Últimas indefectivações

sexta-feira, 14 de maio de 2021

SL Benfica | 5 dérbis na Luz que marcaram este século


"SL Benfica e Sporting CP prometem mais um dérbi escaldante, naquela que é a 33ª jornada da Primeira Liga. Se do lado do Sporting CP as coisas já estão resolvidas nas contas pelo título de campeão nacional, o SL Benfica ainda joga na expectativa de alcançar o FC Porto no segundo lugar da Primeira Liga de modo a entrar diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Este embate é um dos mais importantes do futebol português e também um dos mais antigos: o primeiro jogo entre SL Benfica – então Sport Lisboa – e Sporting CP jogou-se em dezembro de 1907, num jogo onde os verde e brancos levaram a melhor por 1-2. Desde esse ano que já foram jogados 310 clássicos entre águias e leões.
Historicamente, no Estádio da Luz, já foram disputados 149 dérbis, sendo que os encarnados lideram com um registo de 83 vitórias (56%) contra as 32 do Sporting CP (21%). Foram contabilizados ainda 34 empates entre ambas as equipas neste reduto.
No entanto, qualquer jogo entre estas duas equipas é sempre memorável e o Bola na Rede destaca aqueles que são os cinco dérbis jogados no Estádio da Luz que mais marcaram este século.

1. SL Benfica 1 – 0 Sporting CP (2004/2005) – Este dérbi de 2005 foi um dos mais marcantes, mas também polémicos, deste século. Foi marcante dada a importância que este teve para o campeonato nacional, até porque estes três pontos dos encarnados foram cruciais para se afastarem dos leões na tabela classificativa. No entanto, o jogo ficou para sempre marcado pela polémica que envolveu o golo de Luisão, que é “acusado” de fazer falta sobre o guarda-redes Ricardo quando cabeceia a bola para dentro da baliza.

2. SL Benfica 4 – 3 Sporting CP (2013/2014) – Um fantástico jogo de futebol que teve sete golos, 65 mil adeptos e muito espetáculo. O encontro foi uma das eliminatórias da Taça de Portugal dessa época desportiva, mas o grande herói foi paraguaio: Óscar Cardozo.
O avançado sul-americano marcou um hattrick em pouco mais de meia hora, mas viu o jogo ir para prolongamento. Nessa fase do jogo, o golo decisivo pertenceu a Luisão que decidiu a partida, de cabeça, aos 97 minutos.

3. SL Benfica 0 – 3 Sporting CP (2015/2016) – Este é sem dúvida um dos dérbis, no Estádio da Luz, mais marcantes dos últimos anos. O jogo decorreu em outubro de 2015, três meses depois de Jorge Jesus deixar o SL Benfica e ingressar no Sporting CP, numa das contratações mais polémicas deste século.
Este jogo foi ainda mais marcante porque foi a segunda vitória do técnico português frente aos encarnados em pouco mais de dez semanas – a primeira ocorreu na Supertaça Cândido Oliveira, com a vitória dos leões por 1-0.

4. SL Benfica 2 – 0 Sporting CP (2012/2013) – O dérbi de 2013 foi palco de um dos melhores golos que o Estádio da Luz já assistiu. Decorria o minuto 75 quando Gaitán, Sálvio e Lima protagonizaram uma jogada brilhante que culminou com o golo do avançado brasileiro. O resultado não foi determinante para a classificação final visto que os encarnados tinham uma enorme vantagem para os leões, mas fica para a história pelo momento intemporal de Lima.

5. SL Benfica 2 – 0 Sporting CP (2013/2014) – Um jogo marcado por grandes golos do SL Benfica, mas também pela importância do resultado para o que viria a ser o título encarnado. O jogo decorreu na terceira jornada da segunda volta da Primeira Liga 2013/2014 e permitiu ao clube da Luz aumentar a distância para o Sporting CP, que acabou no segundo lugar a seis pontos do SL Benfica."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!