Últimas indefectivações

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O calvário por que Jesus não esperava

"Daqui a duas jornadas o Sporting joga a época no Dragão. De lá sairá a saber qual o patamar a que ainda pode ascender. Uma verdadeira final...

Será manifestamente exagerado o adeus ao título proclamado por Jorge Jesus depois do jogo do Funchal no passado sábado? É bom lembrar que ainda estão 54 pontos em disputa e é normalmente pouco avisado, no futebol, usar a palavra nunca. Porém, com menos dez pontos do que aqueles que somara na temporada passada (e menos quatro que Marco Silva e menos três que Leonardo Jardim) o trilho que Jesus vai percorrer é deveras exigente e não permite qualquer escorregadela. O que nos remete, quase de imediato, para a transcendente importância do próximo FC Porto - Sporting, da 20.º jornada. Aí, nesse palco, o Sporting vai ter de jogar as fichas todas, não só ainda de olhos postos na possibilidade do título mas, de forma mais directa e evidente, para poder lutar pelo acesso directo à Liga dos Campeões. Esse clássico, para os leões, assume, assim, uma tripla leitura: vencer pode fazer sonhar com o primeiro prémio; ao mesmo tempo manterá a equipa na senda do segundo; e não criará ilusões desmedidas a SC Braga e V. Guimarães quanto a alguma ultrapassagem (que hoje, a 54 pontos do fim do campeonato, se verifica...) que não ficaria bem no currículo verde-e-branco.
Ao mesmo tempo que se fazem estas contas a pontos ganhos dentro das quatro linhas e respectivos cenários, outras vão surgindo, inevitáveis, de carácter eleitoral.
O Sporting vai a votos no próximo dia 4 de Março e até 2 de Fevereiro subsiste a possibilidade de aparecimento de mais uma ou outra lista concorrente, que se soma (ou somam) às de Bruno de Carvalho e Madeira Rodrigues. Conhecendo o espectro eleitoral do Sporting, não deixará de ser curioso, caso mais alguém venha a jogo, procurar perceber a que eleitorado irá lançar a rede. Creio que esta semana será decisiva para fechar essas contas...
No entanto, Bruno de Carvalho parte com vantagem e só mesmo um cataclismo desportivo poderá afastá-lo de mais quatro anos.
PS - Morreu Alberto da Ponte, um gestor que sempre acreditou no futebol como veículo de excelência para a difusão das marcas. Nas várias empresas por onde passou teve sempre esta visão, que abriu perspectivas e horizontes a muitos outros empresários. Nesta hora triste de despedida precoce, o futebol português deve manifestar-lhe gratidão.

Para quem quiser saber um pouco mais de futebol...
«Gostei muito dos festejos, mais do que do golo até. Os colegas sentiram que o Rafa já merecia...»
Rui Vitória, treinador do Benfica
Quando se diz que um bom balneário é essencial para haver uma equipa vencedora, muitos adeptos poderão pensar que se trata apenas de um lugar comum sem importância. Mas não é. A forma como a equipa do Benfica celebrou os golos de André Almeida (Leixões) e Rafa (Tondela) revela um grupo unido e solidário. Chega para ganhar o campeonato? Não. Mas ajuda muito.

ÁS
Leonardo Jardim
Cumpridas 21 das 38 jornadas da Liga francesa o Mónaco de Leonardo Jardim lidera a classificação, com mais dois pontos que o Nice e três que o PSG. A equipa do Principado, a mais concretizadora dos campeonatos europeus de top, é produto de um trabalho coerente e consequente de um grande treinador português!

ÀS
José Couceiro
O Vitória de Setúbal, que ontem venceu no Restelo, ocupa uma posição tranquila na tabela classificativa e vai disputar a final four da Taça da Liga. Trata-se de um pecúlio bem positivo para o clube com menor orçamento na I Liga e revela o trabalho competente que está a ser levada a cabo por José Couceiro na cidade do Sado.

DUQUE
Bruno de Carvalho
Terá sido inteligente a ideia de convidar o treinador do Sporting para a Comissão de Honra, colocando-o entre a espada e a parede, numa altura em que os resultados desportivos estão longe de ser os melhores? Não creio. Nada acrescenta a Bruno de Carvalho e vai contra uma separação de poderes que me parece necessária.

Honra ao mérito
Muitos e difíceis de combinar são os ingredientes que levam ao sucesso de um clube. E como se vê se os clubes estão na senda certa? É preciso olhar para além da espuma dos resultados e ir à procura do único aferidor correcto nesta matéria: a adesão dos adeptos. Ora, o que Carlos Pereira, presidente do Marítimo, está a conseguir, merece aplauso. Porque foi capaz de ter a sabedoria de nunca se deixar levar pelo canto da sereia, recusando entrar em loucuras para formar a equipa de futebol, e teve a persistência necessárias para levar por diante a obra do Estádio dos Barreiros. É por isso que vê hoje o seu Marítimo devolvido à condição de indisputado rei do desporto na Pérola do Atlântico.

Rooney 'forever' na história dos 'red devils'
Dois coelhos de uma cajadada. Com um remate soberbo quase fora de horas, Wayne Rooney salvou José Mourinho de uma derrota que parecia certa no estádio do Stoke City e tornou-se o melhor marcador da história do Manchester United, ultrapassado 'sir' Bobby Charlton. Para a eternidade."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!