Últimas indefectivações

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Os 'royalties' de Eusébio

"A nossa diferença de idades é de pouco mais de seis anos. Por isso, tive o privilégio de, na adolescência, ter sempre visto jogar Eusébio. Faz, assim, parte do meu reduto memorial. Daquele que a erosão do tempo não apaga, antes selecciona.

Já tudo foi dito e escrito sobre Eusébio. Aos 70 anos, continua a ser um ídolo e uma referência. Porque a etiqueta da idade só se aplica às pessoas vulgares. Por vezes, imagino um Eusébio a jogar no século XXI. Não que o verdadeiro Eusébio tivesse sido jogador no tempo errado, mas para sublinhar a intemporalidade da sua magia e a universalidade do seu talento.

O Benfica tinha 37 anos quando Eusébio nasceu em Moçambique e 57 anos quando se estreou no clube. Não é possível calcular quantos benfiquistas (ou simplesmente amantes do futebol) há hoje por causa dele. Mas, certamente, muitos... Eusébio, porque 'rei' com direitos de autor e de patente indeléveis, deveria ter direito a 'royalties' por tal contributo que perdura para além de qualquer idade.

«Conta a tua idade pelo número de amigos e não pelo número de anos» disse um outro ídolo do seu tempo de jogador, o Beatle John Lennon. Eis uma boa síntese da riqueza do genial Eusébio. Os seus verdadeiros, imateriais e compensadores 'royalties'!"


Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!