Últimas indefectivações

sábado, 4 de abril de 2020

Reflexão

"Só a soma de vontades ajudará a chegar ao fim deste pesadelo do Covid-19 com menos vítimas e menos angústia

Numa época dominada por um só tema, este maldito Covid-19 que sequestrou o mundo com as suas incertezas, discute-se a possibilidade de se terminar os campeonatos fora do calendário habitual. Primeiro era Junho, depois era Julho e agora até Agosto é hipótese para salvaguardar os principais interesses comerciais e compromissos com os patrocinadores e demais interesses económicos que financiam as competições da actual época desportiva. Não tanto por ter de haver um campeão, muito mais por haver contratos por cumprir e interesses económicos e salvaguardar.
Nesta época de reflexões e muito tempo em casa sugiro para quem tem Netflix que veja a pequena série O Jogo Inglês. Trata da origem do futebol, da sua expansão como modalidade popular, da discussão entre o amadorismo e o profissionalismo. Impressionante como 150 anos depois os temas são muito parecidos e as motivações da paixão pelo jogo também. Numa série que retrata a sociedade inglesa da segunda metade do Séc. XIX, onde as verdades não são absolutas e as questões fazem sentido, ainda hoje fica uma interessante reflexão sobre a origens (e actualidade) do futebol. Muito mais do que uma disputa entre o aristocrata Kinnaird e o proletário Suter, muito mais do que um jogo entre os Old Etonians e o Newcastle, muito mais do que um jogo, é a essência do jogo, é a génese da paixão pelo futebol que está bem retratada na série. Arrepiantemente actual.
Neste período onde não faltam exemplos de ajuda e altruísmo, onde a sociedade também tem mostrado o melhor que tem na capacidade de se entregar ao bem comum, sublinho a generosa contribuição do Benfica (como outras), primeiro com uma avultada soma financeira, depois com a doação de alimentos aos sem abrigo e agora com o contributo dado para aquisição de material e equipamento de protecção médica. A doação dos profissionais do Benfica permitiu comprar mais de 50 mil máscaras, 540 mil luvas, 750 óculos de protecção, 750 fatos térmicos e 20 termómetros infravermelhos. É a utilidade, a generosidade e o testemunho numa altura onde só a soma de vontades ajudará a chegar ao fim deste pesadelo com menos vítimas menos angústia. Uma atitude à Benfica."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!