a custo zero?'"   

Os importantes conselhos e ajuda do Presidente
Jonas: "Tenho várias histórias com o Presidente. Esteve sempre connosco, ao nosso lado e sempre deu a cara. Foi sempre o primeiro, nomeadamente nos momentos de maior pressão, porque não é fácil jogar no Benfica. Ajudou-me a definir em alguns períodos da minha vida, na renovação do contrato, por exemplo. Eu pensava se iria render o mesmo que antes, e, por vezes, apareciam outras propostas e o Presidente falava comigo e dizia que o Benfica era o melhor sítio para estar. Agradeço os conselhos e valeu muito a pena segui-los. O Luisão e o Salvio foram amigos que me ajudaram muito. Eu e o Luisão falávamos muito."
Salvio: "Só tenho palavras de agradecimento para o Presidente. Ele sabe o que penso dele. Sempre esteve perto de mim. Tive momentos complicados, nomeadamente na altura das lesões no joelho. O Presidente dava-me ânimo, força, ligava-me… Quando surgiu o problema de cancro do meu pai, ele ajudou-me muito e eu valorizo isso e muito. Nunca nos faltou nada e até tive mais do que precisava. Para além de ser um grande Presidente, é uma grande pessoa. Obrigado, Presidente, por tudo."

O título mais saboroso do Tetracampeonato
Luís Filipe Vieira: "O título mais especial, o que vivemos mais intensamente, foi o Tri. Todos eles são saborosos, mas o Tri era para partir tudo. Saímos a pensar em ganhar, voltávamos a pensar em ganhar…"
Luisão: "Para mim, desses quatro, o mais importante foi o Tetra. Foi o que teve um sabor mais especial porque na época anterior eu parti o braço, muitas pessoas estavam com dúvidas de como eu voltaria. No início da temporada voltei, mas no banco, até que tive oportunidade e, contra o 1.º de Dezembro, consegui marcar um golo e recebi aquele papel do Presidente [Compromisso, Humildade, Determinação, sempre Ambição]. Coloquei à frente da minha cama e prometi a mim mesmo que só ia descansar quando lhe devolvesse o dever cumprido. O Tetra foi o mais importante por essa superação. Com a idade, nós temos de dar provas todos os dias, e não é fácil competir em alto nível e treinar frente a um Toto [Salvio] que não pára de correr como se cada treino fosse o último." 
Salvio: "A minha escolha também e o Tetra. Foi uma época em que praticamente fiz a época toda sem problemas, fiz uma boa temporada, desfrutei muito em campo. Foi uma época muito boa, para mim e para todos."
Jonas: "O Tetra ficou marcado porque eu também tive um problema difícil no início da temporada, e foi um ano de muito trabalho. A época do Tetra ficou marcada, foi um período em que eu estive que me esforçar muito para voltar depois da infeção no pé. Foi uma temporada marcante."

As saudades de estar com os melhores
Salvio: "Tenho muitas saudades e lembranças de todos. Lembro-me dos jogos, dos campeonatos ganhos. Vi muitas imagens do Tetra e recordei momentos incríveis. Agradeço a Deus por me ter dado a oportunidade de ter vivido isto e de ter jogado num clube tão grande como o Benfica. Joguei com o melhor capitão de todos, que é Luisão; com o melhor jogador que é o Jonas e tenho muitas saudades porque não poderei voltar a jogar com eles."

Histórias do Tetra
Salvio: "O momento do Tetra, quando ganhámos em Vila do Conde, foi um grande momento para nós. Faltavam 10 minutos para acabar, era um jogo muito difícil, muito complicado e conseguimos ganhar já perto do final. Foi um grande dia. Depois, houve muitos momentos dentro do balneário. Passámos muitos bons momentos. Os mais divertidos? Jonas, Eliseu… Lembro-me dos primeiros anos que cheguei, o David Luiz estava sempre a brincar. Jogámos com tantos jogadores que havia sempre algum ‘palhaço’… Eu acho que ninguém sabia que o Eliseu ia aparecer de mota, muito menos dentro do balneário. Mas foi um momento muito engraçado. Estávamos todos muito felizes." 
Jonas: "[Eliseu] era uma figura. No balneário, antes e depois dos treinos, toda a gente ‘pegava muito no pé dele’. Às vezes ele fazia coisas que ninguém esperava. É uma grande pessoa e um Benfiquista ferrenho. Nestes anos, demonstrou todo o amor que tem pelo Clube. Infelizmente, não temos tanto contacto com ele porque desaparece do nada [risos]. Ele aparece sempre nas festas do Marquês, quando o Benfica ganha, portanto espero que ele apareça todos os anos."
Luisão: "Eliseu é o jogador mais tranquilo com quem já joguei. Eu fico nervoso antes do jogo, preocupado, a pensar nas coisas. Para o Eliseu, o jogo poderia ser de extrema responsabilidade que ele era a mesma pessoa."

Quando o capitão salvou o goleador…
Luisão: "Uma história do balneário? Há muitas, mas algumas não posso contar [risos]. Tenho uma com o Jonas, mas é fora do campo. Um dia perdemos um jogo, estava a chegar a casa e vejo o Jonas rodeado de cinco adeptos, escondido dentro do carro. Tive de sair do carro para o proteger, senão ele ainda levava [risos]."
Jonas: "Essa história é muito boa. Eu estava a chegar a casa, um carro ultrapassa-me e diz: ‘pára, pára!’. E eu disse: ‘só paro se for só para falar.’ Tivemos 20 ou 25 minutos a falar e quando estava tudo mais tranquilo, vem o Luisão e salvou-me. Dentro ou fora do campo, ele protegia-nos sempre."

O especial aniversário de Júlio César...
Jonas: "A história do aniversário dele? O Júlio [César] é muito guloso e muito animado. Era o aniversário dele e ele queria sempre dar mais uma volta… mas tínhamos muitos jogadores alegres. O Luisão, o Salvio, o Pizzi, o André Almeida…"
Luisão: "Agora que já somos antigos jogadores, já podemos falar. O Júlio apanhou-nos em Lisboa, colocou-nos no barco e fomos até Troia. Quando olhei para o relógio eram 18h30 e eu a pensar que íamos voltar à noite. Em Tróia, perguntei ao Júlio César: ‘Como é que voltamos?’ E ele responde: ‘Eu aluguei uma casa aqui em Troia. Querem que chame um autocarro para vos levar?’ Queria bater-lhe! [risos] Estávamos cheios de areia, sal… Tivemos de apanhar um barco até Setúbal e táxi em Setúbal até Lisboa."

Benfica Equipa de eleição
Salvio: "A equipa do Bicampeonato. Sentia que a equipa jogava muito bem, com um grande estilo de jogo, sem medo de ninguém. Fizemos uma grande época. Também gostei muito da equipa do Tetra, mas escolho a equipa do Bi."
Jonas: "Escolheria também a do Bi. De um lado Salvio, do outro Nico; Lima ao meu lado; atrás Luisão e Jardel… Samaris, Eliseu, Pizzi… Era uma equipa que quando ia para os jogos tínhamos grandes hipóteses de ganhar com goleada. O estilo de jogo estava adaptado, era muito automático. Treinávamos muito e, no campo, saía tudo com muita naturalidade."
Luisão: "Vou elogiar a primeira e a segunda época, quando eu cheguei ao Benfica. Nós não tínhamos as condições que tivemos nos últimos anos. Porém, dentro do campo, lutávamos muito para construir um alicerce para o Benfica poder conquistar o que está a conquistar hoje. Não era fácil não ter lugar para treinar, é difícil… Essa fica como aquela época de carácter, de luta. Depois, o primeiro ano do Jorge Jesus, que revolucionou o futebol do Benfica. Tínhamos alas muito fortes, e uma consistência e dinâmicas de jogo muito fortes. E depois todas as que terminaram no Tetra. Sem olharmos, já sabíamos onde cada jogador estava, estava tudo muito automatizado."

A pressão de jogar no SL Benfica...
Luisão: "Quando cheguei ao Benfica era Campeão Brasileiro, titular no Cruzeiro e era convocado para a Selecção brasileira, mas, no começo, senti um pouco. Todos sentem."
Jonas: "Também passei por esse momento, de pensar que não ia conseguir fazer o que fazia antes. É normal."
Salvio: "Na minha primeira época, em que estive emprestado [2010/11], tive dois ou três meses de adaptação que não foram fáceis. Tínhamos um treinador muito exigente, que era o Jorge Jesus. Isso também me fez crescer como jogador. Quando ultrapassei essa fase ficou tudo muito mais tranquilo e depois foi desfrutar dos jogos na Luz."

Melhor jogador com quem se cruzaram
Salvio: "O Jonas e o Saviola."
Luisão: "Jonas e Saviola foram os melhores com quem já joguei. São jogadores muito inteligentes, estão sempre um pensamento e um posicionamento à frente. Houve um jogo na Luz em que estávamos a ganhar e o Jonas errou um domínio na frente, eles atacaram e acabei por fazer uma falta perto da área. Eu e o Jonas discutimos e depois tivemos de ir na mesma carrinha até ao aeroporto para apanhar o avião para o Brasil… Parecíamos duas crianças sem conversar. Só fizemos as pazes no aeroporto. Amigos também brigam." 
Jonas: "Das equipas pelas quais passei, a maioria das pessoas com quem tinha mais afinidade era difícil discutirmos. Naquele momento eu já conhecia o Luisão, e ele, dentro de campo, transforma-se. Não há amizade, não há nada. E precisamos de um jogador como ele, por isso é que ele é um líder. Vai ser sempre o eterno capitão. Ele dava-me broncas e na maioria das vezes estava certo."
"É difícil escolher um. Eu até joguei pouco com ele, mas acho que é um menino que pode ir longe na carreira e tem uma qualidade muito diferente. O João [Félix] foi um jogador que me impressionou muito, até pela idade. Mas claro que não dá para não falar de jogadores como Salvio e Luisão… Eu joguei com muitos jogadores, mas tive o privilégio de jogar com estes dois, que me ajudaram muito quando cheguei ao Benfica. Eu vinha com 30 anos do Valência, muito desacreditado, num momento difícil, e todos eles me reergueram…"
Salvio: "Para nós era muito importante ter um jogador como Luisão em campo porque muitas vezes algum jogador não saía com a máxima concentração e ele estava sempre lá para nos ajudar dentro de campo. Levei muitas broncas dele, mas cresci muito como jogador por ter um companheiro e um capitão como ele."

Tudo pelo goleador Jonas, até com cãibras...
Luisão: "O Jonas é um jogador acima da média. É muito inteligente. Quem olha, pensa que é farmacêutico ou advogado, mas com a bola nos pés é dos melhores com quem eu joguei. As coisas parecem fácil quando são conquistadas, mas tem de se ter muito carácter. [Em 2014/15, no jogo com o Marítimo] Já tínhamos o título, mas demos tudo para que o Jonas fosse o melhor marcador. Já tinha cãibras e tudo."
Salvio: "Lembro-me muito bem do Rúben [Dias]. Quando começou a treinar connosco não tinha medo de ninguém, batia no Raúl, no Jonas… Sabia que ia ser um grande jogador. Lembro-me do Guedes. Quando treinava connosco demonstrava muita qualidade. Depois, claro, João Félix, que tem uma qualidade enorme. Quando jogávamos com a equipa B, víamos isso e sabíamos que ia dar em jogador."
Jonas: "Há muitos. O Ederson, o Nélson Semedo, o Rúben, o Renato Sanches, o Gonçalo Guedes… Mas houve um treino do João Félix connosco em que a bola vai para ele e ele teve um gesto que se notava que já tinha sido preparado antes. O Luisão olhou para mim e disse: ‘Este miúdo é craque’." 
Luisão: "Notava-se no posicionamento e na movimentação que o João Félix era craque. Foi o que vi mais acima da média. Mas aquele em que fiquei mais feliz, que me deixou emocionado ao ponto de ficar com lágrimas os olhos foi o Nélson Semedo. Era muito humilde, simples. Quando subiu à equipa principal, houve uma viagem em que tinha feito print de algumas imagens do jogo anterior e perguntei se lhe podia mostrar para melhorar o posicionamento… A partir daí já era ele que me pedia para o ajudar. Fiquei mesmo feliz por vê-lo no Barcelona, não é fácil, e ele tem feito uma carreira regular."

Ligação emocionada e camisola guardada
Salvio: "Continuo a ter muitas saudades do Benfica. Até tenho aqui a camisola [mostra para os ecrãs]. Guardei a minha camisola no Benfica desta época [olhar embargado]. Continuo ligado ao Benfica, a falar com os meus antigos companheiros. Vou levar sempre o Benfica no coração e foi muito difícil sair. Agora estou mais perto dos meus pais e estou a aproveitar outra etapa na minha carreira."

Mensagem para o balneário
Jonas: "A mensagem é a mais positiva. Faltam 10 jogos e o Benfica vai voltar muito forte depois desta paragem. A equipa tem muita qualidade, o início da temporada foi muito bom e vamos estar todos a torcer. Tenho a certeza de que no fim todos poderemos comemorar mais um título. Boa sorte e muito entusiasmo."
Salvio: "Uma mensagem de força e confiança. Eu, como todos os benfiquistas, acredito nesta equipa. Se há alguém que pode ganhar este campeonato é o Benfica. Temos bons jogadores, bom corpo técnico, bom balneário, bons adeptos… Continuem a trabalhar, não é fácil, mas eu acredito que esta equipa pode conseguir este campeonato. Que no final da época possamos festejar todos juntos."
Luisão: "Estamos passando por uma fase tão difícil nas nossas vidas, devido a esta pandemia, e eu só pedia para quando regressarem, a cada treino que estão a fazer agora, a cada jogo, possam trazer-nos alegria a todos os benfiquistas que estão longe, confinados, para todos os que sofrem pelo Benfica. Que os jogadores correspondam dentro de campo, lutando até ao último minuto. Não sabemos quem será campeão, mas com o esforço de todos eles, vai dar tudo certo.""

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!