Últimas indefectivações

sábado, 18 de janeiro de 2020

Vermelhão: Sexta-feira Vermelha !!!

Sporting 0 - 2 Benfica


Não fizemos uma grande jogo - verdade -, mas ganhámos, com justiça... e após meio campeonato, temos 7 pontos de vantagem sobre a concorrência!!!

Entrámos muito bem no jogo, nos primeiros 30 minutos o jogo foi todo nosso, com uma única excepção (em puro contra-ataque, num bola directa, os Lagartos acertaram no poste), mas como era expectável, não aguentámos o ritmo... Esta sequência de três jogos em oito dias, sentiu-se...
No 2.º tempo, entrámos mal, não sei se foi a paragem por causa das tochas, ou se foi o conhecimento do resultado dos Corruptos (o Lage deu a entender que os jogadores só ao intervalo souberam...), mas baixámos as linhas, e tivemos muitas dificuldades em construir jogo ofensivo... Mesmo assim, só nas bolas paradas o Sporting foi criando algum perigo...
Quando chegámos ao momento das substituições, 'ganhámos' o jogo: Rafa, o 'verdadeiro' melhor jogador da Liga, que esteve lesionado praticamente três meses, voltou em grande! Com o Rio Ave na terça só jogou os 'descontos', hoje teve 15+10 minutos (!), e decidiu a partida!!! O mesmo Rafa que quando chegou ao Benfica se assustava quando a baliza lhe aparecia à frente, hoje, é 'matador'!!!
Já em Guimarães, um jogo onde o Benfica jogou com as 'linhas' um pouco mais baixas do que é habitual, se sentiu a falta do Rafa! Mais do os jogos da Luz, onde temos total domínio territorial, é nestas partidas, onde precisamos de velocidade no transporte de bola, e velocidade de decisão na zona final, onde o Rafa faz a diferença... Não temos mais ninguém no plantel com as mesmas características e a mesma qualidade.
Já agora, o resultado do Dragay supostamente não deverá ter tido qualquer influência na 'cabeça' dos jogadores, porque se os Corruptos tivessem ganho, o Benfica tinha também que ganhar... Em nós, os adeptos, a derrota, terá dado alguma 'descompressão', pois sabíamos que mesmo perdendo, iríamos acabar o dia na liderança, com os mesmos 4 pontos, mas a 'azia' de não aproveitar para 'cavar' a diferença seria enorme... No fim, não creio que tivesse influência, pelo menos não devia ter tido!!!
Depois da boa entrada na partida, com algumas jogadas vistosas, acabou por ser jogo de sacrifício, onde o MVP foi o marcador dos golos!
A titularidade do Weigl surpreendeu-me, mas faz sentido... o alemão terá feito o seu jogo mais completo, e com a equipa mais 'compacta', notou-se mais... mas sem o Taarabt, perdemos qualidade na construção de jogo!
O Chiquinho não fez um jogo brilhante, mas foi importante no equilíbrio no meio-campo, jogando praticamente como o 3.º centro-campista! Vinícius sem marcar, mais uma vez decisivo...; o Ferro teve um falha 'grave' que o poste salvou, mas até melhorou em relação às últimas exibições...
Mais um jogo onde o Odysseas foi decisivo, sem grande espalhafato, foi fundamental...

Uma das tradições novas com o VAR, são os minutos necessários para validar qualquer golo do Benfica!!! Uma eternidade!!! Golos duvidosos dos Corruptos, são validados, em segundos! Golos do Benfica, no mínimo 2 minutos!!! O medo, de 'escapar' algum frame, é gigantesco...!!!
Sem grandes Casos, nas áreas, desataco mais uma vez o critério disciplinar: o Benfica devia ter acabado a jogar contra 10, pelo menos 10... e nem estou a 'contar' com os constantes protestos, por tudo e por nada!!! Aliás hoje, no Dragay e no Alvalixo, foi um fartote de impunidade do 'palavreado'!!!
Três pontos importantíssimos, 7 pontos é uma almofada que permite duas não vitórias, mas não é decisiva a 17 jogos do fim!!! Agora, daqui a duas semanas quando chegar a Taça de Portugal e logo a seguir a Liga Europa, uma boa vantagem pode permitir uma gestão diferente por parte do Lage. E esta época, é a prova provada, que jogar com o onze titular, ou 'rodar', são 'coisas' completamente diferentes!!! Mas o mais importante neste momento, é recuperar fisicamente a equipa, e preparar o jogo de Paços (estão no melhor momento da época) e depois o B-SAD... e se calhar quando jogarmos com os Corruptos ainda teremos uma vantagem maior (vão a Guimarães...), mas para isso acontecer, temos que ser competentes nos nossos jogos.

5 comentários:

  1. Mais relevante que o recorde de 17 vitórias seguidas fora de casa é o facto que desde ontem o Benfica é o primeiro grande a ter mais vitórias para o campeonato em casa de outro grande do que o adversário. São 33 vitórias do Benfica em Alvalade contra as 32 do Sporting. Ver aqui: https://www.zerozero.pt/xray.php?grp=1&id_comp=3&ond=c&epoca_ini=0&epoca_fim=0&equipa_id=16&equipa_vs_equipa_id=4&player_detail=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o José Miguéns do blog "Em Defesa do Benfica", esses números estão incorrectos. Há uma época em que perdemos e ganhámos contra o Sporting pelo mesmo resultado 3-2, só que a nossa vitória foi na casa deles e a deles na nossa, porém a informação que é veiculada é que as vitórias foram dos anfitriões e não dos visitantes. A ser mesmo verdade o que o José Miguéns diz, são 34 vitórias nossas e 31 deles.

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/01/goleada-escassa.html?m=1

      Eliminar
  2. Os corruptos vão a Guimarães depois do nosso jogo com eles, não antes.

    ResponderEliminar
  3. A paciência que tivemos com o Rafa, quando andou quase duas épocas à procura da melhor forma para explodir, é a mesma que não tivemos com o RDT. Não interessa agora quem foi o responsável por essa saída. O que interessa é que precisamos de ter paciência. Com o Jota. Com o Nuno Tavares. Com o Tomás. Com o Florentino. E com o Gedson.

    CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

    NENÉ

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!