Últimas indefectivações

sexta-feira, 22 de março de 2019

Um crescimento com cabeça, tronco e membros

"Com a chegada da Liga Revelação divergem muito as opiniões do sucesso ou não da competição. FC Porto decidiu não se envolver. O Sporting CP terminou com a equipa B e ficou apenas com a de S23. SL Benfica, SC Braga e Vitória SC permanecerem com as B na Segunda Liga e "criaram" mais esta equipa. Focando-nos nos chamados grandes temos 3 casos completamente distintos. FC Porto tem uma equipa A praticamente sem nomes de formação (o 11 base tem Pepe, retornado, como o mais parecido a formação), uma B que mais uma vez está a fazer uma época tranquila na 2ª liga (com nomes como os 3 Diogos, Romário Baró e Madi Queta em evidência ) e uma equipa de Juniores que aponta ao título (nas asas de Fábio Silva). O Sporting CP mesmo com todas as adversidades no fim da época passada com pouca aposta em formação na equipa A (Miguel Luís, Jovane e Thierry aparecem a espaços principalmente com lesões ou castigos, no 11 base não se encontra ninguém, estando perto disso Ilori, retornado) e uma equipa de S23 que é muito daquilo que era a B no ano passado estando por isso como seria de esperar na luta pelo título, tem por base jogadores mais velhos em média cerca de 2/3 anos que nós, o que diz muito. SL Benfica o qual analisamos:
1. Equipa A até Janeiro. Um plantel iniciado com variadas soluções em todas as posições, sendo que no 11 base apenas se afirmavam Ruben Dias e Gedson como da formação, Félix aparecia a espaços muito curtos, Yuri jogava nas taças. Uma base forte, encabeçada por Jardel, André Almeida, Fejsa, Samaris, Pizzi, Salvio e Jonas. Nomes como Grimaldo, Zivkovic, Cervi, Gedson, Krovinovic e Rafa dos quais se aguardava a estabilidade e explosão.
2. Equipa A a partir de Janeiro. Um plantel encurtado (demais lá na frente). No 11 base estão Ferro, Ruben e Félix da formação, os Portugueses Almeida, Pizzi e Rafa. Na segunda linha, Florentino, Jota, Gedson e Yuri. São iniciados jogos com 7 portugueses, algo que podemos considerar estranho para todos os últimos anos.
3. Equipa B até Janeiro. Uma base claramente definida, Zlobin, Alex Pinto, Ferro, Kalaica, Pedro Amaral, Florentino, Willock, Keaton e Jota. Nomes como Benny, Nuno Tavares, Dantas, Saponjic e Nuno Santos a pretenderem afirmar-se. Luta com clubes como Paços (plantel pornográfico para a 2ª), Estoril, Famalicão e Académica pelos lugares de subida, praticando a par do Paços o melhor futebol da 2ª.
4. Equipa B a partir de Janeiro. Numa fase de transição Lage-Paiva, atravessa uma má fase, perde Ferro, Jota, Florentino e Zlobin para a A, Keaton e Pedro Amaral para empréstimo. Recebe Bernardo Martins e Pedro Henriques do Leixões e reforça-se sobretudo nos S23. Volta ao futebol atractivo, este jogo contra o Penafiel foi de grande qualidade (Taarabt e Dantas ajudaram muito a tal). Perdendo também nesta fase alguns nomes para os Juniores para tentar a conquista do título. Mostram muito bons processos. Tal como na A, nota-se felicidade no jogo, e todos se querem mostrar. Das melhores épocas desde que existem a todos os níveis.
5. Equipa de S23 com João Tralhão. Domínio na liga revelação. qualquer comentador apontava como clara favorita mesmo jogando contra equipas mais velhas e experientes. A base era Celton, Frimpong, Miguel Nóbrega, Guga, Vukotic, Rodrigo Conceição e Diogo Pinto. Vários Juniores afim de aumentar a competitividade dos jogos estavam aqui. Muitos começam a ser chamados à Equipa B como prémio de um trabalho bem desenvolvido. Nos jogos mais competitivos reforçou-se com nomes como Pedro Álvaro, Nuno Tavares, Nuno Santos, Daniel dos Anjos ou até Saponjic.
6. Equipa de S23 com Luís Tralhão. Uma miragem. Sim com algumas perdas, pela pirâmide que tem sido o clube e pela fase de apuramento do campeão dos juniores, mas com uma ideia menos consolidada na maioria dos jogos e um futebol mais individual e directo. Na passada semana porém fazendo um bom jogo contra uma equipa mais velha, mais consolidada, muito pelos reforços para esse jogo, Gonçalo Ramos e Diogo Pinto (para muitos o melhor desta liga) encheram o campo. José Gomes acabou por ficar ligado ao resultado de forma negativa desperdiçando uma grande penalidade com 1-1 no marcador.
7. Equipa de Juniores. Tal como no ano passado com reforços como João Félix, também este ano a equipa se transfigura nesta fase final. Conta com nomes como Celton Biai, João Ferreira, Gonçalo Loureiro, Nuno Tavares, Gonçalo Ramos, Henrique Jocu, Umaro Embalo, Araújo e principalmente Tiago Dantas. Titularíssimo na B, a estrutura volta a optar e bem por descer a esta fase. Estamos na luta directa com o FC Porto, tendo eles a vantagem da estabilidade, nós a da qualidade. Salvo enorme surpresa, a luta será a 2, registando-se já um empate no seixal a 2.
Mesmo existindo semanalmente críticas aos resultados, esta aposta é de sucesso claro. O SL Benfica ao contrário dos rivais, já o mostrou em Janeiro, tem tudo para nos próximos anos (sem ser ponta de lança) ter muitos dos seus reforços em casa. Subindo um jogador para a equipa A, automaticamente assume outro ainda que em alguns casos claro que não com a mesma qualidade, mas com potencial para tal ou perto. Claro que estas gerações não serão sempre de domínio nosso, mas o facto da qualidade do Caixa Futebol Campus e este processo consolidado, sem saltar etapas, pesará em muitas das escolhas que os pais farão para os seus filhos. Claro que os temos de conseguir agarrar como fizemos com Dantas, mas imaginar o valor pelo qual sairão, caso o façam, Rúben, Ferro, Florentino, Félix ou Jota, compensa tudo isso. Claro que quem cresce no SL Benfica, cresce com vitórias, mas tal como na B é algo que nem sempre podemos exigir contra equipas com 2 ou 3 juniores, em que 5 ou 6 jogadores já estão pelo menos no seu segundo ou terceiro ano de Seniores. Luquinhas (22 anos) que já passou por nós sem sucesso algum começou na Liga Revelação esta época e é um dos nomes fortes do Aves neste momento. É preferível para muitos dos nossos Juniores encontrarem jogadores assim do que a 50% do seu esforço golearam no seu campeonato na fase inicial."

1 comentário:

  1. Não será com cabeça, tronco e pernas como diz o Dr. Badinha na sua dissertação sobre a 'alma que é o negócio do segredo'...!?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!