Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A grande mentira de Ronaldo

"O mundo seria um sítio muito mais recomendável se as pessoas tivessem um coração bom e uma cabeça viva. Infelizmente não têm nem um nem outra.
As pessoas têm maus sentimentos. Angústias. Inseguranças. Invejas e ganâncias. Ciúmes.
Adoram cometer embustes, praticar fraudes e dizer falsidades. As pessoas são naturalmente impostoras, intrujonas e caluniosas. Basta olhar para as coisas que um ser humano é capaz de escrever no recato do anonimato concedido por um perfil falso e um teclado do computador. 
Verdadeiras injúrias.
As piores declarações são as clandestinas. Declarações que não comprometem quem as faz, que se baseiam em provas incapazes de serem apresentadas em tribunal e que fazem corar as testemunhas. 
Nos últimos tempos, por exemplo, tornou-se comum dizer que o talento de Cristiano Ronaldo foi trabalhado no ginásio. Um pouco para confrontar o jogo mais físico do português com o jogo mais artístico de Lionel Messi. Que se diz, em oposição, ter sido trabalhado nas ruas.
Ou seja, Ronaldo é fruto do trabalho obstinado e Messi é fruto do talento inato, diz-se por aí.
Ora em três palavras, que são o ponto onde eu queria chegar desde o início, nada mais falso.
Falso, falso, falso.
É verdadeiramente impossível um ginásio, por muito bom que seja, fabricar um jogador como Cristiano Ronaldo. Pode eventualmente potenciar certas capacidades. Mas não as cria.
O que Ronaldo faz num relvado de futebol é em noventa por cento talento. A velocidade que atinge é inata, a relação com o espaço é inata, a capacidade de finalizar em espaços curtos é inata.
Pode em tudo isso haver uma pequena percentagem que tenha sido intensificada pela dedicação do português ao trabalho, mas é apenas isso: uma pequena percentagem.
Tudo o resto é naturalmente o resultado de um homem que nasceu para jogar futebol: um homem com um talento especial para se relacionar com a bola, com o bailado próprio do futebol e com a técnica delicada, elegante e cortês da finalização.
A carreira de Ronaldo está cheia de instantes de pura classe, golos do mais fino recorte técnico. Estou a lembrar-me, por exemplo, do golo da época passada ao Manchester United: um tratado de velocidade, percepção do tempo e talento de finalização. Um golaço num remate de primeira.
E isso, meus caros, nenhum de nós seria capaz de adquirir nem que passasse uma eternidade no ginásio. Nem sequer se vivesse entre o relvado mais bonito e o melhor ginásio do mundo.
Mas lá está, no anonimato de um ecrã as pessoas são capazes de dizer as maiores barbaridades. Sobretudo quando são movidas a inveja e ciúme.
O talento de Ronaldo não nasceu em nenhum outro lado que não a barriga da Dona Dolores. Por isso não me venham com mentiras: com enormes e muito gordas mentiras."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!