Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O centro do poder regressa à FPF

"As eleições para a FPF que passou a contar com a arbitragem do futebol profissional, estão na ordem do dia. E ainda faltam 90 dias...


Dentro de três meses realizam-se eleições para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Durante os anos em que a Liga de Clubes foi morada da Disciplina e Arbitragem do futebol profissional (especialmente esta última porque o Conselho de Justiça, órgão de recurso da Comissão Disciplina da Liga, manteve-se na FPF) as eleições federativas tiveram um interesse que não se compara com aquele que agora se vê.

Posto isto, nos próximos 90 dias vamos assistir a uma permanente contagem de espingardas entre os delegados dos vários sócios federativos, com capacidade de voto na AG eleitoral da FPF.

Sabendo-se como são volúveis as convicções nesta área, há muito a esperar, no campo da análise, deste longo período pré-eleitoral, em que a famosa frase de Pimenta Machado, «no futebol, o que hoje é verdade amanhã é mentira», vai ser amiúde utilizada...

Mas vamos a factos: no terreno, além de António Sequeira, que não congrega apoios significativos, está já Filipe Soares Franco, que teve na apresentação da sua candidatura, entre outros, os presidentes das Associações de Lisboa, Braga e Coimbra. Uma vez que Soares Franco é um homem responsável e experiente, não é crível que tenha colocado o seu nome numa corrida deste calibre sem ter garantido apoios de peso. Logo, se não for traído, usado e deitado fora é candidato a levar em conta.

Mas há também Fernando Gomes, presidente da Liga, proposto pelos clubes da Liga Orangina e elogiado pela generalidade dos emblemas, que recebeu ontem o apoio expresso de Hermínio Loureiro, o homem que o Sporting gostava de ver na FPF e que não se coloca fora da liça, caso Gomes não avance. Um ou outro, quiçá os dois na mesma lista, são nomes incontornáveis neste momento de arranque.

Outra figura, que durante muitos meses andou nas bocas do Mundo e chegou a manifestar, ainda há pouco tempo, disponibilidade para uma candidatura, perdeu, ao longo da semana que passou, o melhor timing para apresentar armas e argumentos. Fernando Seara. Ainda falta muito tempo, é verdade, mas o presidente da Câmara de Sintra deixou-se antecipar e isso pode vir a sair-lhe caro.

E há a posição de Pinto da Costa, que deve ser analisada com cuidado, uma vez que é produto da sabedoria dos anciões: «políticos não», diz (como se isso alguma vez tivesse sido razão para ele apoiar ou deixar de apoiar...); porquê? Aliás, quem era presidente da Liga antes de Hermínio? E quantos Dragões de Ouro ou Prata não deu já a tantos políticos?

Mas, justiça lhe seja feita, PC nunca ligou muito à coerência. Melhor dizendo, a única coerência que se lhe conhece é defender o FC Porto... sem olhar a meios.

..."


José Manuel Delgado, in A Bola

1 comentário:

  1. È a mesma guerra suja sempre que o poder está em questão. Curioso, que durante um bom par de anos, ninguém ligou patavina à FPF, curioso ver agora tamanho interesse, é sintomático da sujeira que grassa no futebol, com a conivência do nosso governo e da noss justiça

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!