"Dois talentosos avançados franceses, ambos estrelas em Madrid. Terminarão aqui as semelhanças entre Antoine Griezmann e Karim Benzema.
Nesta edição comparamos o novo documentário sobre a estrela do Atlético de Madrid e da selecção francesa, lançado pela Netflix há cerca de um mês, e comparámo-lo a outro, também disponível na mesma plataforma, sobre Benzema, proscrito dos Bleus, mas principal figura do Real nesta época pós Ronaldo – bem a propósito, o 9 merengue apontou o único hat-trick desta época no passado domingo no 3-0 ao Athletic Bilbao.
Tal como as personalidades de «Grizou» e Karim, estes docs sobre os dois craques do futebol francês têm diferenças bem vincadas.
Antoine Griezmann – The Making of a Legend tem uma narrativa inspiradora e simplista, enquanto Le K Benzema mergulha nas controvérsias de uma personalidade que em França desperta amores e ódios.
Vale a pena ver e comparar a história do menino querido com a do mal-amado do futebol francês.
Antoine Griezmann – The Making of a Legend
Género: documentário
Realização: Amal Doghmi
País: França
Duração: 60 minutos
O rapaz loirinho da Borgonha não nasceu em berço de ouro, mas tornou-se numa espécie de menino bonito do futebol francês.
A história de Griezmann tem um lado de superação: nascido numa família humilde e visto como demasiado franzino, foi recusado por vários clubes até emigrar na adolescência para o País Basco, onde, sozinho e longe da família tardou a afirmar-se nos escalões jovens da Real Sociedad.
Seria já como profissional no Atlético de Madrid que Antoine, filho pródigo da pequena cidade de Mâcon, viria a tornar-se numa estrela do futebol mundial, destacando-se também como uma das grandes figuras da seleção francesa que viria a sagrar-se campeã do mundo em 2018 e vice-campeã europeia em 2016 – naquele título perdido em casa contra Portugal.
Sem ter o físico de um superatleta, Antoine tem a fisionomia de um rapaz comum, mas talento de sobra.
Para lá disso, é extrovertido, bem-humorado, diverte-se com a alegria contagiante de uma criança a cada celebração de golo. Tornou-se numa personagem familiar, apodada carinhosamente de «Grizou», num alvo apetecível em termos publicitários, sendo óbvio apontá-lo como um dos símbolos da reconciliação do público francês com a sua selecção.
Le K Benzema
Género: documentário
Realização: Florent Bodin e Damien Piscarel
País: França
Duração: 120 minutos
Em determinada medida, Benzema é a antítese de «Grizou». Se um une, outro divide o público francês. Se um é o «garoto propaganda» dos Bleus, outro foi condenado ao ostracismo na selecção gaulesa… Em comparação com Antoine Griezmann – The Making of a Legend, Le K Benzema tem o dobro da duração e também o dobro da densidade em termos de argumento.
Karim, rapaz de ascendência argelina que cresceu num bairro de Bronn, na periferia de Lyon, tem uma personalidade forte e não é avesso a polémicas.
Este filme, mostra esse lado controverso, abordando por exemplo o escândalo sexual que envolveu uma alegada chantagem ao seu companheiro de selecção Valbuena – caso em que Karim acabou absolvido –, que levou à sua exclusão até hoje da selecção francesa.
Benzema, um dos maiores goleadores do futebol mundial (que representa o Real Madrid pela 10.ª época), aparece como alguém que não nega as origens e que está disposto a vincar a sua posição, seja na defesa de algumas amizades perigosas que tem desde a adolescência, seja na recusa em murmurar o hino francês, apesar de ser aconselhado a tal para evitar a pressão mediática.
Cristiano Ronaldo, Florentino Pérez ou Zinedine Zidane, tido como confidente e amigo de Karim, prestam o seu depoimento neste documentário, em que o seleccionador francês Deschamps e também o ex-primeiro-ministro francês surgem como vilões no caso da exclusão de Benzema da selecção."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!