Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de abril de 2019

Maré Vermelha

"Mais uma final ganha, mais uma etapa cumprida, mais um passo a aproximar-nos da Reconquista! A vitória frente ao Marítimo teve o brilho das grandes noites: exibição de gala, chuva de golos e uma sintonia perfeita entre o relvado e os mais de 52 mil que estiveram nas bancadas (numa 2.ª feira à noite). Jogo perfeito!
Os números da produção ofensiva do Benfica em 2018/19 estão a atingir um patamar raro. É preciso recuar mais de 50 anos (!) para se encontrar uma temporada em que o Benfica tenha ultrapassado os 124 golos que já leva actualmente. Nessa altura, em 1964/65, a equipa de Elek Schwartz completou a época com 157 golos. Era o tempo do Rei Eusébio e de príncipes como Mário Coluna, José Augusto, José Torres e António Simões.
Daí para cá, o melhor registo foi em 2009/10 (estreia de Jorge Jesus), que terminou com os mesmos 124 golos que o Benfica já soma neste momento, mas tendo ainda 4 jornadas por realizar. Se contarmos apenas os jogos do campeonato, os números actuais são igualmente extraordinários: 87 golos já apontados! No novo milénio, apenas por uma vez se fez melhor – 88 em 2015/16, a primeira temporada com Rui Vitória.
Neste caso, para encontrar um número mais alto é preciso recuar a 1975/76, quando o Benfica, então treinado por Mário Wilson, terminou a prova com 94 golos. Três anos antes (1972/73), com Jimmy Hagan, foi a última vez que se ultrapassou a centena de golos: 101.
O registo ofensivo desde a chegada de Bruno Lage (16.ª jornada, a 6 de Janeiro) está ao nível do melhor que o Benfica tem na sua história: 56 golos em 15 jogos, o que dá uma média de 3,73 por jogo. O valor mais alto no futebol europeu em 2019.
Um percurso fantástico com o actual treinador (15 jogos, 14 vitórias e 1 empate), mas que ainda não garante aquilo que é o mais importante. Sabemos que estamos a 4 finais do objectivo e que só lá chegaremos se continuarmos a mostrar a competência e a qualidade que nos trouxeram até aqui.
O jogo de Braga, no próximo domingo, exige o mesmo Benfica que tivemos no Dragão, em Alvalade, em Guimarães, em Moreira de Cónegos, na Vila das Aves, nos Açores ou em Santa Maria da Feira: comprometido, alegre, rigoroso, forte e determinado!
A onda vermelha estará no Minho e será fundamental para esta penúltima final fora do Estádio da Luz. Faltam 360 minutos!

PS: A afirmação internacional do Benfica continua a fazer-se ao mais alto nível. É hoje oficializada, no Museu Cosme Damião, a constituição da ISMA (Associação Internacional dos Museus Desportivos), com o Presidente Luís Filipe Vieira a marcar presença na cerimónia e a receber os representantes de alguns dos mais importantes clubes mundiais. O dia fica ainda marcado, a outro nível, pelo encontro anual com os parceiros comerciais do Benfica, num convívio que anima o dia no Caixa Futebol Campus. Um sinal claro – mais um – da vitalidade do clube."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!