Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Alterações à lei

"O International Board tem sabido acompanhar os novos tempos

O Mundial terminou e a atenção passará a estar, novamente, no início das competições nacionais, agora em plena pré-época. O habitualmente conservador International Board, responsável pelas alterações às regras do futebol, tem sabido acompanhar os novos tempos, introduzindo nos últimos anos significativas alterações às leis de jogo.
Uma das mudanças para 2018/19 terá sido pensada na dentada memorável que Suárez deu em Chiellini (em pleno Mundial do Brasil, repetida aí pela terceira vez na sua carreira): a partir de agora, mordidelas são punidas com pontapé livre directo (ou pontapé de penálti, se cometidas no interior da área defensiva).
Grosso modo, são catorze as novidades previstas nas novas leis. A lista tem alguns pontos interessantes e que já se aplicaram na Rússia, como o da 4.ª substituição no prolongamento (vista algumas vezes na prova) ou das substituições ilimitadas, mas estas apenas em jogos ou torneios das categorias de formação.
A utilização de equipamentos electrónicos na área técnica para fins específicos (por exemplo, para o contacto dos treinadores com seus observadores técnicos) passa também a ser permitida, embora com directrizes específicas. O mesmo acontece com o conjunto de procedimentos aprovado quanto à integração do árbitro do vídeo (VAR).
Nesta matéria, foi ainda legislada a regra que se refere à distância que os jogadores devem respeitar: durante a revisão de uma jogava, qualquer atleta/técnico que se aproxime com o objectivo de fazer pressão no sentido de obter determinada decisão, será advertido (cartão amarelo) e pode até mesmo ser expulso de jogo.
De uma forma geral e sem prejuízo de voltarmos, mais tarde, a este assunto, anote alguma das novidades para a época que agora inicia:
- Quarta substituição durante o prolongamento;
- Permitido o uso de electrónica na área técnica para auxiliar o treinador nas questões tácticas e aumentar a segurança dos jogadores, ou seja, verificar se as condições físicas estão adequadas a partir de medidores usados pelos atletas;
- Se um jogador sair para corrigir o seu equipamento e voltar sem autorização do árbitro, interferindo na partida, será punido com pontapé livre directo ou pontapé de penálti (se for dentro da sua área);
- Videoárbitro (VAR) já não está em fase de testes. Passou a ser oficial. O uso da tecnologia já está incorporada nas regras;
- Algumas situações de cartão vermelho podem ser revistas mesmo após o reinício da partida;
- Árbitros não podem carregar câmaras em campo;
- Jogador que entrar na área de revisão das jogadas, junto ao relvado, é advertido;
- Jogador que entrar na cabine em que o árbitro analisa as imagens será expulso;
- Paragem para hidratação não pode exceder 1 minuto;
- Tempo gasto para hidratação e nas alterações das decisões, após indicação do VAR, devem ser contabilizados no fim da partida;
- No fora de jogo, o que conta é o momento em que o jogador que faz o passe dá o primeiro toque na bola. Aquele em que acontece o primeiro contacto. Não o momento em que a bola sai do seu pé, não o fim do movimento. Com a linha tecnológica, esta questão pode ser determinante para aferir a legalidade das jogadas, visto que podem passar vários frames entre o primeiro e último momento do passe.
- Mordida foi, oficialmente, incluída como falta passível de pontapé livre directo ou penálti."

Duarte Gomes, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!