Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Legião estrangeira

"Quando o mercado das transferências dos jogadores estrangeiros começou a ter uma grande influência no rendimento das equipas, apareceu em Portugal o argentino Panchito Velázquez (entre 2000 e 2003) que deliciava a assistência no antigo pavilhão do Benfica. Era 'obrigatório' ir à Luz para se ver algo de diferente. Em pouco tempo, Panchito conquistou os adeptos encarnados e do hóquei em patins em geral.
Panchito tinha qualidades ímpares e rapidamente enchia os olhares do público. Era, realmente, algo surpreendente e imprevisível. Pura magia. O campeonato português já não tem um diamante como o talentoso argentino, mas apresenta um conjunto de jogadores estrangeiros de grande nível técnico ao ponto de se afiançar que o campeonato português é o melhor do Mundo. São várias as razões que dão primazia ao nosso campeonato: enorme competitividade que provoca incertezas, bom trabalho dos clubes, forte tradição nas colectividades, excelente adesão do público e um nível técnico acima da média em função da contratação de estrangeiros. E se referirmos apenas 10 jogadores de outras nacionalidades teríamos uma superequipa. Vejamos então:. Guillem Trabal, Edo Bosch, Reinaldo Garcia, Albert Casanovas, Tuco, Cacau, Carlos López, Carlos Nicolía, Jordi Adroher e Marc Torra.
Esta simbiose de circunstâncias tem levado a que jogadores espanhóis e argentinos tenham preferido Portugal a outras paragens. A boa campanha europeia dos nossos clubes não tem passado despercebida e existe para os estrangeiros uma indisfarçável vontade de jogar no campeonato português, sem dúvida o melhor do Mundo."


PS: O cronista esqueceu-se da razão mais importante, para tantos jogadores jogadores estrangeiros de Hóquei - de grande qualidade -, estarem actualmente em Portugal: a crise financeira em Espanha e em Itália, tem levado a um investimento menor nos últimos anos (muito desse dinheiro que existia, principalmente em Espanha, tinha origem directa ou indirecta no sector público), o que torna os Clubes portugueses, actualmente, competitivos em termos de ordenados...

4 comentários:

  1. Excelente análise abidos!

    Já agora, e porque não sou um seguidor do hóquei em patins a nível mundial (falha minha!), quem é o "Panchito" actual?

    P.S.: Naquela altura era o Panchito e o Mariano que cheguei a vê-los a comer no Mac do Colombo. Que jogadores!

    ResponderEliminar
  2. Nicolia é grande jogador!

    - O Sonho de Damião -

    ResponderEliminar
  3. Panchito, melhor de todos os tempos. Esqueçam o resto. E o Mariano também era dos melhores do mundo, mas longe da qualidade do irmão.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!