Últimas indefectivações

sexta-feira, 22 de março de 2019

Hat-Trick

"Três golos, três! Um no futebol e dois na vida, conquistando e educação e cultivando valores entranhados na personalidade. É este o lema inspirador do projecto socioeducativo que a Fundação Benfica desenvolve na Escola Profissional Gustave Eiffel pelo seguinte ano consecutivo. É um projecto-piloto em que se experimentam metodologias  de trabalho com os jovens que possam ser avaliadas, melhoradas e testadas novamente através de um processo de experimentação e aprendizagem organizacional de forma a poder vir a ser transferido para outros estabelecimentos de ensino profissional e cursos de aprendizagem com dupla certificação que trabalham em contextos de exclusão e com grupos desfavorecidos.
O ensino profissional é um excelente aposta de futuro para os jovens, sendo isso muito atractivo e procurado, e a Escola Gustave Eiffel é uma escola de referência nacional neste domínio, com pólos em vários pontos do país, razão pela qual se posiciona naturalmente como parceiro estratégico da Fundação. Um desses estabelecimentos, na zona da Venda Nova, na Amadora, tem alunos provenientes de zonas menos favorecidas que se sentem motivados para este desafio mas que, não raras vezes, encontram dificuldades em superá-lo, seja porque a vida familiar não é estável, seja porque a educação é secundarizada face ao biscate imediato ou ao emprego menor que faz entrar algum dinheiro na família, seja pela pressão dos pares que abandonaram a escola, seja porque simplesmente não há paz de espírito que permita a cada um cultivar a sua personalidade, fortificar a sua autoestima e manter-se resiliente face aos desafios da vida.
É aqui que nós entramos, com sucesso, levando pela mão o futebol e fazendo brilhar todos os esforços e conquistas positivas de maneira a que mesmo quem encontre mais dificuldades chegue ao fim da caminhada, em equipa com os colegas, apoiando-os e apoiando-se neles para conquistar o resultado de todos e de cada um. É esse a lição do grande jogo.
Bem bonita por sinal!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!