Últimas indefectivações

segunda-feira, 27 de abril de 2020

So VAR

"Os doutos membros do International Football Association Board reforçaram a importância do VAR a partir do próximo dia 1 de Junho. Estando de acordo com as alterações às leis do futebol, confesso que o rumo imprimido ao VAR me satisfaz. Devido às implacáveis regras do confinamento, tenho aproveitado os dias e as noites para pôr em dia as minhas estatísticas dos campeonatos disputados nos últimos 10 anos. O balanço é deveras positivo, pois conquistámos seis e perdemos quatro.
Acontece que dos quatro perdidos só um foi por demérito nosso. Refiro-me à Liga 2010/11, em que ficámos a 21 pontos do 1.º lugar. Quanto aos campeonatos de 2011/12, 2012/13 e 2017/18, são conhecidas as decisões de arbitragem que nos penalizaram em 13 jogos. Sempre sustentei a tese de que se já houvesse VAR, em 2011/12 (época em que nos sonegaram 12 pontos), e em 2012/13 (foram 6 pontos tirados), o Benfica teria sido campeão nacional. Acontece que em 2017/18 já havia VAR e fomos impedidos de conquistar o tão ambicionado penta, pois fomos prejudicados em 5 jogos por erros de arbitragem que nos custaram a conquista de 7 pontos. O que falhou?
Os árbitros de campo e, sobretudo, os VAR. Parece contraditório mas não é. O que falhou foram os utilizadores do VAR! Foram 25 pontos sonegados em três ligas perdidas por erros claros e óbvios de arbitragem. Já para não falar nos 34 penáltis que ficaram por assinalar a nosso favor nessas épocas. Contas feitas, em vez de estarmos a lutar pelo 38.º título podíamos já estar a caminho do 41."

Pedro Guerra, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!