Últimas indefectivações

domingo, 5 de maio de 2013

Benfica contra os ventos da história

"O futebol  é paixão do povo, porque se tornou uma excepção à regra da combinação directa entre a riqueza e o sucesso

Nona final europeia para o Benfica. A curiosidade maior é que acontece ao ano em que o poder político e económico da Alemanha se juntou, com alguma naturalidade, o poder desportivo, com o Bayern de Munique e o Borússia de Dortmund a dominarem ‘autoritariamente’ e a discutirem entre eles o título de campeão europeu.
Ora o Benfica, ao contrário dos clubes germânicos, pertence a um país sobre assistência financeira, um país que os alemães recriminarem por ter um povo que, supostamente, vivia acima das suas possibilidades, embora muito abaixo das condições de vida dos alemães. O Benfica torna-se, pois, num caso de estudo. Aliás, não apenas o Benfica , mas todo o futebol português, onde, apesar das suas grandezas e misérias, há um enclave da vida pública que teima em resistir como sector de notável excelência internacional.
É verdade que um dos maiores factores de sedução popular do futebol é essa espantosa capacidade dos pequenos se poderem confrontar com os grandes, no fundo, um eufemismo desportivo para designar ricos. O futebol é uma excepção à regra da combinação direita entre a riqueza e o sucesso e por isso garantiu a paixão do povo. Porque permite o desafio do poder económico e do poder político, porque recusa a submissão sem luta, a derrota sem combate.
Não deixa de ser curioso pensar que o futebol é um reduto de capacidade, de competência  de valor e de poder da Europa do Sul. Coisa pouca ou, até mesmo, irrisória, dirão muitos. É notório que o futebol não resolve a dívida externa, nem nenhuma das grandes questões de uma sociedade onde a economia manda sobre tudo e todos. Mas se o futebol não tiver, mesmo, importância nenhuma, a verdade é que essa seria uma péssima notícia para países como Portugal, Espanha, Grécia ou Itália.
O futebol pode não ter a importância da economia, que não lhe verá reconhecida suficiente grandeza de indústria, mas não tem a importância da filosofia, que lhe reconhece uma surpreendente dimensão humana. Ora a questão da importância está no conceito. Saber se é mais importante o dinheiro, ou o homem. Dirão os economistas que o mais importante é o dinheiro na mão do homem. Dirão os filósofos que o maior perigo social é precisamente o do homem nas mãos do dinheiro.
O que me parece irrebatível é que um sucesso, ao mais alto nível, de um clube ou de uma selecção nacional de um país que viva subjugado às políticas e aos interesses do poder económico internacional se transforma numa ilha de resistência e ajuda a preservar alguma dignidade nacional, alguma autonomia cultural, alguma consciência patriótica.
Por isso, a qualificação do Benfica para esta final europeia em Amesterdão, não é, apenas, um excelente serviço prestado ao país. Tal como aconteceu com o FC Porto nas suas brilhantes vitórias internacionais. Tal como acontece coma Selecção , quando se consagra entre as melhores selecções  num contexto de dimensão mundial.
Esta nona final do Benfica é, pois, conseguida num momento historicamente adverso. Principalmente, porque os poderes do futebol também se tornaram insaciáveis e, por isso, se deixam cada vez mas seduzir pelos poderes políticos e económicos, criando competições preparadas para o maior lucro possível. Mais uma razão para valorizarmos o sucesso do Benfica. Mais uma razão para o sentirmos como um admirável serviço público prestado a este pobre país emocionalmente arrasado e descrente.
Serão as minhas palavras manifestamente exageradas para a simples dimensão desportiva do feito? Não, não são, porque a dimensão do feito não é meramente desportivo, a não ser aos olhos míopes dos que não vêem mais de um palmo à frente dos seus narizes.

O pior de Vítor Pereira
O pior das recentes afirmações de Vítor Pereira, não é o que ele diz, mas razão pela qual o diz. Um misto de submissão patronal (que não fica bem ao seu currículo de personalidade) e de mau perder (especialmente numa altura em que ainda não perdeu).
Vítor Pereira sabe que mesmo sendo verdade que o Benfica possa ter sido beneficiado por erros de arbitragem no derby, muitos outros jogos do seu clube, deste e de outros tempo, colheram silenciados benefícios idênticos. É uma má regra, mas verdadeira, que os grandes são sempre mais beneficiados do que os pequenos. E o FC Porto também é um grande.

(...)"

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!