Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de maio de 2019

O 'novo Benfica' só tem quatro meses...

"O caminho é por aqui, construído de avanços e recuos, de vitórias e derrotas, de alegrias e desilusões: o caminho que Vieira sempre procurou

Se as botas de Seferovic fossem um pouco mais jeitosas a tratar a bola, teriam transformado em golo uma das duas oportunidades que João Félix lhe ofereceu nos primeiros dez minutos e talvez a história do jogo com o Portimonense fosse contada de outra forma, sem a severidade do costume em relação às exibições da águia, na linha de uma tendência promovida ao longo da época por indisfarçável campanha anti-benfiquista e que, sem pingo de pudor, se acentua à medida que se aproxima a linha de meta, agora à distância de uma vitória e de um empate.
Depois do chinfrim gerado na jornada anterior, a deste fim de semana foi bem menos ruidosa, percebe-se porquê. Na frente, continua tudo na mesma parecendo inevitável que o próximo campeão apenas será encontrado depois de conhecidos os resultados da derradeira ronda, embora haja elementos concretos que permitam uma análise mais cuidada sobre a bolsa de valores. Destaco quatro.
Quem, a duas jornadas do termo do Campeonato, marcou mais 28 golos do que o segundo, mais 26 do que o terceiro e mais 44 do que o quarto, merece a ser campeão.
Quem, já no consulado de Lage, ganhou em Alvalade, no Dragão e em Braga, apontando dez golos nos três jogos, merece ser campeão.
Quem, nos confrontos directos com o outro principal candidato, apresenta duas vitórias contras duas derrotas (seis-zero em pontos), merece ser campeão.
Quem, desde que Lage é o treinador principal, nos sete jogos realizados fora para a Liga regista uma média fantástica de golos marcados superior a três, é porque merece ser campeão.
Cingi-me ao que é factual. No entanto, entre o merecer e o ser sei que há um passo que é preciso dar. Passo esse que, nesta altura, o Benfica, como líder da classificação e se quiser continuar a sê-lo, deve dar com concentração e competência. Sem mais nada.

Até lá, à jornada 34, o novo Benfica, com quatro meses de idade e em crescimento acelerado, sem tempo para acudir às dores dos mais jovens, avança destemido os limites do risco, na prossecução de uma filosofia de jogo já muito notada e não menos apreciada, que privilegia a festa do golo e se diverte com o espectáculo que a beleza do seu futebol proporciona.
Talvez seja uma corajosa recuperação dos épicos anos 60 e da geração de excelência que esteve na génese dos famosos quinze minutos à Benfica, com uma diferença, porém: no tempo dos campeões europeus se uma pessoa se atrasava na chegada ao estádio, provavelmente, perdia um, dois ou três golos encarnados, enquanto, agora, o foguetório dá a ideia de ficar guardado para as segundas partes. No essencial, o efeito é idêntico, mas os adeptos sofrem muito mais...
Há pouco mais de um mês escrevi neste espaço que o Benfica tinha, finalmente, encontrado o seu caminho, quando Luís Filipe Vieira tomou uma das suas decisões mais importantes, ao libertar o clube dos fantasmas do passado e escolher um treinador verdadeiramente sintonizado com o projecto de formação.
O caminho, sim, é por aqui, construído de avanços e recuos, de vitórias e derrotas, de alegrias e desilusões, mas é por aqui: o caminho que Vieira sempre procurou.
(...)"

Fernando Guerra, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!