Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Jorge Jesus merecia mais do que a Arábia

"Jorge Jesus merecia mais. É um facto. O treinador que se prepara para assumir o comando técnico do Al Hilal na próxima temporada está num patamar em muito superior do que a Arábia Saudita. E sim, no momento em que este texto está a ser escrito sabe-se a possibilidade da quantia monetária que o timoneiro português vai ganhar na nova aventura. Jesus vai ficar de bolsos (ainda mais) cheios, mas a verdade é que a sua ida para as arábias resulta numa grande perda para o futebol português. Ainda assim, esta deverá ser uma experiência de curta duração, pois um técnico com a ‘fome’ de competitividade de Jesus cedo irá perceber que não a encontra tão abundante no campeonato saudita.  
A saída de Jesus do comando técnico era um dado já adquirido, não apenas por tudo o que se tem vindo a passar recentemente na conjuntura do universo leonino, mas também ficou nítida aquando do regresso de Augusto Inácio. Três temporadas depois, o registo de Jesus em Alvalade no que diz respeito a títulos não é nada abundante, aliás, é de apenas uma Taça da Liga (conquistada já nesta época) e de uma Supertaça Cândido de Oliveira (primeiro troféu que disputou desde que trocou o Benfica pelo rival da Segunda Circular). Não obstante, ninguém tira a Jesus o mérito de ser o homem do leme numa fase em que o Sporting voltou a conseguir ser candidato de peso na luta pelo título e não deixar somente a verdadeira luta para os dois rivais.
Há um antes e um depois de Jesus no futebol português. Ninguém pode negar isso. Foram variadíssimas as evoluções tácticas que o treinador de 63 anos trouxe para o desporto rei nacional, mas foi sempre o seu carisma que não deixou ninguém indiferente, principalmente desde que assumiu o comando técnico do Benfica em 2009/10. Entre conferências de imprensa para rir e chorar por mais, danças e polémicas com treinadores adversários nos bancos de suplentes, gaffes na língua portuguesa, tentativas de incursão pelo castelhano ou somente pela forma como entende e percebe o futebol, Jesus merecia mais. Há aqui uma grande questão: com o currículo que tem, porque é que nenhum clube europeu de dimensões elevadas foi contratar Jesus? E atenção, porque não se fala de um Real Madrid, FC Barcelona, Paris Saint-Germain, Manchester City, claro… mas, existem por aí muitas outras equipas de topo que poderiam em muito melhorar que o treinador português.
Não é que a parte financeira fosse muito importante para um clube com nível na Europa do futebol assegurar Jesus, mas a imagem do treinador tem sido desgastada aos poucos e poucos ao longo dos últimos anos, muito por culpa do comportamento e atitudes que revelou por vezes, em certos momentos. E é raro um clube do topo da montanha desportiva que nos dias que correm não dá enorme importância ao capítulo da imagem na hora de contratar. Ainda assim, engane-se quem pense que a história de Jorge Jesus no futebol europeu e, até mesmo, no português está terminada. Acredito, como um dado adquirido, que dentro em pouco tempo teremos Jesus de regresso à Primeira Liga… agora resta saber para onde será."

3 comentários:

  1. Merecia mais? 7M€ por um treinador que ganhou duas tacinhas de competições menores internas em 3 anos?

    O mundo está de pernas para o ar. Há muita gente que vê coisas no Jesus que ele não é, mas enfim.

    ResponderEliminar
  2. Se quisesse um clube de menor dimensão num campeonato bom se calhar conseguia outra visibilidade... Mas ganharia menos.

    ResponderEliminar
  3. "...dentro em pouco tempo teremos Jesus de regresso à Primeira Liga… agora resta saber para onde será"
    Nem é preciso ser bruxo para adivinhar que o mais tardar para o ano por esta altura estará a aquecer a "cadeira de sonho"

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!