Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Despedida... com sinais positivos

Benfica 0 - 0 Bayer Leverkusen

Normalmente sou eu a tentar convencer os outros a irem à Catedral, hoje, foi ao contrário!!! As expectativas eram baixas, e as muitas alterações no onze, num cenário pessimista, até podiam dar em desgraça... Mas apesar do frio, não fiquei arrependido em ter ido à Luz. O jogo até foi agradável, e as segundas opções, deram excelentes indicações... Agora no final do jogo é fácil falar, mas quando o onze foi anunciado, poucos (além do Jesus!!!), acreditavam num resultado positivo!!! E a vitória só não apareceu, porque voltámos a falhar muitos golos, alguns escandalosos... com o Lima mais uma vez em destaque!!! E assim, ficámos a zero na Luz, algo que é muito raro, na era Jesus... Isto contra um Bayer que precisava de ganhar, para garantir o 1.º lugar, e que jogou com a equipa base, dando descanso somente aos dois avançados, que entraram na 2.ª parte...
Esta Champions começou a correr mal no sorteio; no 1.º jogo aos 20 minutos tínhamos 2 golos sofridos, e 1 jogador expulso (nos restantes 2 jogos, e 70 minutos, não voltámos a sofrer um golo na Luz!!!); terminámos 3 jogos em inferioridade numérica; e tanto no Mónaco como na Rússia falhámos golos incríveis, em dois jogos onde não fomos inferiores, e não conseguimos ganhar!!!
A juntar a isto, este Bayer que é claramente a melhor equipa deste grupo, perde os dois jogos com o Mónaco...!!! Nada correu bem, nesta edição da Champions... agora, que nada pode ser alterado, é aproveitar esta eliminação precoce, e pôr toda a carne no assador do Campeonato!!!
Só alguém muito mal intencionado, poderá ignorar a qualidade do trabalho que é efectuado no Benfica. Este jogo provou mais uma vez, que o nosso treinador é competente. Não é nada fácil (nem habitual), num jogo da Champions, que uma equipa consiga mudar tanto, e mesmo assim mantenha a estrutura de jogo... Faltou algum do aroma artístico (do Nico por exemplo...), mas o posicionamento, as movimentações são as mesmas. Basta analisar a exibição dos nossos Centrais (César, Lisandro), e comparar as primeiras exibições, com a performance desta noite... Muitas melhorias... Nos últimos anos tem sido raro o jogo, sem o nosso Capitão lá atrás... Hoje, quase, passou despercebido a sua ausência!!!
Não sei se alguém já fez as contas, mas o Benfica estreou hoje - a titular -, na Champions: César, Benito, Pizzi, Bebé... tenho algumas dúvidas no Cristante (em Milão?!)... e ainda a estreia absoluta do João Teixeira. O Nelson não sei... e não esquecer que o Talisca e o Lisandro só este ano jogaram na Champions!!!
O resultado até podia ter sido muito negativo, mas o Jesus fez aquilo que tinha que fazer (apesar de 98% dos treinadores nesta posição, não terem coragem para arriscar tanto!!!), os próximos 3 jogos são muitíssimos importantes... não é só o jogo com os Corruptos; o jogo da Taça com o Braga, é um jogo de Taça, portanto: decisivo; e mesmo o jogo com Gil Vicente não vai ser fácil, pois vamos ter pouco tempo de recuperação...
Para o jogo não ter sido aborrecido, o Bayer também  ajudou. A forma de defender deste Bayer é muito especial. A 1.ª linha de pressão, é feita com 6 jogadores, num espaço curtíssimo... às vezes até parece que estávamos a defrontar uma equipa de Futsal!!! O Benfica, na maior parte das vezes, conseguiu sair bem da pressão, jogando de primeira, procurando as variações de flanco... Notou-se nos últimos minutos do 1.º tempo algum cansaço (provavelmente devido à falta de ritmo); o Bayer tentou entrar muito forte no 2.º tempo, e demorou para o Benfica assentar o jogo, mas quando conseguimos dar a volta ao colete de forças do Bayer, voltámos a criar muito perigo...

O balanço geral é muito positivo, é verdade que tivemos uma ou outra perda de bola 'proibida' (Benito, Ola John, Pizzi, Lima...), mas a equipa foi solidária, e resolveu os problemas...
O Artur esteve muito bem, com poucas intervenções, mas acabou por ser decisivo em pelo menos duas ocasiões...; o Lisandro já tinha jogado na Champions e tinha dado boas indicações... agora, o César surpreendeu-me bastante pela positiva, melhorou bastante, inclusive no passe...; o André Almeida estreou-se a Capitão, e fez mais um excelente jogo defensivamente...; o Benito, teve uma exibição irregular, nota-se melhorias no posicionamento e decisão defensiva, mas com a bola nos pés, não dá nenhuma confiança... ofensivamente quase sempre mal na decisão... com vários passes à 'queima' para o companheiros; o Cristante voltou a fazer um excelente jogo, no meio daquela enorme pressão Alemã, tomou quase sempre a melhor opção... não me recordo de uma perda de bola comprometedora. Defensivamente falta-lhe alguma velocidade, mas no corpo a corpo está mais agressivo; o Pizzi também fez um bom jogo, é diferente do Enzo: não tem a capacidade de protecção da bola que o Argentino tem, não tem a capacidade de decisão ofensiva, mas usa muito bem a velocidade, para compensar um ou outro erro defensivo, e procura sempre jogar vertical...; o Bebé mostrou as suas limitações, mas fez uma boa 1.ª parte... foi um dos jogadores que mais sentiu a falta de ritmo...; o Ola John, voltou a irritar o 3.º anel, aquele estilo molengão não ajuda, mas o Liberiano/Holandês esteve em quase todas as nossas jogadas de perigo... Creio que foi evidente, após o primeiro lance que lhe correu mal, a forma como ficou nervoso... Mas gostei de o ver na 1.ª parte, quando ainda estava fresco, a lutar contra aquela pressão Alemã, feita a grande velocidade...; o Lima voltou aos falhanços absurdos, apesar do golo com o Belenenses parece que ainda não foi desta que a confiança voltou...; o Derley voltou a fazer um jogo de entrega total, contra uns Centrais que dão muito pau, o Derley não se intimidou... foi pena que por duas vezes, onde se podia ter isolado, os companheiros não lhe tenham feito o passe!!!
O Talisca até entrou bem, mas aquela lesão assustou (assusta)... foi ainda vitima de um estranho caso de 'racismo' por parte do árbitro!!! O Nélson Oliveira na minha opinião voltou a não aproveitar os poucos minutos que teve. Pode alegar que os minutos foram muito escassos, mas perdeu todas as bolas pelo ar... acabou por fazer uma boa assistência, mas...; o João Teixeira, entrou muito bem na partida, 'sacou' um Vermelho, e deu ao meio-campo do Benfica algo que o Pizzi não tinha feito: progressão com bola controlada, algo que nos últimos minutos, com mais espaços era mais fácil... mas nota-se que o João tem faro para a coisa!!!

O problema se calhar é meu, mas mesmo num jogo a feijões, irritei-me com o apitador... aquela perseguição ao Talisca, aquela falta marcada ao Nelson, quando é o guarda-redes adversário que salta para cima dele, fora da pequena área...; aquela tendência para não marcar entradas duras, para depois marcar faltinhas de nada; começar a mostrar bem amarelos, para logo a seguir mudar de critério, com medo de expulsar alguém cedo...!!! Repito, se calhar o problema é meu... ou não!!!


PS: O novo sistema de som, até pode ser bom para o pessoal do Piso 0, para para quem o Piso 3, o volume está altíssimo...!!!

1 comentário:

  1. Isso do som...a quem o dizes: já no jogo do Belenenses fiquei com os ouvidos a arder!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!