Últimas indefectivações

sábado, 4 de abril de 2020

Benfica 3-0 Celtic. A eliminatória decidida por moeda ao ar que marcou a infância de Rui Águas

"Tenho na memória um jogo que vi no estádio da Luz, quando era miúdo, devia ter uns seis, sete anos. Eu ia muito ao futebol com o meu pai, ao estádio da Luz a maioria das vezes, e tínhamos o nosso lugar, que não era marcado, mas que era sempre na mesma zona.
Recordo-me muito desses tempos, também porque o meu pai já faleceu e essas coisas acabam por ganhar maior simbolismo.
O jogo foi um Benfica-Celtic para uma competição europeia que eu acredito que tivesse sido a Taça dos Campeões Europeus. Na primeira eliminatória o Benfica tinha perdido 3-0, em Glasgow, e depois fez um super jogo no estádio da luz, conseguindo empatar a eliminatória, ganhando também por 3-0. 
Na altura terá havido prolongamento, calculo eu, e a decisão, vejam bem, foi por moeda ao ar, que é algo que não deve ter acontecido durante muito tempo no futebol, mas que na altura fazia parte das regras.
Estádio cheio e às tantas há um falso alarme positivo. Ou seja, alguém achou, ouviu ou gritou que a moeda tinha pendido para o lado do Benfica e lançou-se a euforia generalizada. Barulho, festa, aplausos, risos. 
Só que, passado algum tempo, não sei quanto tempo demorou o engano, afinal soube-se que a coisa foi ao contrário e foi uma desilusão redobrada.
Então para um miúdo de seis ou sete anos, como eu, que amava futebol, foi algo que me marcou bastante.



Benfica 3-0 Celtic (26 de Novembro de 1969, Taça dos Campeões Europeus)
Benfica: José Henrique, Messias, Malta da Silva, Adolfo Calisto, Mário Coluna, António Simões, Jaime Graça, Toni, Eusébio (45' Vítor Martins), Raúl Águas (62' Diamantino Costa) e Artur Jorge. 
Celtic: John Fallon, Billy McNeill, Jim Brogan, Jim Craig, Tommy Gemmell, Jimmy Johnstone, Tom Callaghn (90' George Connelly), Bertie Auld (90' Harry Hood), Bobby Murdoch, William Wallace e Yogi Hughes.
Golos: 35' Eusébio, 40' Jaime Graça, 90' Diamantino Costa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!