Últimas indefectivações

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Julian Weigl é do Benfica!

"Que bela maneira de terminar o ano! Tivemos hoje a confirmação que o Benfica e Borussia Dortmund chegaram a acordo para a transferência do médio alemão Julian Weigl por €20M numa transferência que surpreendeu tudo e todos, não só em Portugal como na Europa.
Não tenho informações para além das que foram transmitidas no comunicado oficial do clube à CMVM, mas tiro o meu chapéu e aplaudo de pé todos os que estiveram directa ou indirectamente envolvidos neste processo. O alemão poderia ter escolhido dezenas de clubes com mais dinheiro, envolvidos em campeonatos mais competitivos e com maior visibilidade, especialmente em ano de europeu, mas escolheu o nosso Benfica. Mais, Weigl não escolheu apenas um clube que, apesar de arredado da elite desportiva na Europa nas últimas décadas, continua a gozar de enorme respeito pela sua dimensão. Ele escolheu um projecto... e isso são óptimas notícias para todos nós!
Isto poderá significar que finalmente a estrutura decidiu equilibrar a balança entre aquilo que é a vertente desportiva e a lógica financeira do equilíbrio das contas. Tenho afirmado e volto a reafirmar: é possível conciliar a aposta na formação com a contratação de jogadores que tragam efectivamente mais valias em termos desportivos sem que isso coloque em causa o caminho traçado.
Não nos podemos focar apenas nos jogadores da nossa formação porque ficamos perigosamente dependentes de jovens que podem ou não estar prontos para a exigência do nosso clube; de gerações não tão fortes (porque nem sempre é possível produzir craques de forma consecutiva) e da pressão externa que nos tira os melhores jogadores ainda antes de terem feito algo relevante pelo Benfica. Por outro lado, isto também não significa que daqui em diante iremos gastar rios de dinheiro em craques internacionais. O equilíbrio é a palavra-chave!

E Florentino, Gedson, Samaris e Fejsa?
Florentino é um jogador com um tremendo futuro sobre o qual todos temos enormes expectativas e esta contratação não muda isso. Aliás, a minha expectativa é que a chegada de Weigl permita retirar alguma da pressão que tem feito o nosso Tino vacilar em alguns momentos e dar-lhe tempo para evoluir em áreas do seu jogo que ainda não estão ao nível que todos esperamos, nomeadamente na fase de construção ofensiva.
Quanto a Gedson, já foi testado em várias posições do campo sem grande sucesso. Tenho uma fezada que poderia estar aqui uma solução muito interessante para a lateral direita, posição que nem lhe é estranha porque já ali jogou nos escalões de formação. É alto, rápido, gosta de transportar a bola, tem uma qualidade técnica assinalável e um sentido posicional razoável. Se assim não for, o empréstimo ou a venda é o destino mais certo porque temos vários jogadores melhores para as posições centrais do meio-campo.
Samaris e Fejsa são jogadores com os dias contados no clube, embora a níveis diferentes. Fejsa está claramente no fim da linha e a sua permanência no plantel deste ano foi até uma surpresa. Samaris esteve a um nível altíssimo na segunda metade da época passada mas tem tido algumas dificuldades em regressar a esse nível. É um jogador que poderá ser útil mais 1 ou 2 anos, mas a sua utilização dificilmente será relevante nos próximos tempos. Se o rumor da contratação de Bruno Guimarães se confirmar dificilmente terá lugar no plantel, mas uma coisa de cada vez. Seja como for, são 2 guerreiros que me dão muito gosto de ver com a nossa camisola vestida e espero que, qualquer que seja a decisão, se respeite a vontade e a dignidade de todos os envolvidos.
Para finalizar quero apenas acrescentar que a minha opinião sobre a contratação de Weigl não mudará caso o jogador não venha a confirmar a expectativa que nele depositamos, seja por dificuldades de adaptação, lesões ou outro motivo qualquer. O caminho é este e neste momento sinto uma tremenda alegria e orgulho no meu clube por demonstrar ambição e audácia, algo que vem faltando nos últimos tempos.
O futuro é nosso!
Vamos a eles e viva o Benfica!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!