Últimas indefectivações

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Benfica entre provisórios e definitivos

"Com tanta coisa ainda por decidir nesta época, fará pouco sentido que o Benfica não faça uma aposta forte no comando técnico da sua equipa

Rui Vitória acabou por não resistir à onda negativa em que mergulhara e viu, ao fim de três anos e meio, chegar ao fim o seu consulado no Benfica, um registo que o coloca em quarto lugar no ranking dos treinadores mais duradouros dos encarnados, atrás de Biri, Jesus e Otto. Encerrado este ciclo, o Benfica fez saber, em comunicado, que Bruno Lage assumia inteiramente o comando da equipa, deixando no ar a expectativa quanto ao nome do senhor que se segue no banco da Luz. Quando faltam 18 jornadas para o fim do campeonato, estando ainda o Benfica vivo nas Taças da Liga e de Portugal e na Liga Europa, não fará sentido que o clube não procure uma solução com mais profundidade, embora as limitações do mercado - os técnicos mais interessantes ou são muito caros ou estão no activo - possam condicionar a decisão. Mas perante o que se avizinha, numa segunda volta com viagens a Alvalade, ao Dragão, a Braga, a Guimarães e a Vila do Conde (Uff!!!), não será prudente apostar num treinador provisório, mesmo que passe a definitivo, porque este, a construir estatuto, será sempre mais vulnerável do que alguém que já brilhe com luz própria (é olhar para Solari, no Real).
Dito isto, há que louvar Bruno Lage, que enfrentou o jogo de ontem com a coragem de romper com o 4x3x3 de Vitória e com bons resultados ofensivos. Sejamos absolutamente claros quanto a uma coisa: em abstracto, o 4x4x2 não é melhor ou pior do que o 4x3x3 ou outro sistema qualquer. O que importa é a dinâmica aplicada a cada um dos modelos e as características dos intérpretes. Para este plantel do Benfica (que há duas semanas, a jogar em 4x3x3, deu 6-2 ao SC Braga!), sempre me pareceu mais acertado apostar em dois avançados - e ontem até deu para chamar Ferreyra do degredo - o que implica algum trabalho que manifestamente ainda está por fazer. Ontem, o Benfica revelou uma debilidade defensiva muito acentuada, especialmente na zona do meio-campo, onde os jogadores do Rio Ave tiveram tempo e espaço para criar jogadas de muito perigo. Após um jogo que podia ter corrido muito mal e acabou por correr bem, será de bom tom que Luís Filipe Vieira apresente uma solução estável para o Benfica, um técnico que não olhe para o jogo que se segue como se fosse o último. E é isso que acontece com qualquer treinador interino, aqui e em todas as partes do mundo.

Uma nota introdutória que só lhe ficou bem
«Quero enviar um abraço ao 'mister' Rui Vitória, não podemos esquecer o trabalho aqui feito ao longo de mais de três anos...»
Bruno Lage, treinador interino do Benfica
Infelizmente, tem sido demasiado comum ver treinadores de transição a esquecer, num piscar de olhos, quem os antecedeu. É a escola do «eu ganhei, nós empatámos, ele perdeu». Bruno Lage, depois da vitória do Benfica sobre o Rio Ave, começou por se referir elogiosamente a Rui Vitória e ao seu legado, dando corpo a um gesto que só lhe ficou bem. Fica como exemplo positivo e muito pouco visto.

Ás
Haris Seferovic
Terá realizado ontem o melhor jogo de águia ao peito, cirúrgico a assistir e sempre disponível para o trabalho invisível em prol da equipa. E, é evidente, sentiu-se muito mais confortável com um parceiro nas cercanias, primeiro João Félix, depois Facundo Ferreyra. Está de parabéns...

Rei
Wenderson Galeno
Mora em Vila do Conde, por empréstimo do FC Porto, um projecto de jogador, Galeno de seu nome, que tem condições para cumprir uma carreira de grande sucesso. Bom de bola, fortíssimo no um contra um e com remate fácil, precisa ainda de ser mais focado no jogo, ganhar disciplina táctica e privilegiar o colectivo de outra forma.

Duque
Florentino Pérez
Como destruir a equipa com mais sucesso da era-Champions em três tempos? É perguntar a Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, que fez com que Zinedine Zidane e Cristiano Ronaldo abandonassem a Casa Blanca, precisava de um goleador e contratou um guarda-redes, e está agora ser vítima da sua arrogância.

O brilho da estrela
cinco anos, Portugal chorava a morte do 'king'. Entretanto, secaram as lágrimas, Eusébio descansa em Santa Engrácia e a vida, como sempre, continua. Hoje, a presença do 'pantera negra', na estátua, no museu, no cinema, nos livros de história, na memória de cada um e no imaginário colectivo, mantém-se bem viva, à altura de quem, ao longo de décadas, foi bandeira da nação multirracial, multicultural e multicontinental que o viu nascer. A estrela de Eusébio brilha cada vez mais forte, no céu dos que se libertaram da lei da morte...

A noite de sonho de James Harden
No melhor jogo da fase regular da NBA, os Houston Rockets foram a Oakland derrotar os campeões Golden State Warriors por 135 - 134, depois de um prolongamento. James Harden, com um triplo ao soar da buzina, foi o herói da noite e exibiu-se ao nível dos melhores jogadores que pisaram os palcos da NBA. Sublime!"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!