Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Adeus, Catedral! Olá, Nova Catedral!


"Lado a lado, dois estádios coexistiram: um em demolição e outro em construção, numa enorme mudança de casa para os benfiquistas

Era 28 de Setembro de 2001 e uma esmagadora maioria votou 'sim' para a construção de um novo estádio, em Assembleia Geral Extraordinária. O prazo era curto: o novo Estádio do Sport Lisboa e Benfica teria de ficar concluído até 30 de Setembro de 2003, para poder ser um dos recintos do Euro 2004, a grande motivação desta empreitada. Não havia tempo a perder e, a 1 de Outubro, iniciaram-se a obras de demolição do antigo estádio.
Numa primeira fase, o complexo desportivo em torno do Estádio foi desaparecendo, para permitir a construção do novo recinto em simultâneo. Em Dezembro, chegou a vez de o antigo estádio de futebol começar a desaparecer, com a demolição do topo sul. Sem esta fatia, a nova obra teve espaço para crescer, pois a área de um sobrepunha-se à do outro. O antigo Estádio da Luz não era um lugar deserto e, enquanto isto acontecia, os departamentos e secções que se localizavam na zona demolida foram realocados noutras áreas do edifício.
Os meses seguintes foram amplamente documentados pela imprensa, pois era do interesse de todos os benfiquistas o avançar das obras. O ano de 2002 voou e, no emotivo dia 22 de Março de 2003, chegou a altura de os adeptos e de Lisboa se despedirem definitivamente da antiga Catedral, que fez parte da cidade por quase 50 anos. Era hora de se focar no futuro, que estava a crescer a olhos vistos.
Os arcos que coroam o Estádio e que viriam tornar-se a sua imagem de marca foram concluídos em junho. Dois meses depois, a paisagem estava radicalmente mudada: o antigo Estádio estrava já totalmente demolido e na fachada do novo Estádio da Luz era colocada a Águia de Metal. Feitos os últimos preparativos, chegou o grande dia. Passados cerca de dois anos desde o início desta história, foi inaugurada a atual Catedral, a 25 de Outubro de 2003. Seria o começo de uma nova fase da vida do Clube!
Saiba mais sobre os momentos inesquecíveis que se viveram desde a inauguração do Estádio da Luz na exposição temporária Chão Sagrado - 20 anos da Catedral, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!