Últimas indefectivações

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Vou sair daqui a pé!

"É esta a fibra de que é feito Aliu Camará. Quem acompanhou a sua história e leu as notícias da tragédia pessoal que o atingiu na longínqua República Centro-Africana foi Ferro. O mesmo Ferro que agora lhe telefona para dar ânimo e se confessa fã dessa coragem indómita que o faz erguer-se na adversidade. São ambos audazes, cada um no seu campo, e não viram costas à luta nem recuam perante os obstáculos, por mais difíceis que se ergam na sua frente. Interessam pouco agora os pormenores do triste acontecimento, e ninguém gosta ou quer revisitar a dor física e mental de uma dupla amputação. Muito menos Aliu, para quem a vida continua a ser feita de sonhos e projectos e que não se verga perante esta fatalidade que arrastaria com os demais. A vida segue para a frente, e o futuro constrói-se hoje, aqui e agora. Essa é a grande lição deste jovem de quem nos recordamos nos torneios e actividades do projecto 'Para ti Se não faltares!', no bairro da Boba, na Amadora, há exactamente dez anos.
Tal como os seus colegas, Aliu frequentava então o projecto da Fundação Benfica porque adorava futebol e aceitava, em troca, aplicar-se na escola, mais ainda porque, embora não fosse condição, também era benfiquista, e o seu orgulho redobrava! Mas Aliu não aprendia apenas a jogar à bola, assimilava valores e cultivava atitudes, aprendia a desenvolver os seus talentos, a decidir o seu destino, a traçar caminhos e a mantê-los resilientemente. Como a maioria dos seus colegas do projecto, mais de quatro mil nesta década de trabalho, descobria o seu valor e queria dá-lo ao mundo. E Aliu tinha muito valor, e deu-o ao mundo à sua maneira servindo o seu país e lutando pela paz onde quer que seja, mesmo na mais longínqua África.
Ferro impressiona-se com esta história, como todos nós, quer ajudar este jovem a manter o moral no difícil caminho que o espera. Por isso oferece-lhe o melhor de si. Porque Ferro sabe muito bem o poder que tem o Grande Jogo para acender as paixões humanas, emocionando e motivando cada um de nós de maneira muito particular e profunda. Ele sabe  que o que oferece alegra e moraliza Aliu, mas sabe sobretudo que este jovem sairá desta situação a andar, porque Ferro faz parte da Alma do Benfica e sabe por experiência própria, tal como os Comandos, que a sorte protege os audazes!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!