Últimas indefectivações

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Falsificações

"1. Já há datas (18 e 20 de Julho) para a próxima edição da Taça de Honra, prova com algum historial e que a Associação de Futebol de Lisboa (AFL) recuperou na época passada. E foi então que se deu conta de uma grave falsificação histórica, que atribuía ao Sporting a conquista da sua 30.ª Taça de Honra, contra 19 vitórias do Benfica, 12 do Belenenses, etc.
Fonte: o site da AFL, que considerava que nos anos em que não se realizou esta competição, iniciada em 1914/15 e interrompida nos anos 20 e 30 do século passado, o vencedor seria o... campeão regional. Ou seja, uma prova contava por duas! Mais grave: esta 'invenção' não surgiu na época mas agora. Ao longo dos anos sempre se consideraram apenas as edições da Taça de Honra (36 anos do reatamento da época passada) e sempre se apresentou uma lista de vencedores liderada pelo Benfica, com 18 triunfos, contra apenas 11 do Sporting e 6 do Beleneneses. Em Julho de 2013, o jornal Record repôs a verdade mas a AFL não ligou (nada alterou no seu site). Se fosse eu a decidir, o Benfica não participaria na prova enquanto a verdade histórica não fosse reposta. E espero que a Direcção actue com firmeza e obrigue a AFL a emendar o seu grave erro. O Benfica tem 18 Taças de Honra (e não 19). O Sporting tem apenas 12 (com a do ano passado) e não 30!

2. A propósito: no Hóquei existe também uma falsificação de dados em termo de Campeonatos Nacionais e Taças de Portugal. Ao Benfica e ao Malhangalene são retirados os títulos de campeão nacional nas épocas de 1962/63 e 1963/64, substituídos por vitórias em denominadas Taças de Portugal. Acontece que a Federação resolveu chamar Taça de Portugal aos Campeonatos dessas épocas, os quais foram realizadas em 'poule' e em moldes totalmente idênticos aos Campeonatos anteriores e posteriores. E as Taças de Portugal, a eliminar, como sempre acontece, apenas começaram a realizar-se em 1975. Sei que o Benfica já expôs o assunto à Federação mas, que eu saiba, ainda sem consequências. Há que insistir até ser reposta a verdade histórica. O Benfica não pode ser roubado.

3. Grandes superioridade (18-3 nos despiques directos com o Sporting!) no Nacional de Atletismo (masculino), que ganhámos pelo 4.º ano consecutivo. E, tal como em 2013, fizemos o pleno: títulos nacionais de Estrada, Corta-Mato (longo e curto), Pista Coberta e Pista!"

Arons de Carvalho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!