Últimas indefectivações

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

"Voou alto e foi em frente"

"Que o Moreirense é a grande sensação da Liga NOS 2018/19 não restam grandes dúvidas, mesmo ao mais distraído dos curiosos do futebol. Os 41 pontos em 23 jornadas resultam num 5º lugar a todos os níveis impressionante e de se tirar o chapéu aos protagonistas no relvado – Ivo Vieira e os seus jogadores – e a quem está à frente dos destinos do futebol profissional dos cónegos - Vítor Magalhães e a SAD que lidera.
A sociedade anónima tem promovido uma oferta constante de um bilhete de acompanhante a todos os seus associados no que toca aos jogos em casa. O objectivo é ter o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas bem composto de forma permanente. Cenário que se tem revelado bastante difícil, mesmo numa época que, tudo indica, vai ser a melhor de sempre dos minhotos no topo do futebol nacional.
Ora, o Record, na sua edição desta quinta-feira, pegou no facto do Moreirense ser o clube da 1ª Liga que, em termos absolutos, menos adeptos leva ao seu estádio. Em média, são 2069 espectadores no seu recinto, num estádio com capacidade total para 6153.
Por outro lado, há que ter necessariamente em linha de conta o contexto da vila de Moreira de Cónegos: são 4853 habitantes. Isto quer dizer que o Comendador Joaquim de Almeida Freitas albergaria toda a população de Moreira de Cónegos nas bancadas do seu estádio e, mesmo assim, ainda ficariam 1300 lugares vagos…
O esforço dos responsáveis moreirenses para inverter a tendência tem sido inexcedível, mas não podem fazer grandes ‘milagres’ olhando a este contexto. É, no fundo, um outro lado dos números que ajuda a evitar, com a devida prudência, a fácil conclusão segundo a qual esta campanha da equipa a prometer um lugar nas competições europeias na próxima temporada não estará a satisfazer em pleno a sua população.
A 1 de Novembro deste ano, o Moreirense completará 81 anos de vida. Moreira de Cónegos, o clube e as suas gentes sabem bem da sua reduzida dimensão geográfica, mas o que também sabem é que isso não é desculpa para não se entrar na história. Neste tópico, o hino do emblema cónego tem um tom profético: "Nasceu pequenino, mas valente, pelo bem e contra o mal. Ganhou asas, voou alto e foi em frente." "

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!