Últimas indefectivações

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Adeus 2019, olá 2020!

"Inicio de ano, tempo de olhar para o que se passou no último ano, o que não foi pouco. Dentro e fora de campo foram muitos os acontecimentos que marcaram a agenda mediática, que encheram noticiários, jornais e redes sociais. De seguida apresentamos, mês a mês, um pequeno resumo do que de mais importante de passou em 2019.

Janeiro
O SL Benfica iniciava o ano com uma derrota em Portimão, resultado que ditaria o fim de linha de Rui Vitória e a entrada em cena de Bruno Lage. Então a 7 pontos do líder, o Porto, iniciava-se um percurso que se antevia muito duro e com muitas dúvidas em seu redor.
Rui Pinto é detido em Budapeste, na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades portuguesas, por "tentativa de extorsão, acesso ilegítimo e exfiltração de dados de algumas instituições, inclusive do próprio Estado".
Olhando aos sucessivos ataques de que o SL Benfica era alvo, de todos os quadrantes possíveis, e perante a inoperância do Clube, nascia o Polvo das Antas. Objectivo único: lutar pelo Benfica.

Fevereiro
Em mês de aniversário o SL Benfica não faz por menos e alcança dois resultados brutais. Vai a Alvalade ganhar 4-2, num jogo em que a vantagem peca por escassa, e dias mais tarde soar de uns quantos ignóbeis. 10-0 ao Nacional no Estádio da Luz são o pretexto para certos iluminados saírem da toca e virem falar do prejuízo que este tipo de resultados traz ao campeonato nacional. Pois bem, o que estes iluminados querem, ou gostavam, sabemos bem nós.
A nação benfiquista começava a acreditar que o título era possível, e recuperou alguma da desvantagem pontual que trazia na bagagem, mas continua atrás.
O Polvo das Antas chega ao Facebook.
Março
Dando sequência ao bom momento, e dissipando todas as dúvidas que ainda pudessem existir, o SL Benfica inicia o mês de Março com uma categórica e extraordinária vitória no terreno do Porto, assumindo assim a liderança da competição. Diz-se que é mais fácil correr atrás, o mais difícil é aguentar a liderança. Seguiriam-se meses de bastante stress, que colocariam à prova o coração de todos os benfiquistas.
Rui Pinto, o hacker responsável pelo acesso à correspondência interna do SL Benfica, e sua divulgação em colaboração com Porto e Sporting, é extraditado para Portugal.

Abril
Enquanto que o escândalo do conhecimento antecipado das nomeações de árbitros era discutido, a comunicação social informa que o Diogo Faria do FC Porto viajou até Budapeste e pernoitou a escassos metros da residência de Rui Pinto. Após um grupo anónimo de Benfiquistas ter descoberto e denunciado que ambos foram caloiros e colegas na mesma faculdade, e do ex-Presidente e Director de Comunicação do Sporting terem sido apanhados numa discoteca em Budapeste, este era mais um rude golpe na estratégia da Santa Aliança. Mesmo os mais cépticos começavam a abrir os olhos. Demasiado evidente.
Maio
O SL Benfica conquista o 37º título de campeão nacional e cimenta a sua posição dominante. O País e o Mundo são pintados de vermelho e branco, a felicidade pairava no ar. Dias felizes e merecidos, chegava ao fim uma época desportiva que levou os benfiquistas à exaustão mental, pelas mais variadas razões, de índole interna mas sobretudo por todo o ruído causado pelos inimigos, tudo valeu para tentar que o SL Benfica não voltasse ao seu lugar: de campeão.
Simultaneamente, no decorrer do último jogo no estádio do Dragão, o Porto dava mais uma prova da sua natureza criminosa e má perdedora, exibindo uma tarja onde, ironicamente, apontava como campeões nacionais diversos árbitros, figuras políticas de relevo, magistrados, dirigentes desportivos, etc. Situação grave, certo? Infelizmente, ou curiosamente, para que avaliou o caso foi uma situação absolutamente corriqueira. 

Junho
Após ter visto o SL Benfica sagrar-se campeão nacional, ter perdido a Taça de Portugal, eis mais uma enorme derrota do Porto. No famigerado Caso dos Emails o Porto (Clube, SAD, Media, e Francisco J. Marques) é condenado ao pagamento de 2M€ de indemnização ao SL Benfica pelos danos causados. Foi ainda obrigado toda a correspondência que tivesse em sua posse, ficando naturalmente proibido de divulgar publicamente o seu conteúdo. Mais uma derrota do Porto.
Passados mais de seis meses, e perante esta condenação, a FPF já desencadeou o processo de suspensão do Porto das competições oficiais?
Os regulamentos são claros.

Julho
O Caso Cashball, sobre um notório e explicito esquema de corrupção montado pelo Sporting para vencer o campeonato de andebol de 2016/17 era arquivado pela FPA. Disse a Federação em comunicado que não foram encontrados "indícios" que fundamentassem uma participação disciplinar "contra qualquer clube ou agente desportivo". As imagens e áudios divulgados são imaginação de todos nós certamente. A mui nobre Ana Gomes vai visitar Rui Pinto à prisão, continuando a defender que o mesmo é um denunciante e não um criminoso. Cara Ana Gomes, tentativa de extorsão = crime, acesso e divulgação de correspondência privada = crime...

Agosto
A época desportiva iniciava-se, e o inicio foi em grande estilo. Vitória na Supertaça ante o Sporting, uns claros 5-0 para pôr em sentido toda a gente, e que augurava uma época cheia de sucessos. 
Setembro
Rui Pinto é acusado pelo Ministério Público de um total de 147 crimes. 75 de acesso ilegítimo, 70 crimes de violação de correspondência, 1 de extorsão na forma tentada e outro de sabotagem informática.
Num outro processo, o E-Toupeira, a SL Benfica SAD não foi conduzida a julgamento. Foi apenas o corroborar de decisões já tomadas em instâncias inferiores, ficou evidenciado que a SL Benfica SAD não tinha qualquer responsabilidade nos factos descritos pela acusação do Ministério Público. As investigações do MP e PJ foram humilhadas no Acordão emitido, o procurador Valter Alves procurava um buraco para se enfiar. Uma pequena vitória para o SL Benfica.
Outubro
Em 9 de Outubro, a Sporting CP SAD comunica a todos os seus investidores que “procedeu à regularização de todas as obrigações pecuniárias vencidas, encontrando-se assim em cumprimento perante os bancos”. Com a confirmação que anteriormente incumpriam com a banca, a Sporting SAD informa no mesmo comunicado que renegociaram condições com os Bancos e reestruturaram a dívida com o BCP e NB obtendo um perdão de uns inacreditáveis 94,5 Milhões de euros. O maior indecoroso perdão da história do futebol português. Muitas famílias e empresas portugueses não partilharam o mesmo fado. O tratamento especial estará também relacionado com o facto dum membro do Conselho de administração do Novo Banco ter sido Presidente do Sporting? 

Novembro
Em 18 de Novembro de 2019 foi conhecido o anúncio preliminar de uma OPA sobre o equivalente a mais de 28% do capital social da SL Benfica SAD. A ofertante foi a Sport Lisboa e Benfica SGPS, SA que já detinha o controlo de 66,9% das acções. O efeito imediato foi a valorização dos títulos que se aproximaram do preço da oferta – 5 euros.
O conhecimento da operação foi seguido de forte polémica envolvendo o prémio, superior a 80%, os outros accionistas de referência e potenciais vendedores, eventuais conflitos de interesses e o momento escolhido. Objectivamente, a concretização da OPA permitiria ao SL Benfica reforçar o controlo e acesso aos benefícios da sua principal actividade, o futebol profissional.
Situações de risco como a possibilidade de accionistas não alinhados com o SL Benfica elegerem pelo menos um administrador, ou utilizarem abusivamente informação nevrálgica do Benfica deixariam de existir. Por outro lado, a concentração de capital social da SL Benfica SAD não beneficiaria interesses alheios ao Benfica, especialmente num período que confirma uma tendência constante de resultados positivos anuais superiores à dezena de milhões de euros, com os capitais próprios recompostos e um activo subvalorizado com crescente liquidez.
Por fim, tal operação permitiria outras soluções de financiamento do investimento no futebol, através de recursos próprios ou do aprofundamento da internacionalização da marca Benfica.
O resultado da OPA ainda não é conhecido.
Mas o tempo decorrido desde então confirma que um dos principais riscos, uma contra-opa, não se verificou. Já o investimento qualitativo no futebol profissional parece ser o traço saliente da transição de ano e década. O que pode ser uma mensagem boa para os adeptos de futebol e stakeholders da indústria e má para os investidores financeiros: a SL Benfica SAD vai aumentar o investimento em activos da modalidade. Se tal investimento se concretizar em aumento da qualidade do espetáculo oferecido, a OPA terá sido uma boa notícia.
Dezembro
O ano termina e o Sport Lisboa e Benfica chega ao final de 2019 isolado em 1° lugar, ficado provado e reconhecido o mérito de Bruno Lage e seus rapazes. Ninguém, no seu perfeito juízo, pode contestar ou alegar injusta a actual liderança do SL Benfica. Lá em cima, na invicta, por outro lado temos um treinador que em momentos chave perde a cabeça,sendo o escândalo ocorrido no túnel do Jamor um bom exemplo disso. São inúmeros os casos de insultos, má-educação, ofensas e agressões que ocorrem nos últimos meses, anos até, os quais foram alvo de uma tentativa de branqueamento pelo Canal 11, através duma entrevista que mais parecia encomendada. Uma clara tentativa de lavagem de imagem de um treinador com um perfil conflituoso e gerador de problemas, algo que não se pode aceitar, não só por se tratar do canal da FPF que não deveria promover este tipo de conteúdos, mas também por estarmos a entrar na segunda metade da época e poder representar uma tentava de condicionamento dos árbitros e adeptos em geral.
Vai valer tudo para tentar levar o Porto ao título, algo crucial para tentar dar a volta aos desastrosos resultados financeiros recentes, e resultados desportivos não muito melhores.

A equipa do Polvo das Antas deseja a todos os seguidores um feliz 2020, a nível pessoal e desportivo. Da nossa parte prometemos estar aqui para ajudar, na medida do possível, a promover a justiça e verdade no futebol português. Não queremos o regresso dos mais tenebrosos tempos, não podemos permitir que as práticas vigentes nas décadas passadas voltem a ser aceites como naturais e normais. Agradecemos genuinamente todo o feedback que tivemos ao longo deste ano, e lançamos o repto para que continuem a divulgar a mensagem. Seguem-se meses certamente difíceis, stressantes e cansativos. Só para os mais fortes. Só para os benfiquistas. Pelo Benfica! Obrigado e até já."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!