Últimas indefectivações

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Estar, ou não, 'no ponto'

"Bruno Fernandes está - para grande equipa. Quanto a mim, João Félix não está. E temo grande erro na opção por Madrid. Fabuloso para o Benfica!

Foi a mais latejante dúvida: João Félix e Bruno Fernandes ficam, ou não?; e, saindo, por que valor financeiro? A primeira certeza (factual) de saída veio de onde eu menos esperava... (jogador e clube contratante). E por verba que sempre considerei absolutamente irrealista!!!
Convicção de rápida partida mantenho quanto ao estupendo médio todo-o-terreno que levou o Sporting ao colo em toda a temporada. Idêntica garantia não dava ao tão talentoso avançado que soube aproveitar o magnífico trampolim da súbita revolução Bruno Lage.
Bruno Fernandes sairá já de Portugal, por amplos e fortíssimos motivos. Desde logo: Sporting tem híper necessidade de grande encaixe financeiro. Em simultâneo: a juventude de Bruno (24 anos em Setembro) já possui firme maturidade, consolidada nos anos em Itália, nas Selecções sub-20 (logo capitão) e nas 2 muito atribuladas épocas sportinguistas (JJ, quando deixou Alvalade, vincou ver nele o próximo capitão - e foi, por se tratar de inato líder!).
Bruno, excelente técnica e tacticamente, na visão de jogo e no invulgar, para um médio, poder de remate, senhor de já provada solidez competitiva, mentalmente muito forte, atleticamente pujante, está no ponto para grande equipa. Em Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha. Por quanto? Creio que justifica à volta de 70 milhões; mas tem a palavra o mercado...
João Félix, quanto a mim, não está no ponto - com apenas 19 anos e tão-só meia dúzia de meses na Liga... portuguesa. Se eu estiver errado (oxalá!), este miúdo medirá meças com projecção de Futre, Figo, Ronaldo, em idêntica idade. Talento às carradas (!) possui; a par de inevitável imaturidade. Muitíssimo para crescer. Sobretudo em consistência competitiva - e poder muscular... -, até ao topo de craque entre craques que o seu tremendo potencial tanto promete. Precipitada ânsia de queimar etapas igual a alto risco de estagnação, ameaça de retrocesso.
OK, o Benfica propôs-lhe €3 milhões/ano e o Atlético de Madrid irá pagar-lhe o dobro! Essa substancial diferença - mas já seria gigantesco salto... - é assim tão importante, aos 19 anos, para recusa de maturar mais uma época? João Félix e os seus conselheiros desligaram do sucedido com, por exemplo, Renato Sanches (Bayern), André Silva (Milan) e João Mário (Inter). Fabuloso negócio faz o Benfica.
Quiça pior: João vai para o estilo de futebol que marca Simeone. Não vai para o futebol de Guardiola, que também terá apontado à sua aquisição. Sim, o menino à sua aquisição. Sim, o menino necessitaria de tempo até se impor no City que abarrota de craques; o extraordinário Bernardo Silva, mesmo já com tarimba de campeão francês no Mónaco, precisou de um ano para ser firme titular. Mas seria estilo de futebol muitíssimo mais ao jeito do perfil técnico de João Félix. Quanto a mim, errada opção por Atlético estruturado com base em altíssima intensidade de poder atlético na sistemática busca de corpo a corpo (por isso os tecnicistas Gaitán e Gelson ali tão mal se deram).
Acresce a brutal exigência (adeptos, jornalistas, quiça também balneário...) que vai cair sobre miúdo de 19 anos, vindo de... Portugal e por galácticos 120 milhões - dos quais este clube nunca sequer se aproximara! Isto quando o gigante Real Madrid, em tudo por tudo para se redimir no monumental fracasso pós-CR7, acaba de pagar 100 milhões por Hazard, avançado há muito de topo mundial!

Os Melhores da Época
Em cheio o fecho do ano futebolístico lusitano: meia-final e final levaram Portugal à conquista da Liga das Nações (dos 23 conquistadores, só 7 no nosso campeonato - ainda...). Eis o meu balanço:
Treinador do ano: Bruno Lage (fulgurante obra ressuscitar Benfica liquidado no início de Janeiro!)
Melhor onze: Casillas; André Almeida, Rúben Dias, Éder Militão, Alex Telles; Pizzi, Herrera, Bruno Fernandes; Marega, Seferovic, Rafa.
Segundo onze (em 3-4-3, por ausência de outro defesa direito convincente): Odysseas; (ou Renan); Felipe, Coates, Mathieu; Corona, Danilo, Samaris, Grimaldo; João Félix, Soares, Acuña.
Outros destaques: Tiago Silva (Feirense) e Chiquinho (Moreirense), médios ofensivos que merecerem equipas de superior craveira; meninos Ferro e Florentino (Benfica); nada menos de 5 guarda-redes: Léo Jardim (Rio Ave), Tiago Sá (SC Braga), Cláudio Ramos (Tondela), Helton Leite (Boavista), Muriel (Belenenses); defesa esquerdo Sequeira (SC Braga), o qual, aos 28 anos, deve ter entrado na lista de Fernando Santos; extremo Tabata, 22 anos (Portimonense); avançados Kikas, 21 anos (Belenenses) e Cádiz (V. Setúbal). E não me esqueço o que Gabriel dimensionou no Benfica de Lage até se lesionar...
Óbvio: opiniões..."

Santos Neves, in A Bola

2 comentários:

  1. ...santos neves:tens remédio para essa azia!!!DÁ UM TIRO ENTRE OS OLHOS!!!(Afonso

    ResponderEliminar
  2. Penso que o Santos Neves até é um dos "nossos", mas as directrizes editoriais "obrigaram-no" a fazer dois 11s com cerca de 1/3 de jogadores nossos.

    Se tendo o Benfica sido campeão com um empate em 4 jogos frente aos outros dois, e com cerca de 10 pontos de avanço sobre o Sporting, temos "tantos" jogadores nos melhores 22, se tivéssemos sido 2º ou 3º até o Braga teria mais jogadores que nós nos melhores 22.

    Se em termos desportivos a aliança do Altis não correu pelo melhor, em termos de "domesticação" da CS não poderia estar a correr melhor.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!