Últimas indefectivações

sábado, 18 de janeiro de 2020

"Ousem um lugar na nossa História."

"Mais do que uma sugestão (ou uma ordem), mais do que um apelo pintado num muro de Lisboa, a mensagem que dois Benfiquistas - que pretendem ficar anónimos - ali discretamente inscreveram com arte representa uma impressiva manifestação de estímulo e de confiança dirigida aos nossos atletas, carregada de significado e de sentimento da cultura benfiquista. O lugar é próprio e foi muito bem escolhido: um largo da cidade junto ao nosso Estádio - a Rotunda Cosme Damião, por onde hoje têm de passar praticamente todos os jogadores e atletas na sua relação com o Clube. Sendo eles os destinatários daquele recado tão fortemente simbólico como genuíno, é impossível que não vejam e não acabem por ser sensíveis ao que ali está gravado.
O dispositivo foi bem imaginado e produzido e, por fim, cuidadosamente montado, de modo a garantir a conservação e durabilidade da mensagem: lá estão o eterno emblema do Benfica, uma frase bem elaborada e sugestiva e, depois, as imagens de dezanove dos nossos maiores heróis de todos os tempos.
Nuno e João (mantenho, Amigos, o compromisso de discrição...) limitam-se a lançar um repto: 'Ousem um lugar na nossa História.' A frase termina com um ponto final que, só por si, ainda concede mais força tranquila à mágica energia subjacente no recado.
Faz pensar a quem a lê - como quem diz aos atletas do presente que vale a pena tentar todo o esforço e toda a abnegação de modo a que, um dia, igualmente se lhes possa conceder a eles, um lugar idêntico naquela galeria de imortais. Mas, curiosamente, a nós, que não jogámos na relva do estádio, nem nos pavilhões tendo o 'Manto Sagrado' sobre os ombros, também tem o condão de nos ligar a esses os que jogam por nós todos e que nos representam, através do voto de confiança que lhes entregamos, com a segura atribuição do crédito para que, conseguindo vencerem-se a si próprios, vençam sempre os adversários. Pelo Benfica.
O Benfica; e uma frase forte - 'Ousem um lugar na nossa História.' E o simbolismo das impressionantes imagens de referência de alguns dos nossos maiores jogadores de Futebol de sempre, como Eusébio, Coluna, Rogério 'Pipi' ou Chalana, por exemplo, e, entre todos, um único grande atleta do Basquetebol - Carlos Lisboa, como que a representar os eleitos de todas as modalidades.

O Sport Lisboa e Benfica é isto. A simples homenagem de dois Benfiquistas - os mesmos autores do lindíssimo mural 'Farmácia Franco' (que veio enobrecer a incaracterística entrada Norte do Parque do Estádio da Luz...) - volta a traduzir muito mais do que aquilo que apenas se escreve e lê numa parede de Lisboa: é no Presente que constituímos o Futuro, se tivermos sempre connosco os mais elevados exemplos da nossa História."


José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!